Diretor DGI

NOME DO CARGO Diretor
NÍVEL DO CARGO DAS 101.5
ÓRGÃO DE ATUAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTAO INTERGOVERNAMENTAL/SEAF/SEGOV
SUBORDINAÇÃO SECRETARIA ESPECIAL DE ASSUNTOS FEDERATIVOS/SEGOV
REQUISITOS LEGAIS Decreto n° 9.727/2019; Decreto nº 9.980/2019
DAS RESPONSABILIDADES
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES - Subsidiar a Secretaria Especial de Assuntos Federativos no acompanhamento das ações no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
- Contribuir para a formulação e o aperfeiçoamento de políticas públicas intergovernamentais a serem implementadas pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal;
- Promover a integração dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios nos planos e nos programas de iniciativas do Governo federal;
- Contribuir para a articulação das ações, no âmbito da administração pública federal, destinadas ao fortalecimento da capacidade financeira, técnica e gerencial dos governos estaduais, distrital e municipais;
- Propor instrumentos de avaliação permanente da ação governamental e da interlocução com os Estados, com o Distrito Federal e com os Municípios;
- Apoiar processos, atividades e projetos de cooperação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; e
- Promover ações de articulação para o desenvolvimento de capacidades institucionais, a, melhoria da governança, a melhoria da gestão pública e a gestão do conhecimento nos entes federativos.
ESCOPO DE GESTÃO/EQUIPE DE TRABALHO Coordenar e supervisionar equipes de atendimento, equipe técnica e apoio administrativo com um escopo de gestão que abrange: interação com as equipes promovendo reuniões e disponibilizando informações; divulgação das realizações compartilhando as ideias com a equipe e utilizando recursos de Informática; execução de tarefas de articulação e complexidade associadas ao ambiente federativo; e promoção da governança interativa entre os atores que compõe os governos subnacionais.
DOS REQUISITOS DESEJÁVEIS
FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA - Atender ao disposto nos artigos 2º e 5º do Decreto nº 9.727, de 15 de março de 2019.
- Experiência profissional de 5 anos em Gestão ou em atividades correlatas de atuação da SAF; ou
- Especialização em Gestão Pública ou áreas correlatas às de atuação da SAF.
COMPETÊNCIAS - Resiliência;
- Negociação;
- Mobilização de Equipes;
- Visão Sistêmica;
- Resolução de Problemas;
- Comunicação;
- Segurança da Informação e privacidade;
- Governança e Compartilhamento de Dados; e
- Interoperabilidade de Dados.
OUTROS REQUISITOS - Organização pessoal;
- Gestão própria de tempo e demandas;
- Apresentação pessoal;
- Proatividade;