Notícias

SIMPÓSIO 03/12

Participantes destacam compromisso com a saúde pública e o papel do RH na pandemia

Primeiro dia de evento é marcado por troca de experiências entre países. O Simpósio Internacional encerra nesta sexta-feira (04), com o Workshop Modelos de Projeção de Recursos Humanos em Saúde
Publicado em 03/12/2020 18h25

O primeiro dia do Simpósio Internacional de Gestão do Trabalho em Saúde e o Workshop “Modelos de Projeção de Recursos Humanos em Saúde” foi marcado pelo compromisso com a saúde pública e a importância dos Recursos Humanos durante a pandemia. Durante abertura oficial do evento, a secretária de Gestão em Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, destacou que o Brasil soube preparar profissionais de saúde para atuar no enfrentamento à Covid-19. “Nosso país tem um grande diferencial – que é o de preparar pessoas. Mais do que compartilhar modelos de gestão, desenvolvemos talentos humanos para que sejam o coração do nosso sistema de saúde”, reforçou a secretária. 

O secretário Especial de Saúde Indígena da pasta, Robson Santos da Silva, também exaltou o trabalho dos profissionais que estão na linha de frente para trazer melhorias à população indígena. “Hoje, temos mais de 755 mil profissionais em campo, que levam atendimento e cuidado adequados às comunidades e aldeias indígenas do país, e este comprometimento é fundamental” destacou Robson. 

Em seguida, o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, ressaltou que o encontro é uma “excelente oportunidade para um intercâmbio de experiências profissionais durante a pandemia, onde especialistas podem compartilham e discutir o atual cenário de enfrentamento à Covid-19. 

O secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, reforçou a importância dos profissionais de saúde durante a pandemia do coronavírus. “Esses profissionais foram e são essenciais no enfrentamento à Covid-19. As diferentes experiências trazidas hoje neste encontro são importantes para mostrar como o Brasil é modelo na preparação desses profissionais”, destacou o secretário. 

O encontro tem como objetivo trocar informações de gestão do trabalho entre profissionais e gestores de saúde, e também avaliar as experiências de outros países das Américas e Europa, com destaque para o contexto de enfrentamento da pandemia.  

O evento conta, em sua programação, com a presença de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). 

WORKSHOP 

Nesta sexta-feira (04), será realizado o Workshop Modelos de Projeção de Recursos Humanos em Saúde, que debaterá modelos de projeção de profissionais por meio de dados e indicadores, com troca de experiências entre representantes da Europa, Japão, Estados Unidos e Brasil. 

As atividades terão início às 9h, seguidas de debates e web conferências sobre bases, indicadores e dados essenciais disponíveis para planejamento e previsão de recursos humanos em Saúde, bem como apresentação de modelos com diferentes abordagens. Ao final do evento, haverá oficina de capacitação para os colaboradores, com utilização de bases de dados sobre oferta, acesso e uso de serviços, recursos humanos e situação de saúde. 

O evento é uma realização do Ministério da Saúde em parceria com Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e a Universidade de São Paulo (USP). 

Para ter acesso à programação e lista de participantes, clique aqui.

 

Por Karina Borges
Ministério da Saúde
(61) 3315-3989

 

 

Saúde e Vigilância Sanitária