Notícias

CEP promove seminário sobre ética na gestão pública

Encontro reuniu agentes da Administração Pública e tratou sobre ética e integridade em evento que durou dois dias. Ministros da SGPR, AGU e CGU participaram da abertura
XX_SEGP.jpg

Nos dias 20 e 21 de novembro, a Comissão de Ética Pública promoveu o XX Seminário “Ética na Gestão: Ética Pública e Cidadania”, em Brasília. 

O objetivo do evento foi compartilhar instrumentos para a disseminação da ética no Poder Executivo Federal e avaliar ações de gestão da ética na Administração Pública.

Ao abrir o evento, o presidente da Comissão de Ética Pública, Paulo Henrique Lucon, reforçou que “é preciso ter sistemas de controle fortes e efetivos, rápidos, a fim de promover ética e transparência não apenas na Administração Pública, mas em todo o país”.

O encontro foi dirigido aos integrantes de Comissões de Ética, demais agentes públicos com responsabilidades pela gestão da ética nos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, integrantes de órgãos e entidades de outros Poderes, especialistas e representantes da sociedade civil.

Jorge Oliveira, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, lembrou a importância da atuação da Secretaria Executiva da Comissão de Ética Pública, vinculada à SGPR, ao ressaltar que sua função é dar suporte administrativo e assessoramento para os conselheiros da Comissão de Ética Pública.

“A ética é um pilar fundamental na sociedade e dentro das instituições públicas”, afirmou o ministro da Controladoria Geral da União, Wagner Rosário. Para Rosário, a ética também permite que o trabalho seja feito com mais princípios e menos burocracia.

Para Andre Mendonça , ministro da Advocacia-Geral da União, o evento contribui para que os participantes se aperfeiçoem como modelos de ética. “A transformação social da Administração Pública depende de cada um de nós, honrando a confiança que a sociedade nos deposita como agentes públicos”, disse Mendonça.

Também participou da abertura do evento o Secretário-Executivo da Comissão de Ética Pública, Wandemberg Venceslau dos Santos.

Durante os dois dias, foram apresentados quatro painéis que trataram dos respectivos temas: Ética e Educação, Ética, Integridade e Sistema Disciplinar, – Ética, Moralidade e Probidade, Boas Práticas na Gestão da Ética no Poder Executivo Federal, e Ética e Compliance: erros e acertos.

 

Histórico dos Seminários da Comissão de Ética Pública

Os Seminários da Comissão de Ética Pública tiveram início em 2001 com tema era
“Ética como Instrumento de Gestão”.

Ao longo dos 19 anos do Seminário, foram abordados temas como: Ética, Democracia, Justiça e Mobilização Social; Educação para Ética; Ética, Democracia e Direitos Humanos; Ética do Poder Executivo Federal; A Afirmação Ética dos Princípios da Administração Pública.