Notícias

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

Ministério realiza 3ª edição do Seminário Internacional de Previdência Complementar

Evento ocorre entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro e será gratuito e online
Publicado em 13/10/2021 08h14 Atualizado em 13/10/2021 10h36

O Ministério do Trabalho e Previdência, por meio da Subsecretaria do Regime de Previdência Complementar, realiza a 3ª edição do Seminário Internacional de Previdência Complementar. O evento terá duração de três dias – 30 de novembro a 2 de dezembro – e será gratuito e online. O acesso será pelos canais digitais da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), pela plataforma Zoom e pelo YouTube. O seminário contará com tradução simultânea em inglês e espanhol.

Esse evento é realizado a cada dois anos com o objetivo de debater a importância do Regime de Previdência Complementar (RPC) para a sustentabilidade do sistema previdenciário brasileiro, a partir de experiências nacionais e internacionais. A cada edição, são propostos temas que estejam em foco, tanto na área de previdência complementar quanto em outras relacionadas, que possam contribuir para o desenvolvimento do RPC no Brasil.

O público-alvo do evento são: dirigentes de entes governamentais dos poderes da União, DF, estados e municípios; pesquisadores e especialistas do mercado financeiro; acadêmicos; dirigentes e empregados das Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC) e de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC); conselheiros dos Órgão Colegiados; conselheiros das EAPC e das EFPC; participantes dos planos de benefícios; e público em geral interessado no tema.

Para quem deseja participar, as inscrições estarão abertas entre os dias 3 e 19 de novembro, por meio de link que será disponibilizado na página do Ministério do Trabalho e Previdência. A programação do evento já está disponível no site do Ministério.

Serão concedidos quatro pontos para o Programa de Educação Continuada (PEC) do Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS) para os participantes inscritos e que acompanharem o evento.

O PEC visa incentivar a qualificação continuada, promovendo aperfeiçoamento das competências necessárias para o exercício diretivo, gerencial e técnico das EFPC, essenciais no mercado de previdência complementar, sobretudo para aqueles que participam do processo decisório e necessitam de permanente qualificação para agirem dentro das melhores práticas e métodos administrativos.