Notícias
VALORIZAÇÃO
LideraGOVer da turma 4.0 é homenageada na ALERJ pela representatividade na ciência e destaque como liderança feminina
A QuilomboGOVer Luciana Carvalheira foi homenageada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), no último dia 15 de maio. A honraria reconheceu a servidora pública como exemplo de comprometimento e empenho não apenas por seu trabalho na administração pública, mas também por sua trajetória e por ser referência como liderança feminina inovadora voltada para as áreas química e nuclear.
A condecoração integrou a programação do “Maio pelos Direitos das Mulheres”, iniciativa da deputada estadual Elika Takimoto (PT/RJ), em reconhecimento ao movimento "Maio Furta-Cor". A proposta tem como objetivo ampliar a conscientização sobre a saúde mental feminina e enfrentar os estigmas relacionados à maternidade, ao cuidado com as mulheres e às suas trajetórias de vida. A proposta é dar mais visibilidade e apoio às mães, contribuindo para uma sociedade mais consciente e solidária.
Na avaliação de Luciana Carvalheira, a homenagem na ALERJ é uma demonstração de compromisso com as mulheres que buscam espaços nas estruturas da sociedade. "Isso tudo importa, porque conecta, transforma e mobiliza cada vez mais mulheres que se sentem, de diferentes maneiras, à margem da sociedade. O 'Maio pelos Direitos das Mulheres' lembra que essas lutas importam e que, quando nos reunimos, fazemos história", destaca.
Saiba mais
Luciana Carvalheira é pesquisadora do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), no Rio de Janeiro, onde atua como vice-coordenadora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação.
A CNEN tem desenvolvido ações integradas voltadas à ampliação da participação feminina na ciência e na tecnologia, incluindo a criação, em 2024, de uma comissão específica para aprimorar e consolidar essas iniciativas. Em parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e com o capítulo brasileiro da Women in Nuclear (WiN Brasil), trazido ao país por iniciativa de suas servidoras, a CNEN busca incentivar o acesso de meninas e mulheres às carreiras científicas e tecnológicas, com a expectativa de fortalecer a presença feminina em cargos de liderança e marcar um momento histórico para o sistema nuclear brasileiro.
Com mais de duas décadas de experiência voltadas para as áreas química e nuclear, Luciana Carvalheira se dedica ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras e à formação de novas lideranças científicas no Brasil.
A servidora também exerce papel inspirador como mentora estratégica, orientando jovens cientistas, pesquisadores e profissionais na construção de suas trajetórias, na superação de desafios e na ampliação de oportunidades no ecossistema de ciência, tecnologia e inovação.
Professora colaboradora no Instituto Militar de Engenharia (IME) e consultora técnico-científica da startup Radíon, Luciana é reconhecida como liderança feminina no Programa LideraGOV de Desenvolvimento de Líderes da administração Pública Federal.
Programa LideraGOV
Luciana Carvalheira é egressa do LideraGOV 4.0. O Programa é uma iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Fundação Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Assim como na quarta turma, a quinta edição conta com o apoio do Ministério da Igualdade Racial (MIR).
A turma 4.0 foi extraordinária e exclusiva para pessoas negras, compondo uma das propostas desenvolvidas no âmbito do Protocolo de Intenções para Formação e Iniciativas Antirracistas (FIAR) celebrado em 2023 entre o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a Enap.
A 4ª edição do LideraGOV teve como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento de lideranças exclusivamente negras e prepará-las para a ocupação de cargos estratégicos na administração pública federal.
Para Luciana Carvalheira, a homenagem na Alerj reforça o impacto coletivo do LideraGOV. "Essa homenagem foi dada a inúmeras outras lideranças femininas, de diferentes áreas da sociedade. Ser uma LideraGOVer homenageada na ALERJ ratifica a certificação concedida pelo MGI, Enap e MIR e reforça o meu reconhecimento enquanto liderança. É preciso mostrar que existimos e que contribuímos de forma efetiva para a estruturação de uma sociedade equânime", completa a QuilomboGOVer.
Saiba mais sobre o Programa
O LideraGOV tem como objetivo constituir uma rede de servidores qualificados e aptos a atuar como gestores comprometidos com o serviço público e com prontidão para ocupar cargos e funções estratégicas. A intenção é proporcionar uma experiência de formação inovadora e diferenciada, orientada para o desenvolvimento de competências de liderança.
A participação no Programa permite aos integrantes construir uma rede qualificada de relacionamento interinstitucional de líderes de alto nível, um espaço de visibilidade, valorização e desenvolvimento profissional.
Com a perspectiva da diversidade e inclusão, o processo seletivo para a última edição do LideraGOV destinou vagas específicas para pessoas negras, pessoas com deficiência, pessoas trans, indígenas e quilombolas, fortalecendo o compromisso com uma liderança mais diversa e representativa.
Clique aqui e saiba mais sobre o Programa LideraGOV.