Notícias
Reconhecimento
LideraGOVer é destaque no XIV Congresso Consad com artigo sobre teletrabalho sustentável
A egressa do Programa LideraGOV, Rosinadja Morato, ganhou destaque nacional ao conquistar o prêmio de melhor artigo durante o XIV Congresso Consad de Administração Pública 2025, realizado entre os dias 26 e 28 de agosto, em Brasília/DF. O evento é um dos principais fóruns nacionais dedicados à modernização da administração pública.
O artigo “Reduzindo Emissões no Setor Público: o Teletrabalho na Agenda Brasileira de Sustentabilidade”, vencedor no eixo “Gestão Eficiente e Sustentável”, é resultado da parceria entre Magali Dantas e Rosinadja Morato, mentora e egressa do LideraGOV, respectivamente. A união reflete o impacto das conexões formadas durante a formação do Programa de Desenvolvimento de Líderes. O estudo será publicado nos Anais do Congresso e indicado para a Revista de Gestão Pública da Escola Nacional de Administração Pública - Enap.
“O LideraGOV proporcionou esse encontro com minha mentora Magali Dantas e, desde então, seguimos conectadas, desenhando futuros em comum. Sou muito grata ao Programa por ter oportunizado esse match”, destaca a egressa da 4ª turma, edição exclusiva e extraordinária para servidores negros.
O artigo evidencia o teletrabalho como estratégia sustentável no setor público brasileiro, capaz de reduzir emissões de gases de efeito estufa, economizar recursos e aumentar a produtividade. Baseado na abordagem de estratégia orientada por missões, o estudo mostra como o teletrabalho pode alinhar objetivos ambientais e públicos, indo além da eficiência de curto prazo.
Rosinadja Morato e Magali Dantas ressaltam que, apesar dos avanços, a institucionalização do teletrabalho enfrenta desafios culturais e estruturais, como resistência de gestores, fragmentação entre áreas e ausência de diretrizes claras. “Para sua implementação eficaz, são essenciais confiança, liderança colaborativa, comunicação eficiente e políticas que promovam equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, afirma Morato.
Segundo as pesquisadoras, integrar o teletrabalho à missão da transição ecológica representa uma inovação relevante em políticas públicas, permitindo que o setor público contribua de forma concreta para os objetivos de desenvolvimento sustentável, fortalecendo a governança intersetorial e a capacidade de resposta do Estado aos desafios contemporâneos.
Sobre as autoras
Rosinadja Morato
é mulher negra, nordestina, casada e mãe de quatro filhos. Administradora, especialista em Gestão Urbana e Planejamento Municipal e em Gestão Responsável para a Sustentabilidade, mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente e doutora em Sociologia. Atua como gestora das Pesquisas por Empresas na Superintendência do IBGE em Sergipe, coordenando a coleta das pesquisas estruturais e conjunturais do setor econômico do estado.
Ela integra o time Volante do LaboraGOV/MGI, apoiando o projeto Academia de Líderes, é egressa da turma LideraGOV 4.0 e membro do Grupo Gestor do Programa de Desenvolvimento de Líderes. Reconhecida por sua atuação inovadora, recebeu os prêmios Práticas Inovadoras 2018 e Espírito Público 2020, ambos na área de Gestão de Pessoas.
Magali Dantas
é doutoranda em Políticas Públicas e mestra em Governança e Desenvolvimento. Pós-graduada em Recursos Humanos e graduada em Ciências Sociais, atua como Técnica Judiciária no Conselho Nacional de Justiça, sendo membra fundadora e articuladora do Grupo de Trabalho para Direitos Humanos, Equidade de Raça, Gênero e Diversidade.
Foi coordenadora-geral de capacitação de altos executivos na Enap e vencedora do Prêmio Espírito Público 2024, na categoria Gestão de Pessoas. Suas pesquisas concentram-se em ações afirmativas e equidade no poder judiciário, justiça climática e julgamentos com perspectiva de vulnerabilidade. Magali também atua como freelancer no LaboraGOV/MGI e participou como mentora da turma 4.0 do LideraGOV, contribuindo para a formação de novos líderes na administração pública.
“A minha passagem pelo LideraGOV, seja como gestora, membra do Grupo Gestor da Rede ou mentora individual e coletiva, me trouxe, e continua trazendo, excelentes parcerias, oportunidades inéditas, reconhecimento público e, o melhor de tudo, amizades maravilhosas. A coautoria com a Rosinadja veio como resultado da continuação das nossas sessões de mentoria, que se tornaram bilaterais. Cada uma identificando os potenciais da outra e criando estratégias de direcionamento. Se o resultado foi a premiação do artigo no CONSAD, vou seguir acreditando nas boas ligações como caminho de desenvolvimento”, ressalta Magali Dantas.
Sobre o Consad
O Consad é um dos principais fóruns nacionais dedicados à modernização da administração pública. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), o evento reuniu 2 mil participantes, incluindo secretários de Estado, gestores, dirigentes, acadêmicos, pesquisadores e profissionais que atuam na melhoria dos serviços públicos no país.
Com o tema “Gestão pública para um novo Brasil”, a programação contou com apresentações de trabalhos selecionados, painéis temáticos, palestras, oficinas práticas e atividades de networking. O congresso promoveu o diálogo entre governos estadual, municipal e federal, academia e sociedade civil, abordando desafios como digitalização dos serviços, modelos de contratação e parcerias, fortalecimento da liderança pública e eficiência na entrega de políticas públicas.