Notícias
RODOVIAS
Ministério dos Transportes entrega revitalização de 128 quilômetros da BR-280/SC
Como parte das ações para modernizar a malha rodoviária federal, o Ministério dos Transportes entregou, nesta quarta-feira (17), a revitalização de 128 quilômetros da BR-280/SC, no Planalto Norte de Santa Catarina. Com investimento de R$ 275 milhões do Governo Federal, por meio do Novo PAC, a obra reforça a infraestrutura da região e melhora o escoamento da produção industrial catarinense.
Executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as intervenções incluíram a recuperação de pistas e acostamentos, implantação de sinalização horizontal, melhorias em acessos e no sistema de drenagem, além de serviços de conservação rotineira, como limpeza da pista, supressão de vegetação e recuperação de guarda-corpos de pontes.
Também foram implantadas interseções em pontos estratégicos: três em Mafra, nos trevos do Cemitério (km 186), do Butiá do Bráz (km 187) e da Bela Vista (km 190); e uma em Irineópolis, no Trevo do Susto (km 275). Além disso, foram construídas terceiras faixas em cinco trechos, entre os km 180 e km 195, proporcionando maior fluidez ao tráfego.
Para reduzir os impactos de enchentes, dois segmentos da rodovia receberam obras de elevação da pista, localizados nos km 268 e km 299.
Importância econômica
Segundo dados do IBGE, a produção industrial catarinense cresceu 5,3% nos últimos 12 meses, acima da média nacional (1,9%), com avanço em todos os 14 segmentos pesquisados. Entre os destaques estão produtos de metal (13,2%), máquinas e equipamentos (9,6%), aparelhos e materiais elétricos (7,7%) e produtos de madeira (5,5%).
Nesse contexto, a BR-280/SC desempenha papel estratégico como um dos principais corredores logísticos do estado, conectando o porto de São Francisco do Sul e a região Norte catarinense aos polos industriais do Noroeste, predominantes na produção metal-mecânica.
Com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes