Notícias

Secretária Especial de Cultura toma posse

Regina Duarte destacou a necessidade de democratização na aplicação de recursos para fomentar a produção cultural no País. Secretária se compromete à pacificação e ao diálogo.
Atualizado em 04/03/2020 17h58
Jorge e Regina.jpg

- Foto: Cleverson Oliveira

A atriz Regina Duarte tomou posse como Secretária Especial de Cultura do Governo Federal em cerimônia realizada, na manhã desta quarta-feira, 04, no Palácio do Planalto. O termo de posse foi formalizado pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, acompanhado do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro.

Regina Duarte ressaltou a importância da cultura como impulsionadora da renda e da educação, além de primordial para a consolidação da identidade nacional e inclusão social. Destacou, ainda, que assume o cargo para a “pacificação e o diálogo com o setor cultural, com os estados e municípios, com o parlamento e com os órgãos de controle”. “É preciso repartir as fatias do fomento para todas as regiões, para que todos possam usufruir de nossa produção cultural. Se os recursos são escassos, vamos passar o chapéu”, afirmou, referindo-se à necessidade do envolvimento de todos os setores no incentivo à cultura no País.

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, ressaltou a importância do papel a ser desempenhado pela Secretária Especial de Cultura. “Estamos botando a cultura nas mãos de quem entende do assunto. A cultura deve atender o artista no início da carreira e aqueles que visam consolidar-se no mercado”, afirmou. Segundo ele, “por muitos anos, a cultura foi cooptada pela política para ser usada pelos interesses partidários. Estava patente que essa não era a cultura que deveria ser desenvolvida para o povo”, concluiu.

Participaram da cerimônia de posse o vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, a primeira-dama, Michele Bolsonaro, os ministros do Turismo, Marcelo Álvaro, da Casa Civil, Braga Neto, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. O evento foi acompanhado por representantes do Poder Executivo, do Poder Legislativo, artistas e servidores.