Notícias

COVID-19

Nota conjunta do Ministério da Defesa, do Ministério das Relações Exteriores e da Saúde sobre importação das doses da vacina da Astrazeneca/Oxford da Índia

Avião que buscará vacinas contra a Covid-19 decola nesta quinta-feira às 13h de Viracopos-SP
Publicado em 05/01/2021 11h32 Atualizado em 14/01/2021 08h46

O Governo brasileiro informa que os preparativos para buscar os dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 na Índia já estão em andamento. O voo da empresa aérea Azul será antecipado e sairá do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), às 13h desta quinta-feira (14), com destino ao Recife (PE), de onde seguirá direto para Mumbai, Índia. As vacinas estão previstas para chegar ao Brasil no próximo sábado (16) pelo Aeroporto do Galeão (RJ).

A viagem até a Índia terá cerca de 15 mil quilômetros. O Airbus A330neo, que transportará as vacinas, é a maior aeronave da frota da companhia e estará equipado com contêineres específicos para garantir o controle de temperatura das doses de acordo com as recomendações do fabricante.

As doses foram produzidas pelo laboratório indiano Serum e compradas pelo Ministério da Saúde. A vacina da AstraZeneca/Oxford será distribuída aos estados em até cinco dias após o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para, assim, dar início à imunização em todo o país, de forma simultânea e gratuita.
No Brasil, o Ministério da Saúde contará com o apoio das Forças Armadas para o transporte e segurança, conforme necessário.

O Ministério da Saúde conta também com o apoio da Azul e da Associação Brasileira de Empresas Aéreas por meio das companhias aéreas, Gol, Latam e Voepass, para a logística de transporte gratuito da vacina para Covid-19.

O Ministério das Relação Exteriores por meio da Embaixada em Nova Delhi, realizou gestões junto às autoridades indianas e ao Instituto Serum da Índia, em seguimento à carta do Presidente Jair Bolsonaro ao Primeiro-Ministro Narendra Modi, de 8 de janeiro, e está apoiando as questões e tramites internacionais da viagem.

O sucesso da operação de importação demonstra o excelente momento das relações Brasil-Índia e a solidez da Parceria Estratégica bilateral. Os dois países têm mantido, recentemente, frequentes contatos em alto nível, pautados por espírito de solidariedade e cooperação no enfrentamento da pandemia de COVID-19.

Ministério da Saúde 
(61) 3315-3580 / 2351 / 3713

Saúde e Vigilância Sanitária