O Tramita GOV.BR (antigo Barramento) destina-se à tramitação de processos administrativos eletrônicos, em meio eletrônico, entre os diversos Sistemas de Processo Administrativo Eletrônico (SPE) existentes, com incrementos de segurança, integridade, agilidade e redução de custos no serviço público.
A funcionalidade é exclusiva para trâmite de processos para órgãos que não acessam o SEI/ColaboraGov (modalidade multiórgãos). Para envio de processos entre os órgãos que integram o Centro de Serviços Compartilhados (ColaboraGov) e que utilizam o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na modalidade multiórgãos, deve ser utilizada a funcionalidade "Enviar processo".
Órgãos que utilizam o SEI/ColaboraGov:
- Ministérios da Fazenda - MF;
- Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - MGI;
- Ministério da Previdência Social - MPS;
- Ministério do Planejamento e Orçamento - MPO;
- Ministério dos Povos Indígenas - MPI;
- Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - MDIC;
- Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte - MEMP;
- Ministério da Igualdade Racial - MIR;
- Ministério das Mulheres - MMulheres;
- Casa da Moeda do Brasil - CMB; e
- Conselho de Controle de Atividades Financeiras - COAF.
Caso os órgãos externos ao ColaboraGov necessitem enviar processos aos Ministérios mencionados acima, poderão enviar às unidades mapeadas, conforme relação - Unidades Mapeadas TramitaGOV.BR.