Conecte SUS Cidadão

Publicado em 07/07/2021 17h31 Atualizado em 09/07/2021 19h02
    • 1. O que é o Conecte SUS?

      Plataforma desenvolvida para unificar informações da saúde do cidadão. O programa foi instituído pela Portaria GM n° 1.434, de 28 de maio de 2020 - Ministério da Saúde e tem por objetivos a instituição da Rede Nacional dos Dados em Saúde (RNDS); apoiar, iniciando pela Atenção Primária à Saúde, a informatização dos estabelecimentos de saúde que compõe os pontos de atenção à saúde e promover o acesso do cidadão, dos estabelecimentos de saúde, dos profissionais de saúde e dos gestores de saúde às informações em saúde por meio de plataforma móvel e de serviços digitais do Ministério da Saúde.

       IMPORTANTE: O Conecte SUS Cidadão já está disponível nas versões aplicativo e desktop. Dessa forma, todos os cidadãos poderão consultar e acompanhar as suas informações de saúde. Para ter em mãos a linha de cuidado em saúde, o cidadão basta fazer o download do aplicativo nas lojas digitais ou acessar o site do Conecte SUS no serviço gov.br

    • 2. Quais os serviços que estão disponíveis no Conecte SUS Cidadão?

      Atualmente, utilizando o Conecte SUS, o cidadão tem acesso ao seu histórico de vacinas, sua carteira de vacinação, resultado de exames realizados, medicamentos prescritos e dispensados, atendimentos realizados, informações sobre doação de sangue e acompanhamento, candidatos a receber transplante, posição e status na lista de espera.

      Os cidadãos poderão consultar os serviços de saúde mais próximos à sua localização e consultar a melhor rota. No catálogo dos serviços de saúde estão: Hospitais; Postos de Saúde; Serviços de Urgência; Aqui tem Farmácia Popular; Maternidades; Centros de Especialidades; Centros de Serviço Psicossocial; Academias de Saúde e Unidades de Saúde Bucal.

      Ademais, o Conecte SUS disponibiliza informações sobre campanhas do Ministério da Saúde, informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e disponibiliza o número do Cartão Nacional de Saúde para cada usuário.

      NOTA: Para somar forças na luta contra a pandemia da COVID-19, o Conecte SUS foi reorientado a priorizar o recebimento, disponibilização e compartilhamento de informações para auxiliar cidadãos, profissionais de saúde e gestores no combate ao novo Coronavírus. Neste sentido, os resultados dos exames de diagnóstico da COVID-19, o certificado das vacinas COVID-19 recebidas e a carteira digital de vacinação estão disponíveis para os cidadãos.

    • 3. Já tomei a vacina COVID-19 e as informações não estão apresentadas no Conecte SUS. Qual o prazo, após tomar a vacina, para ser exibida no aplicativo/sistema?

      Os critérios, estratégias e prioridades para a Campanha de Vacinação são definidos pelos gestores estaduais e municipais. Após a vacinação, os mesmos são responsáveis pelo envio das informações para a base de dados do Ministério da Saúde. O Conecte SUS recebe as informações que são lançadas pelos Estabelecimentos de Saúde nos sistemas informatizados de vacina.

      Orientamos que procure a unidade de saúde do seu atendimento para verificar se informações já foram lançadas nos sistemas de vacinação.

      Nota:  Devido ao grande fluxo de atendimento, acreditamos que as Secretarias necessitem de um tempo maior para lançar as doses da vacina na base de dados do Ministério da Saúde.

    • 4. Como saber a data em que vou me vacinar contra a COVID -19?

      Os critérios, estratégias e prioridades para a Campanha de Vacinação para a COVID-19 e demais vacinas são definidos pelos gestores estaduais e municipais. Dessa forma o cronograma, local da vacinação, cadastro, atualização e cancelamento do agendamento para tomar a vacina é gerido unicamente pelas Secretarias Estaduais e/ou Municipais e não está disponível no Conecte SUS.

      Orientamos que procure os serviços de saúde do seu município/estado para informações.

    • 5. Os dados da vacina COVID-19 exibidos no Conecte SUS estão divergentes dos imunizantes administrados. Como é possível corrigir as informações?

      Após a vacinação, as secretarias estaduais e municipais são responsáveis pelo cadastro e envio dos dados para a base de dados do Ministério da Saúde. O Conecte SUS recebe as informações que são lançadas pelos Estabelecimentos de Saúde e apenas os mesmos podem realizar correções e/ou alterações dos dados.

      Os dados estão sendo enviados à Rede Nacional de Dados em Saúde pelos Estabelecimentos de Saúde através do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI -PNI), dos sistemas E-SUS Atenção Primária em Saúde e sistemas próprios das secretarias estaduais/municipais. Desse modo, para correção de dados apresentados no Conecte SUS, a orientação é o cidadão procurar o polo onde foi administrado a vacina e solicitar a correção da informação.

    • 6. Algumas vacinas que já eram exibidas no Conecte SUS não estão mais disponíveis no aplicativo/sistema. Como faço para resgatar essa informação no Conecte SUS?

      O aplicativo exibe, a partir da identificação do cidadão pelo Cartão Nacional de Saúde - CNS e Cadastro de Pessoa Física (CPF), as vacinas aplicadas que foram registradas no SI-PNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização), dos sistemas E-SUS Atenção Primária em Saúde e sistemas próprios das secretarias estaduais/municipais. Esse registro é realizado unicamente pelos estabelecimentos de saúde responsáveis pela aplicação das vacinas. Por gentileza, procure o estabelecimento de saúde mais próximo da sua residência e busque informações.

      Nota: Em decorrência da emergência sanitária do combate à pandemia da COVID-19, no momento, a priorização é a disponibilização dos dados sobre a vacina da COVID -19. Gradativamente, as demais vacinas aplicadas serão disponibilizadas no Conecte SUS.

    • 7. Os resultados dos exames de COVID-19 não estão apresentados no Conecte SUS. Como proceder?

      Após o resultado, os laboratórios públicos e privados são responsáveis pelo envio dos dados para a base de dados do Ministério da Saúde. O Conecte SUS consome as informações sobre exames lançados e apresenta no aplicativo/sistema. Caso o seu exame não esteja apresentado no Conecte SUS, entre em contato com o laboratório onde foi realizado o exame e verifique se os dados foram migrados para a base de dados do Ministério da Saúde.

    • 8. Como proceder para alterar dados que foram cadastrados errado no Conecte SUS?

      Atualmente, as inclusões, alterações e exclusões de dados e informações inseridas no Conecte SUS são realizadas pelos estabelecimentos de saúde. Para atualizar as informações no aplicativo/sistema, o cidadão deverá comparecer ao estabelecimento de saúde próximo a sua residência e solicitar a alteração/exclusão. Por motivo de segurança, para realizar a intervenção, o cidadão deverá apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência e número do Cartão Nacional de Saúde/CNS.

    • 9. Como proceder para realizar alteração da senha, atualização do telefone e do e-mail do Conecte SUS?

      O Conecte SUS, assim como outros serviços digitais fornecidos pelo governo federal, faz uso da autenticação fornecida pelo Ministério da Economia. Essa é uma iniciativa do governo federal para unificar os acessos do cidadão. Todas as contas de usuários são gerenciadas pelo Ministério da Economia, tendo a sua validação realizada por verificação do CPF na base cadastral da Receita Federal.

      O portal Gov.br (Web) surgiu decorrente da necessidade de unificação dos canais digitais do governo federal. A plataforma, tem como seu objetivo principal ser simples e focada nas necessidades do usuário de serviços públicos. Dessa forma, o site promove o acesso dos cidadãos aos serviços do governo.

      Para recuperar os dados, sugerimos que acesse o site

      Para mudar a senha: digite o CPF e clique em “esqueci minha senha”, clique em “Não sou um robô”, em “Avançar” e escolha uma das opções para receber um pedido de confirmação, clique novamente em “Não sou um robô” e em “enviar código”.

      Na página seguinte, na ação MINHA ÁREA, o usuário poderá alterar dados básicos (dados cadastrais: nome, e-mail, celular), endereço e alterar novamente a senha.

    • 10. O Conecte SUS disponibiliza o Certificado Nacional de Vacinação de COVID -19?

      Quem foi vacinado e teve os dados enviados ao Ministério da Saúde pode retirar o comprovante de vacina - Certificado Nacional de Vacinação COVID-19. O documento pode ser emitido pelo Conecte SUS, nas versões aplicativo e sistema web. O Conecte SUS também disponibiliza a opção de validar o certificado através da ferramenta Valida QR Code ou no site.

      Para validação, utilize o código validador ou o leitor de câmera. O documento é válido por um ano em território nacional. Se um novo certificado for emitido, o anterior não poderá mais ser utilizado.

      Nota: Atualmente, o Certificado de Nacional de Vacinação COVID-19 não é válido para ser apresentado em viagens internacionais. A Anvisa é o órgão responsável pela emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). No entanto, o CIVP para COVID-19 não está disponível.

    • 11. Posso acessar, utilizando a conta do Conecte SUS, informações de familiares?

      Sim! O Conecte SUS, na ação “MAIS” funções, disponibiliza a opção para adicionar contas. Para isso, o usuário ao acessar a função "Mais", onde estará habilitada a opção para adicionar familiares. Em seguida, o usuário deverá acionar o botão “+” e adicionar um familiar.

      Nota: Para a efetivação da função, o usuário precisa realizar o login Gov.br utilizando os dados da pessoa que deseja vincular ao seu perfil, clicar em "Entrar" e seguir o que é solicitado. Ressaltamos que o familiar precisa ter realizado o cadastro no Conecte SUS como também já possuir o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) vinculado.

      Observação: Caso não consiga realizar a vinculação por dificuldade em gerar o Cartão Nacional de Saúde para o familiar, orientamos que procure o serviço de saúde mais próximo para a emissão do documento.

    • 12. O Conecte SUS apresenta a seguinte mensagem de erro - Algo saiu errado! Nosso sistema está passando por uma indisponibilidade. Como proceder?

      Informamos que o sistema está funcionando normalmente. No entanto, pode ocorrer indisponibilidade. Por gentileza, tente novamente mais tarde.

      Sugerimos também acessar pelo computador: https://conectesus-paciente.saude.gov.br.

    • 13. As funcionalidades disponibilizadas nas novas versões do Conecte SUS são atualizadas de forma automática no aplicativo e na versão Web?

      É importante verificar a configuração realizada no seu aparelho. De o modo geral, os celulares já são configurados para atualizar os aplicativos de forma automática, no entanto, o cidadão poderá ter customizado para ser realizado de forma manual. Dessa forma, é possível que alguns cidadãos tenha a necessidade de atualizar o seu aplicativo nas lojas para ter o conteúdo do Conecte SUS atualizado.

    • 14. É possível marcar consultas utilizando o Conecte SUS?

      A funcionalidade “marcação de consulta” pelo aplicativo já está disponível para todos os municípios brasileiros que possuem Serviços de Atenção Primária à Saúde e que utilizam o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), e-SUS Atenção Primária à Saúde (e-SUS APS).

      O processo de habilitação da funcionalidade é de responsabilidade do gestor municipal de saúde e depende da organização do serviço junto às equipes de saúde da família para habilitar o Agendamento online no próprio PEC e disponibilizar horários para marcação de consultas pelos cidadãos já cadastrados na equipe.

       Lembramos que essa funcionalidade não é de uso obrigatório, e sim mais uma oferta para aumentar o acesso aos cidadãos. Os estabelecimentos de saúde que utilizam sistemas próprios de prontuário eletrônico não possuem interface com o aplicativo do Ministério da Saúde.

    • 15. Como faço o Cartão Nacional de Saúde - CNS pelo Conecte SUS?

      Através do Conecte SUS não é possível fazer o Cartão Nacional de Saúde - CNS. De acordo com a política do SUS e para a segurança dos próprios usuários, a criação de novos cadastros (fazer novos cartões) e qualquer alteração em cadastros existentes do Cartão Nacional de Saúde – CNS é realizada somente de forma presencial e exclusivamente em um Estabelecimento de Saúde. Procure um estabelecimento portando seus documentos e um agente devidamente qualificado e autorizado deverá atender sua solicitação.

    • 16. Onde encontro o número do meu Cartão Nacional de Saúde - CNS dentro do aplicativo?

      Para acessar o número do cartão de saúde, o usuário precisa clicar no ícone do cartão. Em seguida, clicar na imagem do QR Code, o cartão gira e exibe a foto do usuário, o número do CNS e QR Code de identificação.

    • 17. Por que tenho dois números de Cartões Nacionais de Saúde - CNS cadastrados?

      A numeração dos cartões se baseia no grau de qualidade dos cadastros. Os cartões iniciados com o numeral 7 são os que têm o melhor grau de qualidade. Provavelmente, ao complementar as informações de seu cadastro, foi gerada uma nova numeração iniciada com 7, que passou a ser seu Cartão Principal. Ao se cadastrar no Conecte SUS Cidadão, o mesmo selecionou o cartão com maior grau de qualidade.

      Observação: O Conecte SUS não gera novas numerações. O aplicativo carrega as informações que já existe no Cartão Nacional de Saúde.

    • 18. Como emitir a 2ª via do meu Cartão Nacional de Saúde - CNS?

      O Conecte SUS Cidadão pode ser usado para substituir o cartão impresso e sugerimos sua utilização ao invés do Cartão Físico. Caso queira o cartão impresso, informamos que, de acordo com a política do SUS e para a segurança dos próprios usuários, a impressão do cartão é realizada presencial e exclusivamente em um Estabelecimento de Saúde. Compareça a um Estabelecimento de Saúde ou Posto de Saúde para realizar a impressão.