Pesquisa de Clima Organizacional

Publicado em 05/10/2021 09h48 Atualizado em 05/10/2021 09h53

A 1ª Pesquisa de Clima Organizacional do Governo Federal, aplicada aos servidores públicos civis ativos da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional em parceria com a Great Place To Work – GPTW, empresa certificadora dos melhores ambientes de trabalho em 90 países e apoiada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e Instituto República, foi realizada no período entre 21 de setembro e 23 de outubro de 2020.

A Pesquisa foi feita em formato totalmente digital e a participação dos respondentes ocorreu de forma facultativa e anônima. O objetivo central foi identificar oportunidades de melhorias e oferecer subsídios para a construção de ações e políticas na área de gestão de pessoas, baseado em evidências, além de buscar o engajamento dos servidores na construção de um melhor ambiente de trabalho que possibilite maior satisfação, motivação, entregas públicas mais eficientes, desburocratizadas e eficazes.

Ao todo, foram convidados a participar da Pesquisa 567.455 servidores públicos federais. Em suma, a Pesquisa obteve uma participação geral de 32.393 respondentes, o que corresponde a 6% do público-alvo. Participaram 192 órgãos e entidades do serviço público federal, distribuídos nas 27 Unidades da Federação, o que equivale a 96% do quantitativo total de órgãos e entidades convidados a participar.

A Pesquisa apresentou questionário com 66 afirmativas e 2 questões abertas, além de dois tipos de abordagens: visão órgão e visão área. A visão órgão se refere ao órgão como um todo, e a visão área corresponde à área na qual o servidor trabalha, às pessoas que são mais próximas no seu dia a dia e que fazem parte de sua equipe. Além disso, as afirmativas foram subdivididas em cinco dimensões principais, entre elas, credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem, dimensões essas que possibilitarão o lançamento de novos olhares sobre os resultados da Pesquisa.

Em conjunto com a Enap, será disponibilizado relatório analítico completo com os resultados da Pesquisa, o qual estará disponível para download para os públicos interno e externo, por meio do Portal do Servidor.

Pesquisa de Clima