Notícias

APRIMORAMENTO

Encontro reúne superintendentes estaduais do Ministério da Saúde em Brasília

Representantes estaduais da Pasta estiveram com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta segunda-feira (19)
Publicado em 19/07/2021 15h40 Atualizado em 19/07/2021 15h48

Foto: Walterson Rosa/MS

Com foco no fortalecimento e ações do Sistema Único de Saúde (SUS) nos estados, o Ministério da Saúde reuniu nesta segunda-feira (19) as suas Superintendências Estaduais. O encontro contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ele participou da abertura da 4ª Turma do Estágio Preparatório dos Superintendentes Estaduais.

Queiroga salientou a importância de os gestores estarem presentes nos estados, uma vez que o Ministério desenvolve um trabalho tripartite, em que a Federação trabalha em consonância com os estados e municípios. “Vocês, superintendentes, são a voz do Ministério nos estados. Tem o dever de fiscalizar se as políticas públicas estão chegando na ponta com eficiência”, afirmou.

O ministro também reforçou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) não só no momento pandêmico, mas no cuidado com os brasileiros desde que foi criado. "É o maior sistema de acesso universal do mundo e tem sido uma grande força para o enfrentamento à pandemia de Covid-19”, disse ao enfatizar que todas as secretarias da Pasta exercem um papel efetivo nas ações desenvolvidas no MS.

O diretor do Departamento de Gestão Interfederativa do Ministério da Saúde, Reginaldo Ramos Machado, ressaltou a importância de o ministro passar para os superintendentes as diretrizes e visão do Brasil. “Todas as Secretarias do Ministério estão presentes nos estados. Precisamos incluir nossos superintendentes nas ações finalísticas realizadas para termos mais efetividade, presença da Pasta nos estados e melhores resultados nos nossos trabalhos. Isso nos traz unidade”, disse.

Também fizeram parte da mesa o secretário executivo do MS, Rodrigo Cruz; a representante da Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Socorro Gross; o representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASS), Fernando Cupertino; e o representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Rodrigo Lacerda.

Com programação até o dia 23 de julho, os Superintendentes Estaduais irão conhecer com afinco as unidades e os órgãos do Ministério da Saúde. As autoridades serão apresentadas às políticas, programas e ações da Pasta para aprimorar a comunicação e os fluxos entre os órgãos da Pasta e as Superintendências. Os representantes das secretarias finalísticas do Ministério e de órgãos colegiados apresentarão suas funções, competências, programa, projetos prioritários e outros assuntos importantes para o desenvolvimento efetivo das políticas públicas de saúde.

Estágio Probatório para os Superintendentes Estaduais do Ministério da Saúde

O objetivo do evento é aprimorar a atuação e os papéis dos Superintendentes Estaduais. A iniciativa também tem por finalidade alinhar e integrar os órgãos do nível central em relação às Superintendências Estaduais. Os participantes da 4ª Turma do Estágio Preparatório serão orientados a participar de forma efetiva das ações do Ministério desenvolvidas nos estados para apoiar os gestores de saúde locais na implementação dos programas.

Mahila Lara
Ministério da Saúde

Saúde e Vigilância Sanitária