Notícias

SUPEROU EXPECTATIVAS

Ministério da Saúde bate mais um recorde e distribui 60,8 milhões de doses de vacina Covid-19 em agosto

Até agora, mais de 233 milhões de doses já foram enviadas para todos os estados e Distrito Federal
Publicado em 01/09/2021 17h02 Atualizado em 01/09/2021 17h05
capa---foto23333.jpg

O Ministério da Saúde bateu mais um recorde de distribuição de vacinas Covid-19. Em agosto, a pasta entregou mais de 60,8 milhões de doses para todos os estados e o Distrito Federal, garantindo a imunização de milhões brasileiros com primeira e segunda dose. Para setembro, a expectativa é receber mais de 62,6 milhões de doses dos laboratórios fabricantes.

O Brasil está cada vez mais perto de atingir a meta, que é prioridade do Ministério da Saúde: vacinar toda a população adulta, acima de 18 anos, com a primeira dose até a primeira quinzena desse mês. Até agora, mais de 81% do público-alvo começou o ciclo vacinal.

Alcançar essa meta vai permitir que o país avance para novas etapas da campanha de vacinação, como a aplicação da dose de reforço para idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas e a redução do intervalo entre as doses da Pfizer e Astrazeneca, de 12 para 8 semanas. Essas ações foram amplamente debatidas com especialistas, técnicos, comunidade científica e pacutada entre representantes da União, estados e municípios.

Somente o quantitativo distribuído em agosto representa 26% do total de vacinas já disponibilizado para as Unidades Federativas pelo Ministério da Saúde desde o início da vacinação, em janeiro de 2021. Até o momento, a pasta já distribuiu 233,2 milhões de doses e a campanha de vacinação já reflete no cenário epidemiológico do país. Nesta terça-feira (31), o Brasil registrou a menor média móvel de casos de Covid-19 em 2021. Saiba mais aqui.

Nos últimos meses, o trabalho das equipes do Ministério da Saúde, como os técnicos do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e do Departamento de Logística, se intensificou para garantir que as vacinas cheguem com agilidade a todas as Unidades da Federação dentro dos parâmetros de qualidade.

Cerca de 130,7 milhões de pessoas já receberam ao menos uma dose de esperança no braço e outros 62,1 milhões de brasileiros concluíram o esquema vacinal.

Mahila Lara
Ministério da Saúde

Saúde e Vigilância Sanitária