Ouvidoria

Publicado em 27/08/2020 22h23 Atualizado em 23/09/2020 15h50

A Ouvidoria é o local responsável por receber, analisar e responder aos elogios, solicitações, denúncias, reclamações ou sugestões sobre os serviços públicos. Ela é um espaço aberto para que a sociedade se manifeste, exigindo os seus direitos e contribuindo para a melhoria dos serviços e das políticas públicas. Por essa razão, ela também serve como um termômetro da satisfação dos cidadãos com as políticas públicas e com os serviços prestados: quando há muitas reclamações sobre um determinado assunto, por exemplo, significa que alguma coisa está errada e deve ser corrigida.

A partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar possibilidade de melhoria, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares e solicitar a sua correção. Qualquer cidadão pode procurar a nossa Ouvidoria e expressar suas ideias, fazer questionamentos, sugerir melhorias. Esta atitude contribui para a qualidade dos serviços públicos prestados pela Sudeco.

Considerando a diversidade que caracteriza a população do nosso país e buscando facilitar o acesso de todos os cidadãos, a Ouvidoria disponibiliza os seguintes canais para manifestações

Por meio desses canais podemos realizar os seguintes registros:

Acesso à InformaçãoDenúnciaElogioReclamaçãoSimplifiqueSolicitaçãoSugestão

 

  • Denúncia: Ato que indica a prática de irregularidades ou de ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes.
  • Reclamação: Demonstração de insatisfação relativa à prestação de serviço público e à conduta de agentes públicos na prestação e na fiscalização desse serviço.
  • Solicitação de providências: pedido para adoção de providências por parte dos órgãos e das entidades administração pública federal.
  • Sugestão: Apresentação de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de serviços prestados por órgãos e entidades da administração pública federal.
  • Elogio: Demonstração de reconhecimento ou de satisfação sobre o serviço público oferecido ou o atendimento recebido.
  • Solicitação de simplificação: Reclamações, denúncias e solicitações relativas à simplificação de serviços públicos.

 

Prazo de Resposta ao Cidadão:

Nosso prazo para resposta ao cidadão é de até 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, mediante justificativa. Além disso, a Ouvidoria recebe denúncias anônimas e/ou sigilosas.

 A manifestação pode ser acompanhada pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR) ou solicitando informações nos e-mails da Ouvidoria.