Balanço 2020

Balanço de Atividades do LA-BORA! gov em 2020


Oi! somos o LA-BORA! gov


O LA-BORA! gov é o Laboratório de Gestão Inovadora de Pessoas da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, SGP, Ministério da Economia.

Nosso propósito é apoiar os órgãos a desenvolver soluções inovadoras em gestão de pessoas para melhorar a experiência do servidor e gerar valor público.

Em 2020, experimentamos, questionamos a forma usual de fazer as coisas e transformamos a realidade. Foi muita gente engajada e empenhada em fazer diferente.

Mergulhamos nos desafios, na realidade de quem vive na pele os problemas. Cocriamos soluções para esses problemas.

Testamos as ideias com os usuários. Desmistificamos hipóteses, quebramos a cara, qualificamos e aprendemos.

Vocês, servidores, usuário dos nossos serviços, foram os atores principais desses resultados. E eles são para vocês.

Em 2020, o LA-BORA! gov realizou 44 ações, que foram sistematicamente avaliadas, de forma anônima e voluntária, por 287 servidores, usuários dos serviços. A partir desses feedbacks e com base no entendimento da percepção dos participantes nessas ações, foi possível gerar insights profundos e identificar oportunidades de ação para melhorar nossos serviços e desenhar experiências que façam sentido para as pessoas.

Criamos, a partir desses feedbacks um mapa de insights. O objetivo foi, acima de tudo, valorizar as avaliações dos usuários sobre os serviços, colocando-os no centro das proposições do LA-BORA! gov:

Mapa Insights

2020 foi um ano extremamente desafiador, que transformou o trabalho e os modos de vida por causa da pandemia de covid-19. Esse mapa é um feedback aos mais de 700 servidores que participaram diretamente de ações do LA-BORA! gov em nosso primeiro ano de atuação. O caminho percorrido foi trilhado pela primeira vez, explorado, muitas vezes arbustivo e impreciso. As pessoas que o percorreram saíram de suas zonas de conforto para desbravar e experimentar um ambiente desconhecido, instigante. Foram ousadas, corajosas e humildes ao expor suas vulnerabilidades em prol da inovação. Imergimos nessa realidade para refletir, aprender com os fracassos, celebrar as vitórias e criar o futuro.

Vem 2021!


Balanço