Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em live no YouTube, especialistas destacam importância do PGR na prevenção de acidentes

Evento transmitido nessa terça-feira (9) pelo canal da ENIT no YouTube teve quase 8 mil visualizações
Publicado em 22/06/2020 10h38

Com quase 8 mil visualizações, a live da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Canpat) 2020 atingiu seu objetivo: esclarecer as dúvidas sobre o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), apresentar as ações da Inspeção do Trabalho durante a pandemia e a modernização da Inspeção do Trabalho no mundo.

Acesse aqui a live.

O evento faz parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho - CANPAT, promovida pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, órgão da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (Seprt-ME).

Coordenador-geral de Segurança e Saúde no Trabalho da Seprt-ME, Marcelo Naegele ressaltou a importância do tema para a Inspeção do Trabalho. “O PGR, que agora consta na NR 1, vem para melhorar a gestão dos riscos, fazer com que as empresas, em conjunto com seus trabalhadores, possam realizar este gerenciamento e cumprir o grande objetivo da Canpat: prevenir e evitar acidentes de trabalho”, afirmou Naegele.

Para o Auditor-Fiscal do Trabalho Rômulo Machado, eventos em forma de “lives” são uma nova forma de comunicação da Inspeção do Trabalho, com o poder de alcançar mais seus objetivos. Enfatizou que o PGR é uma importante ferramenta disponibilizada para a sociedade. “Que estas novas normas, estes novos marcos regulatórios possam estar contribuindo para a prevenção e redução dos acidentes de trabalho no país”, comentou.

Ações

Retomada em 2017, a Canpat neste ano tem como foco a modernização das Normas Regulamentadoras – NR. O coordenador nacional da campanha, José Almeida Júnior, destacou, ainda, as ações iniciadas durante o estado de calamidade pública, como a criação do gabinete nacional e de comitês regionais para a crise da covid-19, de ferramenta de autodiagnóstico e de canais para recebimento de denúncias.

“Esta pandemia vai passar e a gente espera ter um novo país, onde a gente consiga implantar a cultura de prevenção e ter um país mais justo”, afirmou Almeida.

Convidado especial do debate, o coordenador de cursos de Inspeção do Trabalho no Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fernando Fonseca, falou sobre o novo modelo de atuação da Inspeção do Trabalho no mundo, com normas bem estruturadas, claras, focadas em prioridades e metas, e principalmente, com foco na prevenção.