Notícias

Governo Federal promove diálogo para construção de Política Nacional de Modernização do Estado

Seminário Internacional Desafios para a Modernização do Estado ajudará na construção de Decreto. Normativa estabelecerá diretrizes de modernização do País.
Publicado em 31/01/2020 18h05 Atualizado em 06/02/2020 11h55
post Site_post.jpg

A Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Especial de Modernização do Estado (SEME), realiza, no próximo dia 11, o Seminário Internacional Desafios para a Modernização do Estado. O evento, que acontece no Auditório da Imprensa Nacional, em Brasília, tem como objetivo estimular o debate para a construção da Política Nacional de Modernização do Estado, que estabelecerá diretrizes para a modernização do País.

Experiências nacionais e internacionais sobre temas como a desburocratização, a melhoria do ambiente de negócios e a modernização dos serviços públicos com foco no cidadão estarão na pauta do seminário. Dentre os palestrantes convidados estão especialistas de Portugal, Itália, Suécia, Uruguai e Brasil, entre eles o especialista sênior em modernização do Estado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Alejandro Pareja, e a Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa de Portugal, Maria de Fátima Fonseca.

Dos palestrantes brasileiros convidados estão o pesquisador Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper; Áurea Regina Carvalho, gerente de Estruturação de Projetos no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, e Claudia Taya, secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU).

O secretário Especial de Modernização do Estado, José Ricardo Martins da Veiga, destaca que o evento será uma oportunidade para estimular o diálogo e que os resultados serão fundamentais para a construção do texto do Decreto que criará a Política Nacional de Modernização do Estado. "Estamos construindo uma política pública colaborativa, que permitirá a todo o Brasil se alinhar no ideal de Estado moderno e eficiente que precisamos, com o cidadão no centro das atenções. Nessa etapa do Seminário Internacional conheceremos as melhores ações de países desenvolvidos e as opiniões de expoentes do tema também no Brasil. Tudo isso se converterá em um texto, que será avaliado pelo Presidente Bolsonaro para edição de um Decreto".

O Seminário Internacional conta com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

 

Seminário Internacional Desafios para a Modernização do Estado

Local: Auditório da Imprensa Nacional - Brasilia/DF

Data: 11 de fevereiro de 2020 - Hora: das 8h às 17h30

INSCRIÇÕES ENCERRADAS