Notícias

PELO BRASIL

Tecnologia no SUS: Ministério da Saúde entrega tomógrafo e outros equipamentos ao Piauí

Aparelhos serão utilizados para o diagnóstico de doenças de pacientes do Hospital da Universidade Federal do Piauí, na capital Teresina
Publicado em 08/10/2021 15h52
WhatsApp Image 2021-10-08 at 15.13.56.jpeg

- Foto: Marília Rastelli

Pacientes do Teresina (PI) e da região poderão contar com a ampliação no diagnóstico de doenças por meio de imagens detalhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) recebeu do Ministério da Saúde um tomógrafo, equipamento que combina o uso de raio-x com computadores especialmente adaptados. A entrega foi realizada nesta sexta-feira (8), pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acompanhado do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Os ministros visitaram vários setores do hospital e a sala onde já está instalado o aparelho de tomografia. As equipes estão em treinamento para que o aparelho comece a funcionar.

“O que nós estamos fazendo aqui nesse Hospital Universitário? Devolvendo a esse hospital a condição assistencial. Não só para assistir as pessoas que precisam, mas também para formar os nossos profissionais de saúde, para investir na pesquisa e para fazer com que esse país volte a investir em ciência e tecnologia, para fazer com que esse país fortaleça o seu complexo industrial de saúde. Nós queremos desenvolver o nosso complexo industrial de saúde, gerando emprego, gerando renda e gerando impostos para que nós possamos devolver em políticas públicas para a sociedade”, ressaltou Queiroga.

Durante a visita ao HU, o ministro da Saúde, que é médico cardiologista, relembrou o período que passou no centro cirúrgico e realizou um cateterismo, junto com a equipe médica e o superintendente do hospital, Paulo Márcio Nunes. A paciente é uma mulher de 60 anos, moradora do Piauí e usuária do SUS, que já está se recuperando.

O hospital universitário, filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é habilitado em vários atendimentos de alta complexidade, como cirurgias cardiovasculares, trauma-ortopedia e vascular, além de mais de 40 especialidades ambulatoriais e 50 serviços de diagnósticos. Os números de atendimentos também mostram que o HU é referência para os moradores de todo o estado: são mais de 51 mil procedimentos por mês, entre cirurgias, internações, exames e consultas.

O equipamento de tomografia, que vai permitir cerca de 4,2 mil novos exames por ano, é resultado da doação realizada pelos bancos Bradesco, Itaú Unibanco e Santander ao Governo Federal, por conta da pandemia da Covid-19.

Ao todo, o consórcio de bancos doou 30 equipamentos de tomografia, sendo que 12 serão enviados para hospitais públicos do Nordeste. Além do hospital no Piauí, serão beneficiados oito hospitais no Ceará, dois em Pernambuco e um no Maranhão. As unidades foram escolhidas via chamamento público e alcançaram a pontuação necessária para receber a doação.

Além do tomógrafo, que vai auxiliar no diagnóstico de lesões ortopédicas, AVC e na investigação de doenças como câncer, por exemplo, o HU recebeu outros equipamentos. Os pacientes do SUS terão acesso a um novo mamógrafo digital com tecnologia 3D, exame importante para identificação do câncer de mama. O hospital recebe ainda uma torre para cirurgia de vídeo-laparoscopia, três aparelhos de ultrassom e outros equipamentos médicos e cirúrgicos.

Ainda durante a visita desta sexta (8), o ministro ressaltou a melhora no cenário epidemiológico do Brasil, com a queda da média móvel de óbitos e casos da Covid-19, e relembrou as vidas perdidas durante a pandemia.

“Eu queria, nesse momento, me solidarizar com as famílias de todos aqueles que perderam seus entes queridos ou daqueles que ainda sofrem em função das complicações da Covid-19. E queria agradecer a cada um dos profissionais de saúde, que tem sido os verdadeiros heróis nessa trincheira de luta que é a lida da saúde pública. Nós, que somos médicos, conhecemos bastante essa situação”, concluiu.

Após a entrega do tomógrafo, Queiroga foi homenageado pelo hospital com a medalha de Honra ao Mérito Prof. Dr. Benedito Borges da Silva.

Nova maternidade
Os chefes da pasta da Saúde e da Casa Civil aproveitaram a visita ao Piauí e conheceram as obras do Centro Materno Infantil, a nova maternidade pública de Teresina. A construção está prevista para terminar até o fim de 2021.

A maternidade terá atendimento 100% SUS, com 57 leitos de enfermaria e 30 de UTI neonatal, e será referência para todo o estado.

Marília Rastelli
Ministério da Saúde

Saúde e Vigilância Sanitária