Notícias

PÁTRIA VACINADA

Ministério da Saúde envia 100% das doses de Pfizer para completar esquema vacinal de adultos

Pasta distribui mais 3,9 milhões de doses de vacinas Covid-19 às unidades da Federação
Publicado em 17/11/2021 19h48 Atualizado em 18/11/2021 10h16
FOTO---CAPA-DO-SITE.jpg

Foto: Myke Sena/MS

A campanha de vacinação contra a Covid-19 continua a estabelecer marcos para o enfrentamento da pandemia. Com uma nova distribuição de vacinas Covid-19 da Pfizer para todo o país, o Ministério da Saúde conclui o envio de segundas doses da farmacêutica americana para a população adulta de todos os estados e ao Distrito Federal.

A entrega de doses para a finalização do ciclo vacinal com a Pfizer é parte da distribuição de 3,9 milhões de doses nos próximos dias. Além das doses para complementar o esquema vacinal de brasileiros com mais de 18 anos, as unidades também são destinadas à imunização de adolescentes.

A aplicação da segunda dose das vacinas Covid-19 deve ser realizada independente da Unidade Federativa ou município em que a primeira dose foi aplicada, garantindo assim o esquema vacinal de toda a população brasileira. Em casos de excepcionalidade, o estado deverá enviar relatório ao Ministério da Saúde com as informações necessárias para reanálise da distribuição.

Os detalhes dessa distribuição e o quantitativo por estado estão na 68ª Pauta de Distribuição, disponível aqui.

O Ministério da Saúde também já concluiu a distribuição de doses para conclusão do esquema vacinal de brasileiros com mais de 18 anos com a Astrazeneca. Além disso, a Pasta enviou imunizantes para vacinar com a primeira dose ou dose única toda população brasileira acima de 18 anos. A Pasta obedece critérios para equiparar a cobertura vacinal dos estados de acordo com a população.

Com o envio de 100% de vacinas Astrazeneca para completar esquema vacinal, Ministério da Saúde reduz intervalo entre as doses

Campanha de Mega Vacinação

Mais de 21 milhões de pessoas ainda precisam voltar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose das vacinas Covid-19. Em uma mobilização nacional em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conassems), o Ministério da Saúde irá fazer uma força-tarefa de 20 a 26 de novembro para reforçar vacinação com a dose dois e com a dose de reforço. Os postos de vacinação em todo país estarão preparados para intensificar a imunização dos brasileiros.

Cenário da vacinação

Até o momento, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 356,7 milhões de doses para todo o país. A primeira dose já chegou para mais de 157,4 milhões de brasileiros, o que representa 88,9% da população-alvo. E 128,5 milhões de brasileiros já completaram o ciclo vacinal com as duas doses ou a dose única da vacina, o que representa 72,6% do público-alvo de 177 milhões de pessoas.

Mahila Lara
Ministério da Saúde

Saúde e Vigilância Sanitária