Como tudo começou
O Programa LideraGOV nasceu em 2020 com uma missão ousada e transformadora: fortalecer a cultura de liderança no serviço público e preparar gestores capazes de conduzir a administração pública federal a novos patamares de excelência.
A semente dessa iniciativa foi lançada em 2019, diante do reconhecimento da necessidade urgente de estruturar uma base sólida de líderes no setor público. À época, o então Ministério da Economia (ME) projetava que, em apenas cinco anos, cerca de 33% dos servidores ocupantes de cargos e funções de alta gestão estariam aptos a se aposentar, um cenário que exigia planejamento estratégico para assegurar a continuidade e a qualidade das políticas públicas.
Em paralelo, desde 2018, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) já chamava atenção para a relevância de uma gestão pública orientada por valores e lideranças capazes de aprimorar resultados, inspirar orgulho nos servidores e consolidar o Estado como empregador atrativo para profissionais qualificados e comprometidos com o bem comum.
Nesse contexto, a então Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do ME iniciou um movimento interno em busca de soluções inovadoras para desenvolver novas lideranças e preparar servidores para assumir papéis estratégicos no futuro da administração pública federal.
Assim, o LideraGOV foi concebido como um processo contínuo de formação de líderes de alta performance, comprometidos com a construção de uma nova geração de gestores mais preparados, inovadores e conscientes de seu papel transformador.
Integrado à Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), o Programa consolidou-se como elemento central da estratégia de fortalecimento da liderança de alto impacto no setor público, contribuindo para a construção de um Estado mais eficaz, humano e conectado às demandas atuais e futuras da sociedade.
Saiba como surgiu a inspiração para criar o LideraGOV.
Confira a entrevista com o idealizador do Programa, Eduardo Almas.