Notícias

Transparência

Secretaria-Geral abre consulta pública para identificar interesse da sociedade em dados abertos

A partir desta segunda-feira, cidadão pode indicar quais informações da Presidência da República gostaria que fossem publicadas em formato aberto
Publicado em 14/09/2020 09h00 Atualizado em 14/09/2020 11h15
consulta_Pública.jpg

A partir desta segunda-feira (14), qualquer cidadão pode responder à consulta pública da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR) para contribuir na formulação do Plano de Dados Abertos da pasta.

O que a Secretaria-Geral realiza não é apenas pensando nas suas atividades internas, temos que sempre pensar no cidadão e na sociedade. Demonstrar que o que fazemos não é apenas em prol da máquina administrativa da Presidência, mas também em prol do cidadão", destacou Teles.

Entre as opções, o cidadão pode escolher se interessar sobre dados de consumo de água e energia, números relativos à visitação pública, publicações no Diário Oficial da União, perfil profissional dos servidores, entre outros. Busca-se, assim, conhecer o interesse da sociedade por dados específicos sob a competência do órgão.

A finalidade da Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal é fomentar a participação social, em observância aos princípios de transparência e publicidade. A divulgação dos dados em formato aberto permite sua livre utilização, consumo ou cruzamento. Segundo Edson Sá Teles, Secretário de Controle Interno da SGPR e responsável pela consulta: “Esse instrumento visa aumentar a transparência das ações do Governo Federal e permitir à sociedade conhecer informações para a realização de pesquisas, análises e cruzamentos de dados”.

A consulta ficará aberta de 14 a 28 de setembro de 2020. Os dados selecionados serão disponibilizados de acordo com cronograma, metas e prazos estabelecidos, a ser divulgado no Plano de Dados Abertos (PDA) da SGPR – 2020-2022.

Clique aqui para preencher o formulário e participar da consulta pública.