Notícias
FICCO
SENAPPEN integra operação para combate à organização criminosa no ES
Vila Velha/ES, 06/05/25 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) fez parte da Operação Selati, deflagrada nesta sexta-feira (09), no Espírito Santo, pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (FICCO/ES) com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa com atuação estruturada na região de Viana/ES e Cariacica/ES.
As medidas foram autorizadas com base em investigação que revelou a existência de um grupo criminoso com atuação no tráfico de drogas, comércio ilegal de armas, lavagem de dinheiro e atuação clandestina no ramo da segurança privada armada.
A operação foi deflagrada após a 3ª Vara Criminal de Viana/ES expedir um conjunto de medidas cautelares, incluindo sete mandados de prisão temporária, sete mandados de busca e apreensão domiciliar, além de sequestros de bens móveis e imóveis. Também foi determinado o bloqueio de contas bancárias, aplicações financeiras e ativos patrimoniais, com valor total estimado em R$ 2,6 milhões.
As investigações foram desencadeadas a partir da prisão em flagrante por posse ilegal de armas de um dos integrantes, momento em que surgiram elementos indicando a existência de uma estrutura criminosa articulada.
Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (FICCO/ES), coordenada pela Polícia Federal (PF), é composta pelas Polícias Militar (PMES), Civil (PCES), Penal (PPES), pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), e pelas Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.
FORÇA INTEGRADA
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem expertise no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
Comunicação Social da Polícia Federal no Espírito Santo
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar