Notícias

Gestão de Pessoas

Hoje é o Dia Internacional dos Profissionais de Gestão de Pessoas

Na administração pública federal, o foco do trabalho desses profissionais tem sido o cuidado com pessoas, a motivação, a valorização dos talentos e a capacitação
Publicado em 03/06/2021 09h59

Dia 3 de junho é o Dia Internacional do Profissional de Gestão de Pessoas. A data foi comemorada pela primeira vez em 3 de junho de 1976, no mesmo dia em que foi fundada a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas, a WFPMA (World Federation of People Management Associations).

Em toda a administração pública federal existem hoje cerca de 14 mil servidores atuantes em unidades exclusivas de gestão de pessoas. Eles são responsáveis pelo importante trabalho de desenvolvimento para o alto desempenho da força de trabalho. São profissionais engajados no objetivo de motivar, direcionar e capacitar os colaboradores para que trabalhem, com satisfação, no alcance dos melhores resultados para o Governo Federal e, principalmente, para os cidadãos.

“Para trabalhar em gestão de pessoas é preciso gostar de gente! São os profissionais de gestão de pessoas que inspiram as organizações e potencializam os talentos dos colaboradores. Existem muitas temáticas que a gestão de pessoas engloba como admissão, retenção de talentos, treinamento e desenvolvimento de pessoas, gestão da folha de pagamentos e benefícios, relações de trabalho, informações e sistemas de pessoal, e tantas outras. A gestão de pessoas é rica e ampla”, diz a servidora pública federal, Talitha Pedrosa, que há 14 anos atua na área de gestão de pessoas, sendo os últimos quatro anos na Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, órgão central de gestão de pessoas da administração pública federal.

“O investimento na gestão de pessoas reflete diretamente na melhor prestação dos serviços aos cidadãos e gera valor público”, acrescenta Talitha, que é uma das idealizadoras e fundadora do Conectagente- núcleo de Governança da rede de gestão de pessoas do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - Sipec.

O investimento na transformação digital, na capacitação das lideranças e dos profissionais da gestão de pessoas, de acordo com Talitha, têm sido os eixos de condução para uma cultura em que o foco da gestão de pessoas seja o cuidado, o apoio aos líderes das equipes nesta responsabilidade de cuidar, motivar e potencializar os talentos individuais para que aumentem o engajamento das equipes.

Para capacitar e atualizar o conhecimento desses gestores, existem várias escolas de governo que oferecem diversos formatos para capacitações específicas desses profissionais. Além disso, existem algumas iniciativas para aprimorar a gestão de pessoas como, por exemplo, o Laboratório de Inovação de Gestão de PessoasLA-BORA! gov, o Escritório para Aprendizagem de Alto Impacto - ImpactaGOV e o Programa LideraGOV, que visa construir uma rede de servidores públicos de alto nível, aptos a atuar como líderes inovadores e a ocupar cargos e funções estratégicas na Administração Pública Federal.

Modernização

Há um mês, a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia lançou o SouGov.br, um novo aplicativo, voltado exclusivamente para servidores públicos federais ativos e inativos, pensionistas e anistiados civis. Para as unidades de Gestão de Pessoas, o SouGov.br reúne cerca de 40 serviços automatizados. Os gestores terão acesso a uma gama de instrumentos e informações sobre a força de trabalho da Administração Pública Federal. Isso vai ajudá-los na tomada de decisões e na construção de uma política de gestão de pessoas mais moderna e eficiente. Os processos internos de pessoas serão padronizados e automatizados, garantindo mais facilidade e agilidade no trabalho.

A transformação digital que está sendo promovida na área de gestão de pessoas do Governo Federal está facilitando o acesso aos serviços pelos usuários, reunindo funcionalidades desde a solicitação até o retorno dela, simplificando processos e desburocratizando normas. “Além de atender melhor a expectativa dos servidores, desonera as atividades operacionais, liberando os profissionais das unidades de gestão de pessoas para o efetivo atendimento e cuidado com as pessoas”, acrescenta Talitha.

Para mais informações sobre o SouGov.br, acesse o site: www.gov.br/servidor/sougov.