Gestão de riscos
Para o Coso ERM, a Gestão de Riscos consiste em:
Um processo conduzido pelo conselho de administração, diretoria e demais empregados, aplicado no estabelecimento de estratégias formuladas para identificar, em toda a organização, eventos em potencial capazes de afetá-la, e administrar os riscos de modo a mantê-los em nível compatível com o apetite a riscos definido e possibilitar garantia razoável do cumprimento dos seus objetivos.
É sabido que todas as organizações enfrentam incertezas em função de sua Missão e das estratégias propostas, as quais podem possibilitar a materialização de eventos de risco, prejudicando o alcance dos objetivos, e isso não é diferente no Ministério dos Transportes ( MT). De fato, existe o desafio de se determinar o nível de incerteza ao qual este Ministério está preparado para aceitar, na medida em que se empenha em ampliar e aperfeiçoar os serviços disponibilizados à sociedade, considerando a melhor alocação possível dos recursos públicos, que são cada vez mais escassos.
A gestão de riscos é um processo contínuo, que consiste no desenvolvimento de ações destinadas a identificar, analisar, avaliar, priorizar, tratar e monitorar riscos negativos ou positivos (oportunidades), capazes de afetar os objetivos, programas, projetos ou processos de trabalho nos níveis estratégico, tático e operacional.
A governança e a cultura institucional formam a base para a gestão de riscos. Assim, a governança define o tom, reforça a importância e estabelece as responsabilidades pela gestão de riscos. A cultura da instituição, por sua vez, refere-se aos valores éticos e aos comportamentos desejados. O desenvolvimento de ambiente ético, com a definição de papéis e responsabilidades, associado ao processo de gestão de riscos, é fundamental para a adequada avaliação, o direcionamento e o monitoramento da gestão, com vistas à condução eficiente das políticas públicas no MT.
A integração das práticas de gestão de riscos melhora o fluxo de informações para a tomada de decisão, seja em nível estratégico ou nas operações cotidianas. Além disso, ajuda a melhorar o desempenho do órgão, ao conectar estreitamente a estratégia e os objetivos propostos face aos riscos identificados.
Modelo de Gestão de Riscos do então MInfra
O modelo de gestão de riscos, inclusive os de integridade, no âmbito do então Minfra deve ser entendido como um mecanismo de governança (Decreto nº 9203/2017, art. 5, III) com o intuito de contribuir para o alinhamento dos objetivos propostos para cada processo relevante ao planejamento estratégico do MInfra, subsidiando e dando maior transparência à tomada de decisão, contribuindo para o aprimoramento dos processos e mitigando a ocorrência de desvios, por meio de uma gestão de riscos eficaz.
A estrutura de governança tem a finalidade de assessorar a alta administração na definição e implementação de diretrizes, políticas, normas e procedimentos para a adequada e tempestiva gestão dos riscos, inclusive os de integridade.
No então MInfra foram estabelecidos comitês técnicos e definidas responsabilidades para a adequada gestão dos riscos.
As instâncias de governança do Ministério, bem como os artefatos de padronização da gestão de riscos estão sendo revisados para se adequarem à nova estrutura organizacional dada pelo Decreto n° 11.360, de 1º de janeiro de 2023.
RECOMENDADOS PARA VOCÊ
A coordenação da operacionalização do processo de gestão de riscos no então MInfra estava a cargo da Assessoria Especial de Controle Interno (AECI), que também exercia o papel de Escritório de Gestão de Riscos (EGR).
Já foram aprovadas pelo Comitê Estratégico de Governança, instância máxima de governança do então MInfra, os seguintes instrumentos específicos para auxiliar na gestão de riscos:
MPP - Método de Priorização de Processos de Trabalho
Manual de Gestão de Riscos dos Processos de Trabalho
Declaração de Apetite a Riscos
Guia para Gestão de Riscos Estratégicos
Para documentar as informações relativas à gestão de riscos, cada órgão/unidade do MInfra utiliza o sistema Ágatha, software disponível no portal de software público (consulta em 05/01/2022).