Notícias

Sine

Dia D de inclusão das pessoas com deficiência contará com dois eventos no dia 14 de outubro

Portal vai divulgar boas práticas de estados e municípios voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência
Publicado em 10/10/2021 19h41

O Ministério do Trabalho e Previdência realizará, na próxima quinta-feira (14) duas ações para o Dia D de inclusão das pessoas com deficiência, no âmbito da rede de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Haverá um evento técnico sobre a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e a disponibilização do Mapa Brasil de Ações para Pessoas com Deficiência no portal do ministério na internet.

O primeiro evento, às 14h30, será virtual, com tema - A garantia do direito ao trabalho das pessoas com deficiência: políticas públicas e perspectivas. O objetivo é apresentar à rede do SINE dados sobre a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e abordar as políticas públicas que promovem essa inserção. Haverá troca de experiências e ideias que possam ser replicadas pelos participantes, disseminando o conhecimento sobre a inserção da pessoa com deficiência e reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no mundo do trabalho.

Em seguida, será lançado o Mapa Brasil de Ações do SINE, que é uma iniciativa da Coordenação-Geral do SINE para conhecer e divulgar boas práticas de estados e municípios. Ao longo do mês de setembro, as unidades da rede SINE informaram as ações que têm desenvolvido para promoção da inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Foram cadastradas 22 ações e elas serão disponibilizadas para que a rede SINE, cidadãos e demais interessados possam conhecer e utilizar os serviços ofertados.

Além de descrever o tipo da ação desenvolvida (captação e divulgação de vagas, capacitação e orientação profissional, processo seletivo de trabalhadores e sensibilização de empregadores), foi possível informar se era um evento esporádico ou se a ação ocorria ao longo do ano, sendo apresentados os detalhes de cada ação.

Dia D - Entre os objetivos específicos do dia D estão: fortalecer as políticas de empregabilidade para as Pessoas com Deficiência, facilitar a aproximação entre trabalhadores com deficiência e as empresas e ampliar o número de trabalhadores com deficiência inseridos no mercado formal de trabalho.

 Programação Dia D

  • 14:30 – Abertura: Dirigente do Ministério do Trabalho e Previdência
  • 14:40 / 16:20 – Mesa Redonda
    • Maíra Bonna Lenzi – Diretoria de Pesquisa - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
    • Andrei Suarez Dillon Soares – Subsecretaria de Emprego – Ministério do Trabalho e Previdência
    • Priscilla Roberta Gaspar de Oliveira – Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
    • Maíza C. Vilela Hipólito – Universidade Estadual de Campinas
    • Boa Prática do SINE: Prefeitura Municipal de Goiânia
    • Moderador: Angelo Stracquadanio/SPPE-SEMP

 

  • 16:20 / 17:00 – Debate
  • 17:00 – Encerramento

 

Local: Plataforma Microsoft Teams

 

 

 

 

 

Trabalho, Emprego e Previdência