Autoridades

  • Assistência direta ao Ministro
    • Assessoria Especial
      Alexandre Araujo Mota - Chefe da Assessoria Especial

      Graduado em Ciências Navais pela Escola Naval no posto de Segundo-Tenente, passando para reserva da Marinha do Brasil no posto de Contra-Almirante, possui mestrado e doutorado em Políticas e Estratégicas Marítimas com MBA em Gestão Internacional.  Graduado em Direito pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduação em Direito Administrativo pela Universidade Anhanguera/LFG. Registrado na OAB, Seccional Rio de Janeiro.

      Na Marinha do Brasil, ocupou os cargos de Comandante, Diretor, Vice-Diretor, Chefe de Representação do Brasil no Exterior, Oficial de Estado-Maior, Chefe de Gabinete, Chefe de Departamento, Coordenador e Assessor. No Ministério da Justiça e Segurança Pública, ocupou os cargos de Assessor, Secretário Adjunto e de Secretário Nacional de Segurança Pública. Atuou em organismos internacionais, na Junta Interamericana da Defesa como Chefe da Representação do Brasil e na Organização dos Estados Americanos (OEA) como Adido do Embaixador do Brasil na OEA. Recebeu inúmeras condecorações nacionais e internacionais.

      Perfil do cargo

      Miguel Griesbach de Pereira Franco - Assessor Especial

      Ministro de Primeira Classe da Carreira de Diplomata.  Bacharel em Ciências Econômicas (UFRJ). Bacharel em Diplomacia (IRBr, 1989). Curso de Altos Estudos com a tese "O Etanol como Commodity Internacional: proposta de uma estratégia de cooperação com o Japão" (IRBr, 2007). No Brasil foi Chefe de Gabinete da Subsecretaria-Geral de Assuntos Econômicos e Tecnológicos (2007/9) e Chefe da  Divisão da Europa III (2009/10).

      Na Secretaria de Governo da Presidência da República, foi Diretor do Departamento de Relações com ONGs, de janeiro a agosto de 2019. No exterior exerceu missões de encarregado do Consulado-Geral em Hong Kong (1993); Terceiro Secretário na Embaixada em Pequim (1993 a 1994); Embaixada em Bonn, Terceiro e Segundo Secretário (1994 a 1998);  Embaixada em Tóquio, Segundo Secretário (1998 a 2001); Embaixada em Moscou, Ministro-Conselheiro (2010 a 2015); e Embaixada em Ancara, Ministro-Conselheiro (2015 a 2018). Idiomas: Inglês, Francês, Alemão, Espanhol e Russo.

      Perfil do cargo

      Nilson Kazumi Nodiri - Assessor Especial

      Graduado em Ciências Militares pela AMAN, formou-se Oficial de Carreira da Cavalaria pela mesma Academia. Possui mestrado/doutorado em Ciências Militares e Especialização em Política, Estratégia e Administração Militar, todos pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, e MBA Executivo pela FGV.

      Atuou como Comandante e Instrutor de Cavalaria, Comandante de Esquadrão, Chefe de Seção de Inteligência e Chefe de Seção de Pessoal e de Logística. Exerceu cargos de Assistente-Secretário de Comandante, Assistente-Secretário do Secretário de Economia e Finanças, Adjunto e Chefe de Seção de Doutrina Militar Terrestre e Subchefe interino e Assessor da Direção da Escola Nacional de Magistrados da Justiça Militar da União. No Centro de Comunicação Social do Exército, foi Subchefe do CCOMSEx, Adjunto da Seção de Planejamento e Chefe da Seção de Produção e Divulgação.

      Perfil do cargo

      Paulo Bernardo Santos Andrade - Assessor Especial

      Procurador Federal da Advocacia-Geral da União. Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e de Ciências Sociais do Centro Universitário de Brasília. Mestrando em Direito Tributário. Pós-Graduando em Direito Processual Civil, Advocacia Tributária e Advocacia Empresarial. Especialista em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Eleitoral.  

      Atuou como Assessor Especial da Secretaria-Executiva da Secretaria de Governo da Presidência da República - SE/SEGOV (2019). Foi Assessor da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República - SECOM/SG (2017-2018). Atuou em Ações Prioritárias da AGU, assim como no Contencioso Administrativo e Trabalhista, da Procuradoria Federal (2015-2017).

      Foi Servidor Público do Tribunal Superior Eleitoral por 8 anos. Exerceu o Cargo de Técnico Judiciário e as Funções: i) de Assessor Especial dos Ministros do TSE e do STF (2012-2015 e 2007-2008); ii) de Analista Processual na Coordenadoria de Acórdãos e Resoluções-COARE/SJD (2012); iii) de Oficial de Justiça Ad Hoc na Secretaria Judiciária da Corte Superior Eleitoral-SJD/TSE (2011); iv) de Serventuário da Justiça Eleitoral na Coordenadoria de Processamento-CPRO/SJD (2008-2010); v) de Assessor Internacional e de Cerimonial da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (2007-2008).

      Perfil do cargo

      Georges Feres Kanaan - Assessor Especial
    • Assessoria de Comunicação Social
      Viviane Henriques de Castro - Chefe da Assessoria de Comunicação

      Graduada em Comunicação Social e em Jornalismo pelo IESB, com pós-graduação em Gestão da Comunicação nas Organizações pelo UniCEUB.

      Atuou na Assessoria de Comunicação da Liderança do MDB e na Assessoria de Imprensa Parlamentar, ambas na Câmara dos Deputados. Possui ampla experiência como repórter (Incine Comunicação Integrada, TV TerraViva – Band). Foi Assessora de Comunicação na Z.Com Produções e Gestora de Comunicação interna e Assessora de Comunicação em empresa de consultoria patrimonial. Atuou no Sindicato dos Auditores Fiscais da RFB e na ED Comunicação, realizando a produção e a revisão de matérias, cobertura de eventos, dentre outros.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

    • Gabinete
      Heldo Fernando de Souza - Chefe de Gabinete

      Graduado em Ciências Militares e em Administração pela AMAN, com mestrado e doutorado em Ciências Militares (EsAO e ECEME, respectivamente), e pós-graduação em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército.

      Atuou como Assessor de Planejamento e Assessor Parlamentar no Gabinete do Ministro do Exército, Comandante no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, Assessor Militar na Junta Interamericana de Defesa e Assessor de Assuntos Internacionais no Estado Maior do Exército. Foi Chefe da Divisão de Aviação e Segurança no Comando de Operações Terrestres, Chefe do Estado Maior na 2ª Divisão de Exército de São Paulo e Instrutor em estabelecimentos de ensino do Exército Brasileiro. Foi membro de grupos de trabalho interministeriais e possui ampla experiência em organismos internacionais (OEA, ONU, Us Army, dentre outros). Recebeu diversas condecorações civis e militares.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

    • Secretaria-Executiva
      Jônathas Assunção Salvador Nery de Castro - Secretário-Executivo

      FORMAÇÃO ACADÊMICA

      ­Engenharia Mecânica – UNB, Conclusão: Julho/2008

      Gestão de Negócios – IBMEC, Conclusão: Dezembro/2010

      MBA Economia Brasileira para Negócios – USP, Conclusão: Julho/2016

      Mestrado em Ciências Mecânicas – UNB, Conclusão: Junho/2018

      Estudos Avançados em Project Finance – Middlesex University London (UK), Conclusão: Abril/2019.

       EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

      ­Ministério da Integração Nacional – Analista de Infraestrutura – 07/2010 a 05/2013

      Ministério da Integração Nacional – Coordenador Geral de Supervisão de Obras – 05/2013 a 12/2013

      Ministério da Integração Nacional – Coordenador Geral de Obras Civil – 12/2013 a 09/2015

      Ministério da Integração Nacional – Diretor de Projetos Estratégicos – 09/2015 a 10/2016

      Ministério da Integração Nacional – Assessor Especial da Secretaria de Infraestrutura Hídrica – 10/2016 a 12/2016

      Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimento da Presidência da República – Diretor – 12/2016 a 11/2018

      Coordenador na Esquipe de Transição do Governo Federal – 11/2018 a 12/2018

      Ministério do Desenvolvimento Regional – Secretário Nacional de Saneamento – 01/2019 a 07/2019

       

       

      Natasha Torres Gil Nunes - Secretária-Executiva Adjunta

      Graduada em Direito pela UFMG e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, com pós-graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e mestrado em Direito pela UERJ. 

      Servidora pública da carreira de Analista da Planejamento e Orçamento do Ministério da Economia, atuou na assessoria e na coordenação geral de investimentos do Governo Federal em infraestrutura e mobilidade urbana, e na chefia da assessoria da área regulatória e de assuntos econômicos do antigo Ministério do Planejamento. Foi Diretora na Secretaria Especial de Desestatização e Desinvestimento do atual Ministério da Economia. Anteriormente, no governo estadual de Minas Gerais, ocupou cargos de gerente de projetos em diversas áreas.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

       

      Felipe Beltrão Fallot - Assessor Especial

      Graduado em Direito pela Universidade Estácio do Recife, com pós-graduação em Direito Público pela mesma instituição. Cursa Especialização em Relações Internacionais na UnB.

      Servidor público da carreira de Procurador Federal da AGU, atuou como Procurador Federal no Núcleo de Previdência e Assistência Social e no Núcleo de Cobrança e Ações Prioritárias da Procuradoria Federal no Estado de Mato Grosso. Foi Assessor Técnico na Secretaria de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Condecorado com a Medalha Exército Brasileiro.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

      Paula Baratella - Assessora Especial

      Graduada em Arquitetura pela UNICAMP, com mestrado em Engenharia Civil pela mesma universidade e especializações em Business (Espanha), Edificações Eficientes (Japão) e Smart & Green Infrastructure (China). MBA em Políticas Públicas e Sustentabilidade e em Administração Pública.

      Servidora pública da carreira de Analista de Infraestrutura do Ministério da Economia, atuou como Diretora de Projetos no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) na Presidência da República, Coordenadora Substituta de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia e Assessora de Assuntos Internacionais para a Promoção de Investimentos em Infraestrutura no Ministério da Infraestrutura.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

       

      Vinicius Dantas Damasceno de Araújo - Diretor do Departamento de Planejamento e Governança

      Graduado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe.

       Servidor público da carreira de Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, atuou na Presidência da República como Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação, Coordenador-Geral de Acesso à Informação, Coordenador-Geral Substituto de Correição e Assessor na Coordenação-Geral de Correição. Na CGU, exerceu os cargos de Coordenador-Geral Substituto de Monitoramento de Processos Disciplinares, Assessor na Corregedoria-adjunta da Área de Infraestrutura e Presidente de Comissões de Processos Administrativos Disciplinares e Sindicâncias. Foi Procurador-Geral Municipal em São Cristóvão/SE e Procurador na Companhia Hidroelétrica de São Francisco. Iniciou sua carreira como profissional liberal de Advocacia e lecionou em cursos de formação da CGU e da Presidência da República.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

      Otávio Santana do Rêgo Barros - Porta-Voz da Presidência da República

      Graduado em Ciências Militares pela AMAN, com mestrado e doutorado em Ciências Militares, Altos Estudos em Política e Estratégia Militar. Realizou cursos e estágios em operação na Selva (categoria B) e básico do Combatente de Montanha. 

      Como Oficial-General, exerceu as funções de Comandante da 4ª Brigada de Infantaria e da Força de Pacificação nos complexos do Alemão e da Penha. Foi responsável, junto à ONU, pela segurança da Conferência Rio +20, Assistente do Comandante da ESG e Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército. Como Oficial-Superior, exerceu as funções de Comandante de Cavalaria Mecanizada em Recife e Ponta Porã, Oficial de Gabinete no Centro de Inteligência do Exército, Assessor do Ministro Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos e Assessor da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai. Integrou a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti, na função de Comandante do 1º Batalhão de Infantaria de Força de Paz. Recebeu mais de 30 condecorações nacionais e internacionais.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

      Illana Pinheiro Bezerra - Diretora do Departamento de Planejamento e Governança - Substituta
  • Órgãos específicos singulares
    • Secretaria Especial de Assuntos Federativos
      • Deborah Virginia Macedo Arôxa - Secretária Especial de Assuntos Federativos

        FORMAÇÃO ACADÊMICA

        ­

        Graduação em Administração – Universidade Tiradentes UNIT, Conclusão 2003.

        Especialização em Pós Graduação em Organização, RH e Planejamento –Universidade Tiradentes, Conclusão 2005

         

        FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

        ­

        Certificado CBPP Blue Seal, Conclusão 2014

        ABPMP Internacional, ABPMP, Brasil, Conclusão em 2014

        Certificação CBPP, Conclusão 2011

        ABPMP Internacional, ABPMP, Brasil, Conclusão em 2011

        Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, SESCOOP, Brasil – 2016

        Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil – 2005

        Instituto de Pós – Graduação e Graduação, IPOG, Brasil – 2015 (Professora)

        Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB, Brasil – 2016 (Professora)

        Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe, FANESE, Brasil – 2013 (Professora)

        Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil – 2015 (Professora)

         

        EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

        Secretária Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República – 2019

        Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO – 2016

        Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (SE), Seplag, Brasil – 2015

        Secretaria da Educação de Rosário do Catete, Secretaria da ED, Brasil – 2010

        Tribunal de Justiça de Sergipe, TJ/SE, Brasil – 2005

        SENAI – Departamento Regional de Sergipe, SENAI/DR/SE, Brasil – 2005

        SESI – Departamento Regional do Estado de Sergipe, SESI/SE, Brasil – 2005

        Comreg Educacional, COMREG, Brasil – 2003

        Júlio Alexandre Menezes da Silva - Secretário Especial Adjunto

        Bacharel e Mestre em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB).  É servidor público da carreira de Analista do Banco Central do Brasil desde 2000. Exerceu diversos cargos na área econômica do Governo: Secretário de Planejamento e Assuntos Econômicos do antigo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, entre Abril/18 e Dez/18; Secretário-Adjunto da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) do Ministério da Economia, entre Fev/2019 e Mar/2020; e Secretário-Adjunto de Políticas Macroeconômicas da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, entre Ago/08 e Ago/12; dentre outras funções.  Participou diversos conselhos de empresas como representante da União.

        Daniel Oliveira Lopes - Assessor Especial

        Graduado em Nutrição pela UnB, com pós-graduação em Gestão Educacional pela Fapan. Possui ampla experiência profissional na área educacional, como Diretor na Instituição de Ensino Brasília International School – Government Liaison, e nas áreas comercias e marketing da AMBEV, Nestlé e Grupo Support. Na área acadêmica, realizou treinamentos de grupos técnicos e gestão de processos de trabalho, legislação e gestão de riscos.

        Currículo resumido - Perfil do cargo

        Marília Cristina Sassim Jesus - Assessora Especial

        Graduada em Administração de Empresas, com especialização em Análise Política e Avaliação de Políticas Públicas, pela UnB, e em Gestão Empresarial, pela Faculdade de Estudos Avançados do Pará. É mestranda do Programa de Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Governo, da Fundação Getúlio Vargas. Possui certificação internacional CBPP® Blue Seal e PROSCI®. É membro do Conselho Regional de Administração DF e Membro Profissional da ABPMP - Association of Business Process Management Professionals.

        Participou de ampla gama de projetos no ambiente público nas temáticas de transformação organizacional, transformação digital, BPM, BPMO, BPMS, Estratégia, Gestão de Riscos, Agenda, Formulação e Avaliação de Políticas Públicas, GED. No ambiente privado, atuou em multinacional das áreas de Tecnologia, Finanças e Mineração.

        Currículo resumido - Perfil do cargo

      • Aperfeiçoamento do Pacto Federativo
        André Gustavo César Cavalcanti - Diretor do Departamento de Aperfeiçoamento do Pacto Federativo

        Mestre em direito pela Universidade de Illinois, pós-graduado em direito corporativo pelo IDP e especialista em docência do ensino superior pela UFRJ. É servidor público da carreira de Analista de Planejamento e Orçamento, atuou na Secretaria de Orçamento Federal - SOF e na Secretaria de Coordenação e Governança de Empresas Estatais - SEST.

        Participou dos processos orçamentários dos Ministérios da Saúde e da Educação; coordenou a área da SEST responsável por emitir orientações aos representantes da União nos Conselhos de Administração de Estatais, bem como foi responsável pelo Indicador de Governança das Empresas Estatais.

      • Gestão Intergovernamental
        Eduardo Henrique Corrêa da Silva Paranhos Néris - Diretor do Departamento de Gestão Intergovernamental

        Graduado em Ciências Contábeis e Atuariais pela UnB e Graduando em Direito pelo IESB, com especialização em Auditoria Pública pelo Centro Educacional Fortium e MBA em Finanças e Controladoria pela UDF.

        Servidor público da carreira de Analista do MPU, onde exerceu os cargos de Assessor Parlamentar, Chefe do Setor de Controle de Material e Patrimônio, Assessor Técnico no Gerenciamento de Projetos, Chefe da Conformidade de Gestão e Assessor-Chefe de Planejamento e Gestão do Departamento de Administração. Foi Técnico Bancário na Caixa Econômica Federal, e Pesquisador no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ.

        Currículo resumido - Perfil do cargo

    • Secretaria Especial de Relações Institucionais
      Manoel Fernandes Amaral Filho - Secretário Especial

      Graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal do Paraná (Habilitação em Direito Público e Direito das Relações Sociais), tem Mestrado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, além de Especialização em Direito da Administração Pública e em Direito Militar. Cursou MBA em Gestão de Política, Estratégia e Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ).

      É Oficial do Exército Brasileiro desde o ano de 1987, já havendo exercido, dentre outras, as funções de 'Comandante de Organizações Operacionais do Exército Brasileiro, Oficial de Gabinete do Comandante do Exército, Analista de Inteligência do Comando Militar da Amazônia e do Centro de Inteligência do Exército, Staff Officer da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti e Assessor Brasileiro na Escola de Altos Estudos Nacionais da Bolívia, em La Paz.

      Eduardo Gomes da Silva - Secretário Especial Adjunto

      Graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, tem Mestrado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Realizou os cursos de Direção de Inteligência Militar Estratégia e Superior de Defesa na República da Argentina.

      É Oficial do Exército Brasileiro desde o ano de 1990, já havendo exercido, dentre outras, as funções de 'Comandante de Organizações Operacionais do Exército Brasileiro, Oficial de Gabinete do Comandante do Exército, Oficial de Inteligência do Comando Militar do Sudeste e do Centro de Inteligência do Exército.

      Perfil do cargo

      Denis Raimundo de Quadros Soares - Assessor Especial

      Graduado em Direito pela UFMA, com pós-graduação em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações pela UNB, Docência e Metodologia do Ensino Superior pela UFMA e Direito Administrativo pela ESA/MA. Cursa pós-graduação em Direito Processual Civil na Faculdade Damásio.

      Advogado regularmente inscrito na OAB/DF com atuações discretas nas áreas de Direto de Família, Processo Civil e Direito Administrativo na iniciativa privada. Foi Tomador de Contas e Chefe do Contencioso no Ministério da Defesa e Chefe da Assessoria de Apoio para Assuntos Jurídicos no Colégio Militar de Manaus. É Analista de Inteligência com especialização em Inteligência Corporativa.

      Perfil do cargo

      Renato David Clark de Aquino - Assessor Especial

      Graduado em Ciências Militares e Administração pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Fluminense, Executive MBA em Gestão e Administração de Negócios pela Fundação Dom Cabral e extensão em Controladoria pela FGV. Regularmente inscrito no Conselho Regional de Administração/RJ. Experiência nível Diretor em empresas multinacionais de helicópteros, com responsabilidade sobre operações, gerenciamento de crise, análise de risco e inteligência de mercado. Instrutor no Centro de Instrução de Aviação do Exército e oficial de inteligência.

      Perfil do cargo

      Carolina Pelegrini Holtz - Diretora do departamento de Acompanhamento do Orçamento Impositivo
    • Secretaria Especial de Articulação Social
      Iury Revoredo Ribeiro - Secretário Especial de Articulação Social

      FORMAÇÃO ACADÊMICA

      ­Direito – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conclusão: 2001

      Pós - Graduação em Regimes Próprios de Previdência – Universidade Gama Filho, Conclusão: 2009

      Pós - Graduação  em Mercados de Capitais – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conclusão 2017

      FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

      ­Analista de Investimentos – APIMEC (CNPI-T)

      EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

       Procurador Federal da Advocacia-Geral da União desde 2007

      Secretário Especial de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República

       

      Elen Cristina Lacerda Mesquita - Secretária Especial Adjunta

      Graduada em Administração pelo UniCEUB, com pós-graduação em Gestão Estratégica e Qualidade na Universidade Cândido Mendes. Realizou diversas capacitações em áreas de Gestão no Setor Público, pela ENAP e Escola de Administração Fazendária.

      Servidora da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2004, atuou na área de Assessoria da Advocacia-Geral da União. Na Secretaria de Governo da Presidência da República foi Coordenadora-Geral de Informações e Assessora Especial do Gabinete da Secretaria Nacional de Articulação Social. Iniciou sua carreira como técnica judiciária no TJDFT.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

       

      Claudenice Custodio - Diretora do Departamento de Relações com Organizações Internacionais e Organizações da Sociedade Civil

      Graduada em Administração pela UNIP. Cursa Direito na Universidade Estácio de Sá.

      Na Presidência da República, foi Assessora do Departamento de Relações Político-Sociais e do Departamento de Relações com Organizações Internacionais e Organizações da Sociedade Civil, Assistente Técnico do Departamento de Relações com Organismos Internacionais, Chefe de Gabinete Substituta e Assessora da Secretaria Executiva. No Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, exerceu cargos de Coordenadora-Geral de Planejamento, Orçamento e Finanças, Assistente da Coordenação de Planejamento e Coordenadora de Orçamento. Atuou como Assistente Administrativo no Ministério do Trabalho e Emprego e Assistente no Inmetro

      Currículo resumido - Perfil do cargo

      Carla Monteaperto Cal - Assessora Especial

      Graduada em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Na Presidência da República foi Assistente, Assessora Técnica, Coordenadora-Geral de Informações Interina, Coordenadora-Geral de Precursora Substituta e Assessora da Secretaria Especial de Articulação Social.

      Atuou nas áreas de comunicação, gerenciamento de dados, mídias sociais e relacionamento político-social da Presidência da República.

      Tatiana Rubia Melo Miranda - Diretora do Departamento de Relações Político-Sociais

      Graduada em Ciências Contábeis pelo CEAP. Pós-graduada em Gestão e Controladoria Governamental pela Omni/DF. Pós-graduada em Auditoria pela PUC/MG. Cursando MBA Executivo em Economia e Gestão – Relações Governamentais pela FGV/DF.

      Na Presidência da República atuou como Assessora Técnica na Coordenação-Geral de Articulação com Organizações da Sociedade Civil do Departamento de Relações com Organizações Internacionais e Organizações da Sociedade Civil da Secretaria Especial de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República. Na Secretaria Extraordinária de Governo em Brasília atuou como Gerente de Projeto, na Secretaria de Administração do Estado do Amapá exerceu cargos de Chefe de Gabinete e Gerente de Projeto e na Auditoria Geral do Estado do Amapá exerceu cargo de Chefe de Gabinete.

      João Daniel de Andrade Cascalho - Diretor Substituto
      Rafael Augusto Pinto - Assessor Especial

      Graduado em Geografia pela Universidade de Campinas (Unicamp). Especialista em Geoprocessamento pela Universidade de Brasília (UnB). Atuando na área de análise de informações geoespaciais e procedimentos de data mining na definição de valores para as análises de multicritérios.

    • Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares
      André Luís Boratto Braga - Secretário Especial

      Graduado em Ciência Política pela UnB e em Direito pela Faculdade Processus, com especialização em Assessoria Parlamentar nas Relações entre Legislativo, Executivo e Judiciário pela UnB. Possui diversos cursos de capacitação em temas de Direito, Administração Pública, Orçamento Público, Poder Legislativo, dentre outros.

      Servidor público da carreira de Técnico Judiciário do TJDFT, onde exerceu os cargos de Chefe de Gabinete, Diretor de Secretaria, Conciliador, Coordenador Substituto dos Juizados Especiais e das Turmas Recursais, Assessor Parlamentar e Assessor de Relações Institucionais. Foi Assessor Legislativo no Senado Federal, Professor na EUROAM e Instrutor do TJDFT na Escola de Formação Judiciária Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro. Foi professor orientador de curso de pós-graduação.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

       

       

      Fábio Tayarol Marques - Secretário Especial Adjunto

      Graduado em Ciências Navais pela Escola Naval e Mestrado em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval. Possui diversos cursos de capacitação em temas militares e de Gestão Empresarial, Processo Legislativo e Processo Orçamentário, dentre outros. Militar de carreira da Marinha do Brasil, ocupa a patente de Capitão de Mar e Guerra.  Exerceu diversos cargos militares, inclusive foi Assessor de Relações Institucionais do Comando da Marinha. Foi Coordenador do Departamento de Acompanhamento junto à Câmara dos Deputados na Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Governo.

      Arthur Falcão Freire Kronenberger - Secretário do Departamento de Acompanhamento Junto ao Congresso Nacional

      Graduado em Ciência Política pela UnB, com ampla capacitação na área de Orçamento Público (ENAP, ASSECOR, CEFOR, Secretaria de Orçamento Federal, Secretaria do Tesouro Nacional, Associação Brasileira de Orçamento Público, dentre outros).

      Servidor público da carreira de Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instrutor nas áreas de Planejamento e Orçamento Público, Processo Orçamentário, SIAFI Gerencial, Receitas e Despesas Públicas.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

      Erika Las Casas Leão - Secretária do Departamento de Acompanhamento Junto à Câmara dos Deputados

      Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, especialista em Direito Público pela LFG e oficial da Marinha pelo Centro de Instrução Almirante Wandenkolk e pela Escola de Guerra Naval.

      Possui ampla experiência na Marinha do Brasil, onde exerceu os cargos de Assessora Parlamentar Adjunta junto à Câmara dos Deputados, Assessora Adjunta de Acompanhamento Legislativo e Ajudante de Ordens do Comandante da Marinha. Na Marinha, foi também encarregada da Central de Processos Judiciários (Brasília), da Seção de Ações Judiciais propostas por militares da Ativa (Rio de Janeiro) e pela Divisão de Direitos e Deveres do Pessoal da Reserva (Rio de Janeiro). Foi condecorada com a Ordem do Mérito Legislativo e com a Medalha Mérito Militar de Bons Serviços.

      Currículo resumido - Perfil do cargo

      Marcos Fernandes Passos - Secretário do Departamento de Acompanhamento junto ao Senado Federal

      Graduado em Direito pela UFRJ, com mestrado em Direito Internacional, pela UERJ. Possui certificação pela Tulane Law School e FGV em Law and Sustainable Development: Comparative and International Perspectives.

      Servidor público da carreira de Analista do Banco Central do Brasil, atuou no Departamento de Relacionamento Institucional e Assuntos Parlamentares e na Divisão de Monitoramento do Congresso Nacional. Experiência como professor em Direito Internacional, Direitos Humanos, Direito Desportivo Internacional.