Notícias

NOTA

Governo Federal se reúne com representantes das indústrias de medicamentos para soluções emergenciais

Publicado em 22/03/2021 09h27 Atualizado em 22/03/2021 09h42

O Governo Federal, atento e preocupado com a situação do avanço dos casos de Covid-19 no País, tem atuado em diversas frentes, incansavelmente, para garantir a assistência necessária a todos os estados e municípios.

Em relação aos medicamentos do chamado “kit intubação” (IOT), cuja aquisição é de responsabilidade de estados, Distrito Federal e municípios, o Ministério da Saúde, em reforço às ações das Unidades da Federação, monitora, de forma inovadora toda a rede SUS, semanalmente, desde setembro de 2020, a disponibilidade em todo território nacional e envia informações da indústria e de distribuidores para que estados possam realizar a requisição.

Neste fim de semana, 20 e 21 de março, foram realizadas reuniões de avaliação dos números de cada estado. Ademais, estratégias foram enumeradas para evitar o desabastecimento, como:

- Requisição dos estoques excedentes das indústrias (não comprometidos em contratos anteriores);
- Aquisições internacionais (via OPAS );
- Incremento da requisição de informações para harmonização de estoques e distribuição; e
- Pregões eletrônicos nacionais, possibilitando a adesão dos estados;

Para a efetividade dessas ações. o Governo Federal realizará reuniões, nesta segunda (22) e terça (23), com representantes das indústrias de medicamentos, para alerta e pedido de auxílio, efetivo, nas soluções emergenciais elaboradas com o intuito de salvar vidas.

Secretaria Especial de Comunicação Social/MCom
Ministério da Saúde

Saúde e Vigilância Sanitária