PrevCOV – Uma das maiores pesquisas sobre Covid-19 do mundo
Desde de 2020 o Brasil e o mundo investem esforços para controlar a pandemia de covid-19.
A Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov) é estudo soroepidemiológico nacional que pode fornecer informações que apoiem a tomada de decisão baseada em evidências, embasando as respostas em saúde pública e nos mostrando a distribuição da covid-19 e sua dinâmica de transmissão, sinalizando como a doença varia ou variou de acordo com o cenário específico das populações afetadas, e nos diferentes recortes geográficos: grandes regiões, unidades federadas, regiões metropolitanas e municípios das capitais.
Objetivo do PrevCOV
Estimar a prevalência da infecção pelos vírus SARS-CoV-2 em residentes do Brasil com estimativas para as capitais, unidades federadas e regiões metropolitanas de capital.
Amostra
Quem Participa da Pesquisa
A PREVCOV vai trabalhar com os indivíduos selecionados na PNAD COVID19/IBGE.
A PNAD COVID19 é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios que é realizada pelo IBGE desde maio de 2020, com realização de entrevistas por telefone com milhares de indivíduos de todo o território nacional, para estimar o número de pessoas com sintomas associados à síndrome gripal e monitorar os impactos da pandemia da covid-19 no mercado de trabalho brasileiro.
A PREVCOV vai trabalhar com os indivíduos selecionados na
Como acontece a pesquisa
1º etapa finalizada em 9/8 - Ministério entrou em contato com o cidadão por SMS/Whatsapp para informar que este foi selecionado para participar da pesquisa e fará uma ligação para:
- confirmar participação no estudo (etapa finalizada)
- realizar entrevista (etapa finalizada)
- agendar coleta de material biológico de todos os moradores da residência. (etapa finalizada)
2º etapa em andamento (previsão de finalização até 30/09) – Profissionais de saúde de laboratório do Grupo Pardini (empresa contratada)
- farão o primeiro contato diretamente na residência para coleta da amostra de todos os residentes do domicílio que quiserem participar da pesquisa.
- usuário receberá o termo de consentimento livre e esclarecido. Menores de 18 anos deverão ter autorização dos pais ou responsáveis
- identificarão, processarão e transportarão as amostras de soro
3º etapa - Fiocruz
- recebe as amostras
- analisa (CLIA)
- emite resultado
- devolve o resultado ao usuário: os resultados dos exames poderão ser consultados pelos participantes, em sistema próprio construído para a pesquisa. Instruções específicas serão dadas no momento da coleta.
- armazena (Biobanco)
IMPORTANTE: OS DADOS SÃO SIGILOSOS
Os dados dos participantes não serão divulgados. Serão adotados todos os procedimentos de segurança da informação já utilizados pelo IBGE, visando a não identificação dos participantes e a confidencialidade de todos os dados coletados. Somente os dados analisados em conjunto serão divulgados, mas nunca com informações pessoais dos participantes.
Como será a análise do material?
A análise será dirigida, principalmente, a avaliar a prevalência de COVID-19 na população brasileira, em diferentes recortes geográficos. Adicionalmente, será enfatizada a pesquisa de outros determinantes que podem influenciar essa prevalência, bem como um maior risco para adoecimento. Os dados da pesquisa também permitirão cálculos mais precisos de indicadores de morbidade e da letalidade pela doença.
Comitê de Governança
O Comitê de Governança será composto por:
Secretaria de Vigilância em Saúde
Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde
Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde - CONASS
Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde - CONASEMS
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ
Organização Pan Americana da Saúde - OPAS
Hipóteses
A hipótese principal é que a expressão da doença e a dinâmica de transmissão, variam/variaram de acordo com o cenário específico das populações afetadas no Brasil, e nos diferentes recortes geográficos: Grandes Regiões, Unidades Federadas, Regiões Metropolitanas, Municípios das Capitais.
Opção 5 – Pesquisas e Campanhas | Opção 1 – Mais informações sobre pesquisas do MS | Opção 1 – Prevcov