FAQ PREVCOV

Publicado em 13/09/2021 12h55
    • Por que eu fui selecionado para a pesquisa PREVCOV?

      Sua residência foi inicialmente selecionada, por meio de um sorteio, para participar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD COVID19, realizada pelo IBGE, que realiza entrevistas por telefone com milhares de indivíduos de todo o Território Nacional. A PREVCOV é uma continuação deste estudo, com a diferença que será oferecido aos participantes selecionados a coleta de amostras biológicas para testagem sorológica. Nesta fase da pesquisa só estamos trabalhando com municípios das capitais e municípios das Regiões Metropolitanas de Capitais.

    • Por que eu não fui selecionado para a pesquisa PREVCOV?

      Nesta fase da pesquisa estão incluídos somente municípios das capitais e municípios das Regiões Metropolitanas de Capitais. Se você mora em um dos municípios selecionados, mas não foi contatado, é porque a sua residência provavelmente não foi selecionada em um sorteio realizado pelo IBGE, que conduz a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD COVID19. A PREVCOV é uma continuação deste estudo, com a diferença que será oferecido aos participantes selecionados a coleta de amostras biológicas para testagem sorológica.

    • Minha tia, namorado ou qualquer pessoa que não mora na minha residência pode participar?

      NÃO. Este estudo foi desenhando e planejado com métodos estatísticos que preveem a realização de um sorteio para a seleção das residências, pessoas não selecionadas não devem participar da pesquisa. Caso qualquer pessoa da sua casa esteja doente ou precise fazer testes para COVID-19 orientamos que procure o serviço de saúde mais próximo.

       

    • Ter resultado Reagente no teste de anticorpos realizado para a pesquisa significa que estou com COVID-19?

      NÃO. O teste de anticorpos do tipo IgG para Covid-19 indica que você foi contaminado ou vacinado anteriormente e seu corpo desenvolveu anticorpos para a doença, mas ele não detecta a doença em fase aguda.

    • Ter resultado Negativo no teste de anticorpo realizado para a pesquisa significa que eu não estou com COVID-19?

      NÃO. O teste de anticorpos do tipo IgG para Covid-19 indica que você foi contaminado ou vacinado anteriormente e seu corpo desenvolveu anticorpos para a doença, mas ele não detecta a doença em fase aguda. Caso você ou qualquer pessoa da sua casa esteja apresentando sintomas da doença ou precise fazer testes para COVID-19 orientamos que procure o serviço de saúde mais próximo.

       

    • Qual o objetivo desta pesquisa? Por que devo participar?

      O estudo que o (a) senhor(a) está sendo convidado(a) a participar, tem por objetivo estimar quantas pessoas tiveram a COVID-19 no Brasil. O estudo é importante porque estamos tentando compreender melhor a doença, o comportamento do vírus e seus fatores de risco, para que possamos ajudar a prevenir e combater essa doença.

    • Se eu aceitar participar alguém vai divulgar o meu nome? Tenho garantia de sigilo?

      Seu nome não será divulgado. Quanto aos dados pessoais de cada participante da pesquisa, serão adotados todos os procedimentos de segurança da informação já utilizados pelo IBGE, visando a desidentificação dos participantes e a confidencialidade de todos os dados coletados. Somente os dados analisados em conjunto serão divulgados, mas nuca com informações pessoais dos participantes.

       

    • Como vejo o resultado do meu exame?

      Os resultados dos exames poderão ser consultados pelos participantes, por meio de um sistema próprio construído para a pesquisa, e instruções específicas serão dadas no momento da visita.

    • Como vejo os resultados da pesquisa?

      Os resultados serão divulgados pelo Ministério da Saúde em documentos técnicos, coletivas, média. Você também poderá acessar o site para ter acesso a essas informações assim que elas forem liberadas.

    • A amostra do meu sangue que foi coletado ficará armazenada? Quem fica responsável por esse armazenamento? Por quanto tempo ficará armazenado?

      Uma amostra de cada participante será armazenada para compor uma soroteca/biorepositório nacional relacionada à infecção pelo SARS-CoV-2. Este armazenamento ocorrerá na Fiocruz-RJ por um período estimado de 05 (cinco) anos e estas amostras só poderão ser utilizadas para a realização de estudos complementares mediante aprovação do Ministério da Saúde.

       

    • O MS irá usar a minha amostra de sangue para outra pesquisa?

      As amostras armazenadas só poderão ser utilizadas para a realização de estudos complementares relacionados a SARS-CoV-2 e que tenham aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. 

       

    • Como posso ter certeza que a pessoa que virá até a minha casa fazer a coleta da amostra é do Ministério da Saúde? Há alguma identificação?

      Ele estará paramentado com uma camiseta que identifique a pesquisa PREVCOV e usará seu crachá de identificação, que demonstra que ele trabalha para um laboratório certificado e contratado.

    • Meu filho (a), sobrinho (a) tem menos de 18 anos também pode participar da pesquisa?

      Caso eles sejam residentes da sua casa eles poderão participar da pesquisa. Em caso de menores de 18 anos, os responsáveis assinarão um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) na modalidade Termo de Consentimento para o Responsável por Indivíduos Menores de Idade. Para aqueles menores alfabetizados (na faixa etária de 06 a menores de 18 anos) também será necessária a assinatura de um Termo de assentimento.

       

    • Porque preciso assinar um termo para que meu filho (a), sobrinho (a) que tem menos de 18 participe da pesquisa?

      O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido é um documento básico e fundamental dos protocolos éticos da pesquisa com seres humanos. No caso dos participantes menores de 18 anos é necessário que um responsável legal dê seu consentimento para os menores de idade. Os menores de idade alfabetizados também assinarão um Termo de Assentimento, garantindo que também estão cientes que participarão de um estudo e que receberam todas as informações necessárias, de acordo com a compreensão da faixa etária.

       

    • Já tive covid-19 mesmo assim preciso participar da pesquisa?

      SIM. O objetivo principal da pesquisa é estimar quantas pessoas tiveram a COVID-19 no Brasil, o que será importante para compreender melhor a doença e o comportamento do vírus, assim como seus fatores de risco.

       

    • Já fui vacinado contra a covid-19 mesmo assim preciso participar da pesquisa?

      SIM. O objetivo principal da pesquisa é estimar quantas pessoas tiveram a COVID-19 no Brasil, o que será importante para compreender melhor a doença e o comportamento do vírus, assim como seus fatores de risco. Ter sido vacinado contra a Covid-19 não impede que você tenha sido infectado anteriormente. Além disso, o teste de anticorpos do tipo IgG irá identificar se seu corpo desenvolveu anticorpos para a doença.

       

    • Qual o período de realização da pesquisa?

      A pesquisa está sendo planejada para ser realizada entre maio e novembro de 2021, o que envolve o período que vai desde a coleta de dados (contato com participantes) até a liberação dos resultados finais do estudo.

       

    • O que é testagem sorológica?

      Os testes de sorológicos são exames tradicionais para identificar os anticorpos em amostras de soro, obtidas em uma coleta de sangue. Geralmente estes exames são feitos dias ou semanas após o adoecimento, quando o indivíduo já produziu anticorpos contra o vírus causador da doença pesquisada.

       

    • Um resultado positivo no teste de IgG deve ser notificado para a vigilância epidemiológica municipal?

      NÃO. Considerando a história natural da covid-19 no Brasil, um resultado isolado de teste sorológico IgG reagente não deve ser considerado como teste confirmatório para efeitos de notificação e confirmação de caso.