Notícias

Ministro Pazuello desembarca em Manaus com 132,5 mil doses de vacinas AstraZeneca

Estado completa 458,5 mil doses de vacina com meta de imunizar 1,5 milhão de pessoas
Publicado em 24/01/2021 10h21 Atualizado em 25/01/2021 17h11
I2MG20210124WA0004.jpg

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, desembarcou na noite deste sábado (23), em Manaus levando com ele 132,5 mil doses da vacina AstraZeneca que irão integrar o plano de imunização para o estado do Amazonas.

A meta é imunizar 1,5 milhão de pessoas no estado até o final do ano, mas a expectativa do governo do Amazonas é que a meta seja cumprida ainda no primeiro trimestre, em função da velocidade com que as doses estão sendo compradas e enviadas ao estado. As vacinas desse lote serão destinadas à imunização de profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos.

As 132,5 mil doses de vacina desembarcadas na noite de sábado, e as 44 mil que chegam neste domingo, se somarão às 282 mil doses de Coronavac que já foram destinadas ao Amazonas e distribuídas aos municípios, atingindo o total de 458,5 mil doses enviadas ao estado.

O Ministério da Saúde está cumprindo sua determinação de dar prioridade ao Amazonas na imunização, como uma das estratégias para conter o avanço da Covid. O estado, com população estimada em 4,2 milhões de habitantes, recebeu, proporcionalmente, o maior número de doses nesse lote.

“Quero agradecer a sensibilidade do Governo Federal que, neste lote, disponibilizou um percentual maior de vacinas para o Amazonas, bem como a sensibilidade dos governadores que concordaram em ceder 5% de suas cotas em favor do estado”, ressaltou o governador Wilson Lima, que foi ao aeroporto Eduardo Gomes receber o ministro Eduardo Pazuello e os 14 volumes contendo as vacinas.

As doses seguiram imediatamente, sob escolta da Polícia Federal, para a sede da Fundação de Vigilância em Saúde para conferência, armazenamento e distribuição aos municípios do interior.

O ministro Pazuello ficará em Manaus para acompanhar as ações executadas pela equipe do Ministério da Saúde na capital, no enfrentamento à Covid-19, como a ampliação na oferta de leitos e contratação de mais profissionais de saúde.

A pasta também está atuando no monitoramento e suporte para suprimento das demandas hospitalares por oxigênios e identificação de leitos disponíveis, regulação e transferência de pacientes para outros estados.

 

Ministério da Saúde

FOTOS: CAIO DE BIASI

Tags: Manaus