Perguntas e Respostas

Publicado em 19/04/2021 11h41 Atualizado em 11/05/2021 12h04

O que é o SouGov.br

O SouGov.br é o projeto de transformação digital na gestão de pessoas da Administração Pública Federal, que está sendo conduzido pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital e sua Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia.

Qual é o objetivo do projeto?

O SouGov.br visa transformar a forma como os servidores ativos, aposentados e beneficiários de pensão civil e militar da Administração Pública Federal acessam os serviços de gestão de pessoas.

Atualmente, os mais de 1,3 milhões de usuários acessam os serviços voltados ao atendimento a direitos e benefícios gerados em função da relação de trabalho com a Administração Pública Federal, por meio de diversas interfaces a exemplo dos aplicativos Sigepe Mobile, Sigepe Gestor e Banco de Talentos, além do ambiente web. Cada um disponibilizando serviços diferentes.

O objetivo é unificar esses diversos canais e manter o usuário conectado por meio de uma única interface, possível de ser acessada via aplicativo de celular ou internet, batizada de SouGov.br.

Como será essa nova forma de acesso aos serviços de gestão de pessoas?

Neste primeiro momento, está sendo lançado o aplicativo SouGov.br, com 24 serviços aos usuários, disponibilizados pelo celular. O Projeto SouGov.br levará cerca de um ano até a sua entrega final. A cada mês, novos serviços serão agregados.

Numa segunda fase, será também lançada a versão web do aplicativo.

Os servidores ativos, aposentados e beneficiários de pensão terão um canal digital único para acessar todos os serviços, informações, direitos e benefícios, e organizar toda a sua vida funcional na palma da mão!

Quais os serviços que estão disponíveis no aplicativo SouGov.br?

Nesta primeira etapa, estão sendo entregues 14 serviços e 2 solicitações. Conheça os serviços disponíveis.

A cada mês, novas entregas serão feitas, ampliando os serviços e funcionalidades totalmente digitais para acesso dos usuários.

Até setembro de 2022, serão disponibilizados cerca de 50 serviços, com atendimento muito mais rápido e simples, sem burocracia e com a menor interação humana possível.

Como faço para instalar o aplicativo no celular?

O aplicativo SouGov.br está disponível nas principais lojas de aplicativos e pode ser instalado e utilizado gratuitamente em qualquer celular (smartphone) conectado à Internet.

Como me conecto ao aplicativo SouGov.br?

Para se conectar ao aplicativo, após instalado no seu celular, é necessário digitar, na tela inicial, o login e a senha gov.br. O gov.br, que já permite acesso a vários serviços digitais do Governo Federal, também será a forma de acesso ao aplicativo SouGov.br. Então, se ainda não possui, você deve criar um acesso gov.br com selo de confiabilidade Prata ou Ouro. Veja como nas respostas a seguir.

Como faço para criar uma conta com login gov.br ?

Se ainda não possui uma conta gov.br, siga o passo a passo:

1) Acesse acesso.gov.br

2) Clique no botão “Crie sua conta gov.br

3) Escolha uma das opções de cadastro que aparecerão na tela

Dica: as opções Validação Facial no App Meu gov.br ou o cadastro por meio da sua instituição bancária já atribuem os selos prata e ouro à conta gov.br

4) Preencha o formulário online e finalize o cadastro.

Se ainda tiver dúvidas, consulte as orientações disponíveis aqui.

Como faço para consultar o selo de confiabilidade atribuído à minha conta?

Se você já criou o login gov.br, então, você pode consultar o selo de confiabilidade atribuído à sua conta no link confiabilidades.acesso.gov.br . É necessário fazer o login.

Como faço para obter os selos Prata ou Ouro?

Para atribuir o selo de confiabilidade Prata ou Ouro (necessário para acessar o aplicativo SouGov.br) à sua conta gov.br, acesse o link: confiabilidades.acesso.gov.br. É preciso fazer o login.

O que é o Selo de Confiabilidade?

Os Selos de Confiabilidade identificam os níveis de autenticação, que têm como principal característica ser um recurso de segurança da informação da identidade, que permitem flexibilidade para realização do acesso aos serviços do Governo Federal. Possuem a seguinte divisão:

  • Selo Bronze (nível básico)
  • Selo Prata (nível verificado) 
  • Selo Ouro (nível comprovado)

Os Selos de Confiabilidade estão presentes em cada nível de autenticação e orientam a equipe técnica para qualificação das contas com a obtenção dos atributos autoritativos do cidadão a partir das bases oficias de governo. Cada nível significa um grau maior da confiança cadastral, a ser aplicado no controle de acesso às funcionalidades mais críticas.

Quais os benefícios do SouGov.br para os gestores?

Os gestores terão acesso a uma gama de instrumentos e informações sobre a força de trabalho da administração pública federal, e isso irá ajudá-los na tomada de decisões e na construção de uma política de gestão de pessoas mais moderna e eficiente.

Assim, o trabalho fica mais simples e ágil: os processos internos de pessoas serão padronizados e automatizados.

Isso significa um melhor aproveitamento da força de trabalho para outras demandas e uma maior economia dos recursos públicos federais.