Kit Pavimentação

Publicado em 27/08/2020 14h37 Atualizado em 28/08/2020 14h01

Estradas sem asfalto ou cheias de buraco são uma dor de cabeça: além do perigo, são obstáculos para a economia e para o bem-estar da população.

Mas pavimentar ou reformar não é tão fácil assim: a burocracia e os custos são muito altos.

O projeto de kit-pavimentação da Sudeco vem para ajudar a resolver esses dois problemas. Trata-se de uma mini-usina capaz de pavimentar novos trechos ou revitalizar os já existentes, permitindo que os próprios municípios efetuem esses serviços.

Isso gera uma grande economia de tempo e de recursos, pois as prefeituras não precisariam passar tantas vezes pelo longo e demorado processo licitatório e poderiam utilizar seus próprios funcionários para efetuar os reparos ou pavimentar novas estradas. Isso permite uma economia de 30 a 40%, já que só os custos indiretos (BDI) representam 25% do valor total para esse tipo de obra.

A importância da colaboração

O custo de aquisição de um kit-pavimentação pode ser alto, por isso é importante que as gestões municipais pensem a melhor forma de implementação do projeto.

Muitas vezes a união é a melhor solução. Municípios podem se juntar através de consórcios para adquirir o kit, diminuindo os custos para cada um dos envolvidos.