Notícias

PREMIAÇÃO

Economia divulga o Prêmio SPE de Propostas de Políticas Econômicas 2021

A premiação visa estimular a formulação de propostas que visem à estabilidade macroeconômica do país; inscrições estão abertas até 13 de outubro
Publicado em 16/07/2021 11h11

Uma premiação para estimular a formulação de propostas de políticas econômicas que visem à estabilidade macroeconômica do país acaba de ser instituída e está sendo divulgada pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (SPE/ME). O Prêmio SPE de Propostas de Políticas Econômicas 2021 pretende reconhecer e dar visibilidade a propostas científicas de alto impacto de desenvolvimento socioeconômico.

Instituído por meio da Portaria SPE/ME 7475, 28 de junho de 2021, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (16/7), o prêmio tem como foco a melhoria do ambiente de negócios, maior competitividade, melhor alocação e uso dos recursos públicos, preservando o equilíbrio das contas públicas, de modo a permitir o crescimento econômico sustentável do país, bem como a expansão da renda e do emprego. O regulamento completo pode ser acessado pela página da Secretaria.

Os trabalhos para a primeira edição do prêmio devem ser enviados pelo autor principal para o endereço eletrônico fiscal.spe@economia.gov.br até 13 de outubro. Podem participar pessoas físicas, com idade mínima de 18 anos completos até o momento do envio da proposta, ou pessoas jurídicas. Não há limitação para número de autores, mas todos precisam estar copiados na mensagem.

Temas

As propostas devem tratar de temas de natureza econômica, incluindo política agrícola e meio ambiente, políticas microeconômicas e regulatórias, financiamento de infraestrutura, política fiscal e política macroeconômica. Nesse sentido, podem ser de natureza microeconômica, visando políticas públicas e reformas pró-mercado, ou de natureza macroeconômica e fiscal, com enfoque em reformas estruturantes da economia.

Todas as informações referentes ao Prêmio estão no Edital publicado no portal do Ministério da Economia. Eventuais dúvidas podem ser enviadas por meio do e-mail institucional da SPE, o mesmo utilizado para envio das propostas.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão composta por membros da SPE, com titulação de doutor, e convidados externos, reunindo capacidade técnica e acadêmica, além de experiência na formulação e avaliação de políticas econômicas.

Serão premiadas até três propostas. A cerimônia de premiação está prevista para ser realizada no evento de aniversário da SPE, no Ministério da Economia, em Brasília, nos dias 18 e 19 de novembro de 2021.