Autoridades

Publicado em 15/01/2020 15h31
  • Assistência direta ao Ministro
    • Assessoria Especial
      Alexandre Araujo Mota - Chefe da Assessoria Especial

      Graduado em Ciências Navais pela Escola Naval no posto de Segundo-Tenente, passando para reserva da Marinha do Brasil no posto de Contra-Almirante, possui mestrado e doutorado em Políticas e Estratégicas Marítimas com MBA em Gestão Internacional.  Graduado em Direito pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduação em Direito Administrativo pela Universidade Anhanguera/LFG. Registrado na OAB, Seccional Rio de Janeiro.

      Na Marinha do Brasil, ocupou os cargos de Comandante, Diretor, Vice-Diretor, Chefe de Representação do Brasil no Exterior, Oficial de Estado-Maior, Chefe de Gabinete, Chefe de Departamento, Coordenador e Assessor. No Ministério da Justiça e Segurança Pública, ocupou os cargos de Assessor, Secretário Adjunto e de Secretário Nacional de Segurança Pública. Atuou em organismos internacionais, na Junta Interamericana da Defesa como Chefe da Representação do Brasil e na Organização dos Estados Americanos (OEA) como Adido do Embaixador do Brasil na OEA. Recebeu inúmeras condecorações nacionais e internacionais.

      Perfil do cargo

      Claudson Renan Mendes de Araújo Garcia - Assessor Especial

      Graduado em Ciência da Computação pela UNIP.

      Atuou em Gabinetes de Deputados Federais, Comissão e Liderança, exercendo Assessoria Administrativa, Assessoria Legislativa de Plenário, Comissões e Orçamento. Foi Consultor de Emendas Parlamentares e Orçamento Público na Representação da Prefeitura Municipal de Fortaleza e Assessor Parlamentar na Câmara Federal dos Deputados.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

      Miguel Griesbach Pereira Franco - Assessor Especial

      Graduado em Ciências Econômicas pela UFRJ e em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco.

      Na carreira diplomática, exerceu os cargos de Terceiro Secretário, Segundo Secretário, Primeiro Secretário, Conselheiro e Ministro de Segunda Classe. Atuou como Assistente na Divisão de Visitas, na Divisão de Comércio Internacional e Manufaturas e na Subsecretaria-Geral do Serviço Exterior, Assessor Técnico e Chefe de Gabinete na Subsecretaria-Geral de Assuntos Econômicos e Tecnológicos, Chefe na Divisão Europa III e Diretor do Departamento de Relações com ONGs. Participou de diversas missões no Brasil e no exterior e recebeu várias condecorações.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

      Nilson Kazumi Nodiri - Assessor Especial

      Graduado em Ciências Militares pela AMAN, formou-se Oficial de Carreira da Cavalaria pela mesma Academia. Possui mestrado/doutorado em Ciências Militares e Especialização em Política, Estratégia e Administração Militar, todos pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, e MBA Executivo pela FGV.

      Atuou como Comandante e Instrutor de Cavalaria, Comandante de Esquadrão, Chefe de Seção de Inteligência e Chefe de Seção de Pessoal e de Logística. Exerceu cargos de Assistente-Secretário de Comandante, Assistente-Secretário do Secretário de Economia e Finanças, Adjunto e Chefe de Seção de Doutrina Militar Terrestre e Subchefe interino e Assessor da Direção da Escola Nacional de Magistrados da Justiça Militar da União. No Centro de Comunicação Social do Exército, foi Subchefe do CCOMSEx, Adjunto da Seção de Planejamento e Chefe da Seção de Produção e Divulgação.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

      Paulo Bernardo Santos Andrade - Assessor Especial

      Bacharel em Direito pelo Uniceub. Pós-Graduado em Direito Empresarial e Econômico. Mestrando em Direito Tributário.

      Procurador Federal da AGU e professor de Direito Processual Civil, Administrativo e Eleitoral. Foi Assessor Jurídico da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, de 2017 a 2018. Atuou como Advogado Público no contencioso e consultivo de ações prioritárias, trabalhistas e administrativas, na Procuradoria Federal de Mato Grosso, entre 2015 a 2017. Foi servidor do TSE, ao longo de 2007 a 2015. Exerceu o cargo e as funções de Assessor de Ministros do STF e do TSE da Classe de Juristas, Oficial de Justiça Ad Hoc, Analista Processual e Técnico Judiciário.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

    • Assessoria de Comunicação Social
      Viviane Henriques de Castro - Chefe da Assessoria de Comunicação

      Graduada em Comunicação Social e em Jornalismo pelo IESB, com pós-graduação em Gestão da Comunicação nas Organizações pelo UniCEUB.

      Atuou na Assessoria de Comunicação da Liderança do MDB e na Assessoria de Imprensa Parlamentar, ambas na Câmara dos Deputados. Possui ampla experiência como repórter (Incine Comunicação Integrada, TV TerraViva – Band). Foi Assessora de Comunicação na Z.Com Produções e Gestora de Comunicação interna e Assessora de Comunicação em empresa de consultoria patrimonial. Atuou no Sindicato dos Auditores Fiscais da RFB e na ED Comunicação, realizando a produção e a revisão de matérias, cobertura de eventos, dentre outros.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

    • Gabinete
      Heldo Fernando de Souza - Chefe de Gabinete

      Graduado em Ciências Militares e em Administração pela AMAN, com mestrado e doutorado em Ciências Militares (EsAO e ECEME, respectivamente), e pós-graduação em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército.

      Atuou como Assessor de Planejamento e Assessor Parlamentar no Gabinete do Ministro do Exército, Comandante no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, Assessor Militar na Junta Interamericana de Defesa e Assessor de Assuntos Internacionais no Estado Maior do Exército. Foi Chefe da Divisão de Aviação e Segurança no Comando de Operações Terrestres, Chefe do Estado Maior na 2ª Divisão de Exército de São Paulo e Instrutor em estabelecimentos de ensino do Exército Brasileiro. Foi membro de grupos de trabalho interministeriais e possui ampla experiência em organismos internacionais (OEA, ONU, Us Army, dentre outros). Recebeu diversas condecorações civis e militares.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

    • Secretaria-Executiva
      Jônathas Assunção Salvador Nery de Castro - Secretário-Executivo

      FORMAÇÃO ACADÊMICA

      ­Engenharia Mecânica – UNB, Conclusão: Julho/2008

      Gestão de Negócios – IBMEC, Conclusão: Dezembro/2010

      MBA Economia Brasileira para Negócios – USP, Conclusão: Julho/2016

      Mestrado em Ciências Mecânicas – UNB, Conclusão: Junho/2018

      Estudos Avançados em Project Finance – Middlesex University London (UK), Conclusão: Abril/2019.

       EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

      ­Ministério da Integração Nacional – Analista de Infraestrutura – 07/2010 a 05/2013

      Ministério da Integração Nacional – Coordenador Geral de Supervisão de Obras – 05/2013 a 12/2013

      Ministério da Integração Nacional – Coordenador Geral de Obras Civil – 12/2013 a 09/2015

      Ministério da Integração Nacional – Diretor de Projetos Estratégicos – 09/2015 a 10/2016

      Ministério da Integração Nacional – Assessor Especial da Secretaria de Infraestrutura Hídrica – 10/2016 a 12/2016

      Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimento da Presidência da República – Diretor – 12/2016 a 11/2018

      Coordenador na Esquipe de Transição do Governo Federal – 11/2018 a 12/2018

      Ministério do Desenvolvimento Regional – Secretário Nacional de Saneamento – 01/2019 a 07/2019

       

       

      Natasha Torres Gil Nunes - Secretária-Executiva Adjunta

      Graduada em Direito pela UFMG e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, com pós-graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e mestrado em Direito pela UERJ. 

      Servidora pública da carreira de Analista da Planejamento e Orçamento do Ministério da Economia, atuou na assessoria e na coordenação geral de investimentos do Governo Federal em infraestrutura e mobilidade urbana, e na chefia da assessoria da área regulatória e de assuntos econômicos do antigo Ministério do Planejamento. Foi Diretora na Secretaria Especial de Desestatização e Desinvestimento do atual Ministério da Economia. Anteriormente, no governo estadual de Minas Gerais, ocupou cargos de gerente de projetos em diversas áreas.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

       

      Felipe Beltrão Fallot - Assessor Especial

      Graduado em Direito pela Universidade Estácio do Recife, com pós-graduação em Direito Público pela mesma instituição. Cursa Especialização em Relações Internacionais na UnB.

      Servidor público da carreira de Procurador Federal da AGU, atuou como Procurador Federal no Núcleo de Previdência e Assistência Social e no Núcleo de Cobrança e Ações Prioritárias da Procuradoria Federal no Estado de Mato Grosso. Foi Assessor Técnico na Secretaria de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Condecorado com a Medalha Exército Brasileiro.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

      Paula Baratella - Assessora Especial

      Graduada em Arquitetura pela UNICAMP, com mestrado em Engenharia Civil pela mesma universidade e especializações em Business (Espanha), Edificações Eficientes (Japão) e Smart & Green Infrastructure (China). MBA em Políticas Públicas e Sustentabilidade e em Administração Pública.

      Servidora pública da carreira de Analista de Infraestrutura do Ministério da Economia, atuou como Diretora de Projetos no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) na Presidência da República, Coordenadora Substituta de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia e Assessora de Assuntos Internacionais para a Promoção de Investimentos em Infraestrutura no Ministério da Infraestrutura.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

       

      Vinicius Dantas Damasceno de Araújo - Diretor do Departamento de Planejamento e Governança

      Graduado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe.

       Servidor público da carreira de Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, atuou na Presidência da República como Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação, Coordenador-Geral de Acesso à Informação, Coordenador-Geral Substituto de Correição e Assessor na Coordenação-Geral de Correição. Na CGU, exerceu os cargos de Coordenador-Geral Substituto de Monitoramento de Processos Disciplinares, Assessor na Corregedoria-adjunta da Área de Infraestrutura e Presidente de Comissões de Processos Administrativos Disciplinares e Sindicâncias. Foi Procurador-Geral Municipal em São Cristóvão/SE e Procurador na Companhia Hidroelétrica de São Francisco. Iniciou sua carreira como profissional liberal de Advocacia e lecionou em cursos de formação da CGU e da Presidência da República.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

      Otávio Santana do Rêgo Barros - Porta-Voz da Presidência da República

      Graduado em Ciências Militares pela AMAN, com mestrado e doutorado em Ciências Militares, Altos Estudos em Política e Estratégia Militar. Realizou cursos e estágios em operação na Selva (categoria B) e básico do Combatente de Montanha. 

      Como Oficial-General, exerceu as funções de Comandante da 4ª Brigada de Infantaria e da Força de Pacificação nos complexos do Alemão e da Penha. Foi responsável, junto à ONU, pela segurança da Conferência Rio +20, Assistente do Comandante da ESG e Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército. Como Oficial-Superior, exerceu as funções de Comandante de Cavalaria Mecanizada em Recife e Ponta Porã, Oficial de Gabinete no Centro de Inteligência do Exército, Assessor do Ministro Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos e Assessor da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai. Integrou a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti, na função de Comandante do 1º Batalhão de Infantaria de Força de Paz. Recebeu mais de 30 condecorações nacionais e internacionais.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

  • Órgãos específicos singulares
    • Secretaria Especial de Assuntos Federativos
      • Deborah Virginia Macedo Arôxa - Secretária Especial de Assuntos Federativos

        FORMAÇÃO ACADÊMICA

        ­

        Graduação em Administração – Universidade Tiradentes UNIT, Conclusão 2003.

        Especialização em Pós Graduação em Organização, RH e Planejamento –Universidade Tiradentes, Conclusão 2005

         

        FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

        ­

        Certificado CBPP Blue Seal, Conclusão 2014

        ABPMP Internacional, ABPMP, Brasil, Conclusão em 2014

        Certificação CBPP, Conclusão 2011

        ABPMP Internacional, ABPMP, Brasil, Conclusão em 2011

        Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, SESCOOP, Brasil – 2016

        Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil – 2005

        Instituto de Pós – Graduação e Graduação, IPOG, Brasil – 2015 (Professora)

        Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB, Brasil – 2016 (Professora)

        Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe, FANESE, Brasil – 2013 (Professora)

        Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil – 2015 (Professora)

         

        EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

        Secretária Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República – 2019

        Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO – 2016

        Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (SE), Seplag, Brasil – 2015

        Secretaria da Educação de Rosário do Catete, Secretaria da ED, Brasil – 2010

        Tribunal de Justiça de Sergipe, TJ/SE, Brasil – 2005

        SENAI – Departamento Regional de Sergipe, SENAI/DR/SE, Brasil – 2005

        SESI – Departamento Regional do Estado de Sergipe, SESI/SE, Brasil – 2005

        Comreg Educacional, COMREG, Brasil – 2003

        Daniel Oliveira Lopes - Assessor Especial

        Graduado em Nutrição pela UnB, com pós-graduação em Gestão Educacional pela Fapan. Possui ampla experiência profissional na área educacional, como Diretor na Instituição de Ensino Brasília International School – Government Liaison, e nas áreas comercias e marketing da AMBEV, Nestlé e Grupo Support. Na área acadêmica, realizou treinamentos de grupos técnicos e gestão de processos de trabalho, legislação e gestão de riscos.

        Currículo resumido - Perfil do cargo

        Eduardo Henrique Corrêa da Silva Paranhos Néris - Assessor Especial

        Graduado em Ciências Contábeis e Atuariais pela UnB e Graduando em Direito pelo IESB, com especialização em Auditoria Pública pelo Centro Educacional Fortium e MBA em Finanças e Controladoria pela UDF.

        Servidor público da carreira de Analista do MPU, onde exerceu os cargos de Assessor Parlamentar, Chefe do Setor de Controle de Material e Patrimônio, Assessor Técnico no Gerenciamento de Projetos, Chefe da Conformidade de Gestão e Assessor-Chefe de Planejamento e Gestão do Departamento de Administração. Foi Técnico Bancário na Caixa Econômica Federal, e Pesquisador no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ.

        Currículo resumido - Perfil do cargo

      • Aperfeiçoamento do Pacto Federativo
        Alex Fabiane Teixeira - Diretor do Departamento de Aperfeiçoamento do Pacto Federativo

        Possui PhD em Políticas Públicas e Administração Pública, MsC em Administração Pública - Orçamentos Públicos, Bacharelado em Administração de Empresas, todos pela Universidade de Brasília UNB, e Bacharelado em Ciências Contábeis, pela Universidade Católica Dom Bosco. Além de MBA em Gestão Orçamentária e Financeira do Setor Público, pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UniDF.

        É Professor da Universidade Mackenzie na cadeira de Cenários e Análises Econômicas. É Auditor Federal do Ministério da Economia, onde exerceu funções de liderança, tais como Coordenador de Relações e Análise Financeira de Estados e Municípios, Gestor Financeiro da Conta Única do Tesouro Nacional, Gerente de Normas e Procedimentos de Gestão Fiscal, Gerente de Projetos em Normas e Procedimentos de Gestão Fiscal, Gerente de Projetos para Controle das Despesas com Pessoal da União.

        Foi Analista de Atividades Jurídicas na Procuradoria Geral do DF, Militar do Comando da Aeronáutica, Conselheiro Fiscal de diversas empresas públicas, Coordenador em Grupos de Pesquisa em Gestão Pública, além de ter lecionado em diversas instituições de ensino superior.

        Possui diversos trabalhos sobre a Governança Pública; Federalismo Fiscal; Consórcios Públicos, Gestão Pública e Fiscal e de Responsabilidade Fiscal.

        Currículo resumido - Perfil do cargo

      • Gestão Intergovernamental
        Marília Cristina Sassim Jesus - Diretora do Departamento de Gestão Intergovernamental

        Graduada em Administração de Empresas, com especialização em Análise Política e Avaliação de Políticas Públicas, pela UnB, e em Gestão Empresarial, pela Faculdade de Estudos Avançados do Pará. É mestranda do Programa de Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Governo, da Fundação Getúlio Vargas. Possui certificação internacional CBPP® Blue Seal e PROSCI®. É membro do Conselho Regional de Administração DF e Membro Profissional da ABPMP - Association of Business Process Management Professionals.

        Participou de ampla gama de projetos no ambiente público nas temáticas de transformação organizacional, transformação digital, BPM, BPMO, BPMS, Estratégia, Gestão de Riscos, Agenda, Formulação e Avaliação de Políticas Públicas, GED. No ambiente privado, atuou em multinacional das áreas de Tecnologia, Finanças e Mineração.

        Currículo resumido - Perfil do cargo

    • Secretaria Especial de Relações Institucionais
      Manoel Fernandes Amaral Filho - Secretário Especial

      Graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal do Paraná (Habilitação em Direito Público e Direito das Relações Sociais), tem Mestrado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, além de Especialização em Direito da Administração Pública e em Direito Militar. Cursou MBA em Gestão de Política, Estratégia e Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ).

      É Oficial do Exército Brasileiro desde o ano de 1987, já havendo exercido, dentre outras, as funções de 'Comandante de Organizações Operacionais do Exército Brasileiro, Oficial de Gabinete do Comandante do Exército, Analista de Inteligência do Comando Militar da Amazônia e do Centro de Inteligência do Exército, Staff Officer da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti e Assessor Brasileiro na Escola de Altos Estudos Nacionais da Bolívia, em La Paz.

      Eduardo Gomes da Silva - Secretário Especial Adjunto

      Graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, tem Mestrado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Realizou os cursos de Direção de Inteligência Militar Estratégia e Superior de Defesa na República da Argentina.

      É Oficial do Exército Brasileiro desde o ano de 1990, já havendo exercido, dentre outras, as funções de 'Comandante de Organizações Operacionais do Exército Brasileiro, Oficial de Gabinete do Comandante do Exército, Oficial de Inteligência do Comando Militar do Sudeste e do Centro de Inteligência do Exército.

      Perfil do cargo

      Denis Raimundo de Quadros Soares - Assessor Especial

      Graduado em Direito pela UFMA, com pós-graduação em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações pela UNB, Docência e Metodologia do Ensino Superior pela UFMA e Direito Administrativo pela ESA/MA. Cursa pós-graduação em Direito Processual Civil na Faculdade Damásio.

      Advogado regularmente inscrito na OAB/DF com atuações discretas nas áreas de Direto de Família, Processo Civil e Direito Administrativo na iniciativa privada. Foi Tomador de Contas e Chefe do Contencioso no Ministério da Defesa e Chefe da Assessoria de Apoio para Assuntos Jurídicos no Colégio Militar de Manaus. É Analista de Inteligência com especialização em Inteligência Corporativa.

      Perfil do cargo

      Renato David Clark de Aquino - Assessor Especial

      Graduado em Ciências Militares e Administração pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Fluminense, Executive MBA em Gestão e Administração de Negócios pela Fundação Dom Cabral e extensão em Controladoria pela FGV. Regularmente inscrito no Conselho Regional de Administração/RJ. Experiência nível Diretor em empresas multinacionais de helicópteros, com responsabilidade sobre operações, gerenciamento de crise, análise de risco e inteligência de mercado. Instrutor no Centro de Instrução de Aviação do Exército e oficial de inteligência.

      Perfil do cargo

      Carolina Pelegrini Holtz - Diretora do departamento de Acompanhamento do Orçamento Impositivo
    • Secretaria Especial de Articulação Social
      Iury Revoredo Ribeiro - Secretário Especial de Articulação Social

      FORMAÇÃO ACADÊMICA

      ­Direito – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conclusão: 2001

      Pós - Graduação em Regimes Próprios de Previdência – Universidade Gama Filho, Conclusão: 2009

      Pós - Graduação  em Mercados de Capitais – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conclusão 2017

      FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

      ­Analista de Investimentos – APIMEC (CNPI-T)

      EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

       Procurador Federal da Advocacia-Geral da União desde 2007

      Secretário Especial de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República

       

      Elen Cristina Lacerda Mesquita - Secretária Especial Adjunta

      Graduada em Administração pelo UniCEUB, com pós-graduação em Gestão Estratégica e Qualidade na Universidade Cândido Mendes. Realizou diversas capacitações em áreas de Gestão no Setor Público, pela ENAP e Escola de Administração Fazendária.

      Servidora da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2004, atuou na área de Assessoria da Advocacia-Geral da União. Na Secretaria de Governo da Presidência da República foi Coordenadora-Geral de Informações e Assessora Especial do Gabinete da Secretaria Nacional de Articulação Social. Iniciou sua carreira como técnica judiciária no TJDFT.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

       

      Ieda Maria Silveira - Diretora do Departamento de Relações com Organizações Internacionais e Organizações da Sociedade Civil

      Graduada em Geografia pela USP e em História pela PUC, com mestrado em História Social pela USP.  Atuou como professora nos níveis fundamental, médio e superior, e exerce a atividade de escritora de livros didáticos na área de Ciências Humanas e Geografia.

      Servidora Pública Federal desde 2005, esteve envolvida com temas de segurança internacional no Gabinete de Segurança Institucional, que assessora o chefe do Executivo em assuntos de segurança e defesa. A partir de 2014, também foi assessora de comunicação e chefe de cerimonial durante Grandes Eventos Esportivos e Diplomáticos sediados pelo Brasil.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

      Poliana Marcolino Corrêa - Diretora do Departamento de Relações Político-Sociais

      Graduada em Geologia pela UnB, com mestrado em Hidrogeologia e Meio Ambiente pela mesma universidade. Possui MBA em Gestão Pública e em Gerenciamento de Projetos, ambos pelo IBEDF.

      Servidora pública da carreira de Analista de Infraestrutura, atuou como Assessora e Coordenadora da Diretoria de Energia na Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC. Atuou ainda como Assessora Técnica e Coordenadora-Geral de Temas Estratégicos Transversais, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Secretaria de Governo da Presidência da República, onde dedicou-se à articulação de projetos e estudos estratégicos voltados ao planejamento de longo prazo do setor mineral.  Com carreira iniciada na iniciativa privada, atua há 15 anos na área de meio ambiente e licenciamento ambiental.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

      Claudenice Custodio - Assessora Especial

      Graduada em Administração pela UNIP. Cursa Direito na Universidade Estácio de Sá.

      Na Presidência da República, foi Assessora do Departamento de Relações Político-Sociais e do Departamento de Relações com Organizações Internacionais e Organizações da Sociedade Civil, Assistente Técnico do Departamento de Relações com Organismos Internacionais, Chefe de Gabinete Substituta e Assessora da Secretaria Executiva. No Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, exerceu cargos de Coordenadora-Geral de Planejamento, Orçamento e Finanças, Assistente da Coordenação de Planejamento e Coordenadora de Orçamento. Atuou como Assistente Administrativo no Ministério do Trabalho e Emprego e Assistente no Inmetro

      Currículo resumido - Perfil do cargo

      Roberto Alexandre Ferreira Andrade Miguel - Assessor Especial

      Graduado em Administração e Especialização em Gerenciamento de Projetos pela FAE Business School (Paraná). Tem experiência na área de gestão de projetos com enfoque em responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, planejamento estratégico e mobilização de recursos.

      Com carreira iniciada na iniciativa privada a mais de 15 anos, tendo atuado em organizações como Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, Grupo Marista (PR), Banco Case New Holand (CNH) e Global Village Telecom (GVT). Professor do curso de MBA em Gerenciamento de Projetos na UniEvangélica e na PUC-GO. 

      Perfil do cargo

    • Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares
      Luiz Fernando Botelho de Carvalho - Secretário Especial de Assuntos Parlamentares

      FORMAÇÃO ACADÊMICA

      ­

      PROCESSAMENTO DE DADOS/Universidade de Brasília – UnB: 1988

      DIREITO/AEUDF:  2002

       ESPECIALIZAÇÃO EM REDES DE COMPUTADORES/UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA: 1995

      ESPECIALIZAÇÃO EM ANÁLISE DA CONSTITUCIONALIDADE/UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UnB:  2006

      ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO/FACULDADE FORTIUM: 2008

       

      EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

      ­

       

      PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA/SEGOV/SECRETÁRIO ESPECIAL DE ASSUNTOS PARLAMENTARES: 2019 - Atual

       

      PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA/CC/SUBCHEFE DE ASSUNTOS PARLAMENTARES: 2019

       

      CONSULTORIA LEGISLATIVA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS/ DIRETOR:  2016 - 2019

       

      CONSULTORIA LEGISLATIVA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS/DIRETOR ADJUNTO: 2015

       

      CÂMARA DOS DEPUTADOS/CONSULTOR LEGISLATIVO NAS ÁREAS CIVIL E PENAL (CONCURSO PÚBLICO): desde 2005

       

      SENADO FEDERAL – PRODASEN/ANALISTA LEGISLATIVO: 2003 - 2005

       

      AGU/PROCURADOR FEDERAL:  2002

       

      BANCO CENTRAL/ANALISTA : 1998 - 2002

      André Luís Boratto Braga - Secretário Especial Adjunto

      Graduado em Ciência Política pela UnB e em Direito pela Faculdade Processus, com especialização em Assessoria Parlamentar nas Relações entre Legislativo, Executivo e Judiciário pela UnB. Possui diversos cursos de capacitação em temas de Direito, Administração Pública, Orçamento Público, Poder Legislativo, dentre outros.

      Servidor público da carreira de Técnico Judiciário do TJDFT, onde exerceu os cargos de Chefe de Gabinete, Diretor de Secretaria, Conciliador, Coordenador Substituto dos Juizados Especiais e das Turmas Recursais, Assessor Parlamentar e Assessor de Relações Institucionais. Foi Assessor Legislativo no Senado Federal, Professor na EUROAM e Instrutor do TJDFT na Escola de Formação Judiciária Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro. Foi professor orientador de curso de pós-graduação.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

       

       

      Arthur Falcão Freire Kronenberger - Secretário do Departamento de Acompanhamento Junto ao Congresso Nacional

      Graduado em Ciência Política pela UnB, com ampla capacitação na área de Orçamento Público (ENAP, ASSECOR, CEFOR, Secretaria de Orçamento Federal, Secretaria do Tesouro Nacional, Associação Brasileira de Orçamento Público, dentre outros).

      Servidor público da carreira de Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instrutor nas áreas de Planejamento e Orçamento Público, Processo Orçamentário, SIAFI Gerencial, Receitas e Despesas Públicas.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

      Erika Las Casas Leão - Secretária do Departamento de Acompanhamento Junto à Câmara dos Deputados

      Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, especialista em Direito Público pela LFG e oficial da Marinha pelo Centro de Instrução Almirante Wandenkolk e pela Escola de Guerra Naval.

      Possui ampla experiência na Marinha do Brasil, onde exerceu os cargos de Assessora Parlamentar Adjunta junto à Câmara dos Deputados, Assessora Adjunta de Acompanhamento Legislativo e Ajudante de Ordens do Comandante da Marinha. Na Marinha, foi também encarregada da Central de Processos Judiciários (Brasília), da Seção de Ações Judiciais propostas por militares da Ativa (Rio de Janeiro) e pela Divisão de Direitos e Deveres do Pessoal da Reserva (Rio de Janeiro). Foi condecorada com a Ordem do Mérito Legislativo e com a Medalha Mérito Militar de Bons Serviços.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

      Maria Regina Reis - Secretária do Departamento de Acompanhamento Junto ao Senado Federal

      Graduada em Direito pela UnB, com mestrado em Direito e Estado, pela mesma universidade, e em Democracia e Governança pela Georgetown University.

      Atuou como Consultora Legislativa na Câmara dos Deputados e Assessora de Desembargador no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Iniciou sua carreira como profissional liberal de Advocacia.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

    • Secretaria Especial de Comunicação Social
      Fabio Wajngarten - Secretário Especial

      FORMAÇÃO ACADÊMICA
      ­
      Superior em Direito / Universidade Paulista / Dez 1998
      MBA em Serviços de Marketing /Escola Superior de Propaganda e Marketing / Dez 2002
       
      EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
      ­
      Presidência da República/SEGOV/Secretário Especial de Comunicação Social: Atualmente
      Instituto Liberta / Membro do Conselho de Administração: 2016
      Hadassah Medical Center / Membro do Conselho: 2016
      FW Comunicação / Sócio Fundador / Diretor Comercial e de Operações: 2002

       

      Samy Liberman - Secretário Especial Adjunto

      Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista.

      Atuou como Diretor, Diretor Financeiro e Consultor no mercado de marketing, com ênfase em serviços. Programou e desenvolveu softwares para o mercado publicitário e desenvolveu ferramentas online para o mercado editorial.

      Perfil do cargo

      César Gobbi - Chefe de Gabinete

      Técnico em Contabilidade, cursou Economia na Universidade Federal do Pampa.

      Atuou como Assessor Militar na Vice-Presidência da República e como Coordenador-Geral de Administração e Documentação na Presidência da República. Capitão do Exército da Reserva.

      Perfil do cargo

      Mônica Fonseca Gill - Subsecretária de Articulação

      Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela PUC/RJ. Realizou, pelo IESB, pós-graduação em Didática e Metodologia do Ensino Superior e em Administração na Assessoria de Comunicação Social.

      Servidora Pública de carreira Técnica de Comunicação Social / Jornalista do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Possui ampla experiência nas áreas de Comunicação Social, Imprensa, Relações Institucionais e Relações Públicas, tendo atuado como Assessora, Chefe de Assessoria, Técnica, Consultora Técnica, Coordenadora e Coordenadora-Geral em diversos órgãos: Ministérios (da Justiça, da Saúde, da Ciência e Tecnologia, da Ação Social e dos Esportes), EBC, Presidência da República, IBAMA, Câmara dos Deputados, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Rio Cine Festival, dentre outros. Foi Chefe de Redação da TV Nacional na Radiobras e atuou na área de Reportagem e Redação no Rio de Janeiro (Imprensa Oficial, Jornal Tribuna e Rádio Roquete Pinto).

      Perfil do cargo

      Dídio Pereira de Campos - Diretor do Departamento de Atendimento e Prospecção de Informações de Governo

      Graduado em Ciências Militares pela AMAN, com mestrado e doutorado em Operações Militares e especialização em Política, Estratégia e Administração Militar, todos pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército do Rio de Janeiro. MBA Executivo pela FGV. 

      Atuou como Chefe de Divisão nas seguintes áreas: Mercado Interno, na IMBEL; Acompanhamento Doutrinário, no Comando de Operações Terrestres; e Relações com a Mídia, no Centro de Comunicação Social do Exército. Nas diversas Organizações Militares por onde passou, exerceu as funções de Instrutor, Comandante, Diretor de Ensino e Oficial de Operações, dentre outras. Atuou como Assessor no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e no STJ. Integrou a Assessoria Especial de Grandes Eventos, no Ministério da Defesa. Possui experiência internacional, como Observador Militar da ONU.

      Bruno Bitencourt de Amorim - Diretor do Departamento de Articulação de Estratégias e Ações de Comunicação

      Graduado em Comunicação Social (habilitação em Publicidade e Propaganda) pelo UniCEUB, com pós-graduação em Jornalismo Político (Mídia e Política) pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza e mestrado em Marketing, Consultoria e Comunicação Política pelo Instituto Universitário de Investigação Ortega y Gasset da Espanha.

      Servidor público da carreira de Analista Legislativo (área de Comunicação Social) da Câmara dos Deputados, atuou como Diretor da Coordenação de Planejamento de Comunicação e Publicidade, em atividades de gestão de mídias sociais, e como Chefe da Seção de Criação. Na Procuradoria Geral da República, exerceu atividades de direção de arte em campanhas institucionais. Atuou na iniciativa privada com direção e criação de campanhas publicitárias. Possui prêmios e destaques em concursos na área de Comunicação.

      Perfil do cargo

      Maria Lúcia Valadares e Silva - Secretária de Gestão e Controle

      Graduada em Comunicação Social e em Ciências Econômicas pela UFMG, com pós-graduação em Finanças Empresarias e mestrado em Administração Pública pela FGV. Especializações em Análise Política e Políticas Públicas pela UnB, Gestão Pública pela ENAP e Regulação de Telecomunicações pela UnB.

      Servidora da carreira de Especialista em Regulação, possui ampla experiência nas áreas de Comunicação Social, Telecomunicações e Regulação de Telecomunicações, tendo atuado como Gerente-Geral e Superintendente em diversas áreas da Agência Nacional de Telecomunicações. Em empresas de telecomunicações de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, atuou em suporte a decisões, estratégia e suporte regulatório, dentre outros. Lecionou em cursos de graduação e pós-graduação.

      Perfil do cargo

      Marcelo Augusto Passos Cardoso - Diretor do Departamento de Gestão e Normas

      Graduado em Tecnologia de Processamento de Dados pela UNEB, com pós-graduação em Gestão de Finanças (ênfase em Controladoria) pela mesma universidade, e MBA em Marketing e Comunicação.

      Possui longa experiência em gestão de finanças, sistemas de informação e compliance. Na Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República, foi Diretor do Departamento de Orçamento e Referência de Preços, Diretor do Departamento de Controle e Assessor. Exerceu, no Banco do Brasil, os cargos de Gerente de Divisão e Assessor na Diretoria de Marketing e Comunicação, tendo atuado também como Escriturário.

      Perfil do cargo

      Lílian Almeida Barra - Diretora do Departamento de Orçamento e Referência de Preços

      Graduada em Economia pela FAE, com especialização em Políticas Públicas pela UnB e em Gestão Governamental e Políticas Públicas pela ENAP. MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação pela FGV e Certificação Internacional CBPP®. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Unieuro.

      Servidora da carreira de Analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Orçamento Federal, possui ampla experiência na área de gestão. Atuou como Assessora na Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do Ministério da Previdência e Assistência Social e na Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL exerceu os cargos de Gerente Executiva de Planejamento e Orçamento e Gerente-Geral de Finanças, Orçamento e Arrecadação.

      Perfil do cargo

      Glen Lopes Valente - Secretário de Publicidade e Promoção

      Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV. Participou de Programa de Desenvolvimento Acelerado, Administração e Gestão de Empresas na London Business School, e de Programa Executivo na Stanford University.

      Atuou como Diretor Executivo Comercial e de Marketing no SBT, Diretor de Marketing e Segmento de Alta Renda no HSBC América Latina e Diretor de Marketing e Atendimento ao Cliente no Banco Bozano Simonsen. No HSBC Brasil, foi Diretor de Marketing, Diretor de Serviços Financeiros para Pessoa Física e Canais Alternativos, e Diretor de Cartões e Call Center. Na American Express, ocupou os cargos de Diretor de Aquisição e Alianças Estratégicas, Diretor de Programa de Recompensa, Seguros, Mídia e Aquisição, Gerente de Marketing, Gerente de Planejamento e Controle, Gerente de Planejamento de Marketing e Coordenador de Orçamento e Planejamento.

      Perfil do cargo

      Gislaine Passador Bittencourt de Sá - Diretora do Departamento de Publicidade

      Graduada em Comunicação (habilitação em Publicidade e Propaganda) pela UnB, com pós-graduação em Comunicação nas Instituições Públicas pela USP e MBA Executivo em Marketing pela AEUDF.

      Atuou como Assessora na área de publicidade na Presidência da República, e como Gerente Nacional, Gerente Operacional e Analista na Caixa Econômica Federal. Iniciou sua carreira como funcionária da Secretaria Especial de Ação Comunitária.

      Perfil do cargo

      Marcos Menezes de Souza - Diretor do Departamento de Mídia e Promoção

      Graduado em Gestão de Marketing pela UniEURO, com pós-graduação em Gestão de Projetos pela mesma universidade.

      Exerceu os cargos de Diretor Comercial na MM Mídia Representação e na Rede Pampa de Comunicação, Gerente de Mídia no Ministério das Cidades, Diretor de Mídia e Coordenador-Geral na Subsecretaria de Comunicação Institucional da Presidência da República e Coordenador Comercial no Jornal Correio Braziliense. Atuou em diversas empresas de publicidade, sendo responsável pelo planejamento e pela execução de mídia de grandes instituições como: ANEEL, GDF, MEC, Bacen, Caixa Seguros, TCO, Carrefour Brasília, dentre outros.

      Perfil do cargo

      Cíntia Macedo de Oliveira Rebelo - Diretora do Departamento de Atendimento à Imprensa

      Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UNIP, com pós-graduação em Gestão da Comunicação nas Organizações pelo UniCEUB, e especialização em Gestão de Pessoas, em curso, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

      Foi Assessora de Imprensa e Assessora de Comunicação Social na Presidência da República. Atuou como Assessora de Imprensa e Coordenadora da Assessoria de Comunicação Social no Ministério da Integração Nacional. Foi Assessora de Assuntos Institucionais no Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal, entre outras experiências.

      Perfil do cargo

      Rodrigo Fayad de Albuquerque Rosa - Diretor do Departamento de Conteúdo e Gestão de Canais Digitais

      Bacharel em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo), com especialização em Marketing.

      Atuou como Assessor de Comunicação em empresas públicas e privadas e na gestão de crise de diversas instituições, como Tribunal de Contas da União (TCU), NET Serviços, Brookfield Incorporações, entre outras. Como ministrador em treinamentos de mídia, capacitou centenas de profissionais que atuam no relacionamento com a imprensa em instituições como Procuradoria-geral da República, Escola Nacional do Ministério Público, CAIXA e BNDES. Trabalhou como repórter no jornal Correio Braziliense e na Rádio Nacional, ambos em Brasília.

      Perfil do cargo

  • Entidade vinculada