Notícias

Atividade industrial da Coimpa demonstra diversidade de oportunidades da ZFM

Grupo empresarial atua com portfólio de produtos à base de metais para fins variados e atendem diferentes segmentos industriais.
Publicado em 16/10/2020 17h02 Atualizado em 16/10/2020 18h08

Processamento de metais foi um dos itens apresentados durante a visita (Foto: Márcio Gallo/Suframa)

Com um portfólio de produtos à base de metais utilizados para fabricação de fios, rebites, anodos, cristais e ligas em formas e especificações diversas, além da produção de sais e compostos químicos de metais para aplicações em diversos segmentos industriais, tais como eletroeletrônico, joalheiro, decoração, catalizadores químicos, automotivos e vidraçaria, a Coimpa Industrial, integrante do grupo belga Umicore, foi mais uma planta fabril escolhida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para receber uma visita técnica a fim de apresentar sua rotina industrial à alta gestão e técnicos da Autarquia.

A agenda ocorreu no dia 9 de outubro e contou com a participação de gestores da unidade Manaus, dentre eles o gerente financeiro e diretor residente, Moisés da Silva, e diretores sediados em São Paulo, que se reuniram por videoconferência com o superintendente Algacir Polsin e demais servidores da Suframa que integraram a comitiva da Autarquia.

Na ocasião, a empresa destacou a estrutura global da Umicore, que conta com 50 fábricas pelo mundo, além de 15 centros de tecnologia, ambos com representatividade no Brasil. Na Zona Franca de Manaus (ZFM), a Coimpa iniciou suas operações em 1973 e, desde então, passou por diversas transformações e atualizações para otimizar suas atividades no Polo Industrial de Manaus (PIM).

O grupo tem sua inserção empresarial como grupo global de tecnologia, atuante em áreas de catálise, energia, tecnologia de tratamento de superfícies e reciclagem de Metais. Recentemente, a empresa fez investimentos para instalação de novos laboratórios quimico-físicos que permitiram ampliar a produção de compostos metálicos de alto valor, além de investir em uma nova estação de tratamento de efluentes industriais, demonstrando sua preocupação com o meio ambiente.

"Temos uma grande preocupação com o ambiente que nos cerca e isso, é claro, envolve a sociedade local. Neste sentido, promovemos ações de apoio à comunidade vizinha à nossa planta fabril em Manaus e sociedade local. Recentemente, atuamos diretamente na doação de alimentos e equipamentos de proteção individual para o enfrentamento da Covid-19 neste momento de pandemia", afirmou Jeanete Portela, sócio-administrador da Umicore Brasil. "Com a futura implementação do nosso centro administrativo social, planejamos desenvolver um programa social de estímulo aos esportes para crianças da comunidade, como forma de integrá-los e evitar que sigam por caminhos indevidos, além de outras iniciativas com o mesmo foco", complementou.

O titular da Suframa afirmou ter visto na Coimpa uma linha industrial completamente diferenciada dentre as que já conheceu desde o início de sua gestão, o que evidencia a gama de oportunidades que a Zona Franca de Manaus oferece para a atração de investimentos diversificados. Além disso, ele destacou a importância desse retorno à sociedade promovido pela empresa, a partir de suas ações sociais. "Venho sempre destacando que são iniciativas como essas que compõem a origem deste modelo de desenvolvimento regional, e é gratificante identificar na Coimpa essa integração com a sociedade", disse Polsin.

Desafios
O gerente financeiro da empresa, Moisés da Silva, aproveitou a oportunidade para tratar de temas importantes para a Coimpa, tais como questões logísticas, novas tecnologias e as condições econômicas do País e da região. "Contamos com o apoio da Suframa, desde o início de nossas operações na Zona Franca de Manaus, para superar os desafios comuns à nossa atividade. Essa visita reforça nossa visão que essa parceria permanece, o que nos motiva a manter nossa atuação sempre comprometida com o desenvolvimento socioeconômico da região", pontuou.

Empresa, Indústria e Comércio