Pesquisa Covid 19

Juntos pela retomada econômica

O que é este projeto?



A pesquisa apresenta um levantamento de informações sobre a atual situação do setor produtivo no contexto da pandemia da Covid-19, seus desdobramentos para o conjunto da sociedade, bem como expectativas, demandas e desafios dessa crise na área de abrangência da Sudene(estados do Nordeste mais parte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo).

A pesquisa construiu indicadores sintéticos para avaliar o impacto da pandemia da Covid-19 em diferentes aspectos da vida da população. Esses indicadores abrangeram aspectos de renda, emprego, acesso a programas sociais, hábitos de consumo, saúde e educação.

 O objetivo deste trabalho é municiar a Sudene com informações estratégicas para que se construa uma maior compreensão do fenômeno e os desafios que estão postos para seu enfrentamento, no sentido do planejamento e articulação de políticas voltadas ao desenvolvimento includente e sustentável da região.


Metodologia 


Foram ouvidas 3080 pessoas, divididas em quatro grupos:

  • Grupo 1: representantes de entes governamentais e associações municipalistas da área de atuação da Sudene;
  • Grupo 2: instituições de categorias profissionais representantes das confederações e federações estaduais de agricultura, pecuária, da indústria, do comércio de bens, serviços e turismo, e do Sistema S da área de atuação da Sudene.
  • Grupo 3: setor Produtivo: produtores, empreendedores, formais e informais, e empresários;
  • Grupo 4: sociedade: população residente na área de atuação da Sudene.