Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho Individual

Em cumprimento ao Decreto nº 7.133, de 19 de março de 2010, o processo de Avaliação de Desempenho (AD) foi implantado no âmbito do Ministério da Saúde. Trata-se do monitoramento das atuações tanto do servidor (AD-Individual), quanto do MS (AD-Institucional), que tem o objetivo de diagnosticar e analisar a atuação dos trabalhadores e da instituição MS.

A ideia é promover o desenvolvimento profissional e institucional e, consequentemente, aprimorar o desempenho do órgão e de seus servidores. Além disso, o processo pode fornecer informações que auxiliem a revisão de estratégias e metodologias de trabalho, minimizando os problemas encontrados e melhorando as práticas na gestão do SUS.

Para além do atendimento às exigências legais, o objetivo geral da avaliação realizada no Ministério da Saúde é aferir o alcance das metas institucionais e individuais, por meio de ações que devem ser pautadas na cogestão, estabelecimento de compromissos e corresponsabilização entre os gestores das unidades de avaliação, gestores de planos de trabalho, chefias imediatas, avaliadores e avaliados.

Estes movimentos proporcionam a efetiva participação dos vários atores que atuam nos distintos processos de trabalho das áreas técnicas. Também é importante sua ressignificação, a fim de que ocorra de forma processual e dialógica e não pontualmente, a partir da obrigatoriedade de atendimento aos prazos estabelecidos pelos ciclos avaliativos.

Prorrogado o prazo para atualização do plano de trabalho da Avaliação de Desempenho

A Avaliação de Desempenho Individual pode ser realizada de 20 de abril a 31 de maio

A Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (COGEP/SAA/SE) informa que o prazo para atualização do plano de trabalho da Avaliação de Desempenho foi prorrogado para ser realizado até 31/5/2020. O que consta na atualização dos planos de trabalhos das unidades de avaliação?    1. Atualização dos chefes de equipe.
   · Quem atualiza? O gestor de plano de trabalho da unidade de avaliação.    2. Atualização dos avaliadores e avaliados.
   · Quem atualiza? O chefe de equipe do Departamento, Coordenação, Divisão, Serviço...    3. Inserção das Metas da avaliação de desempenho.
   · Quem insere? O avaliador e chefe de equipe    4. Pactuação das metas de avaliação de desempenho.
   · Quem pactua as metas? O avaliado.

No processo de atualização, também tem servidores que necessitarão ser excluídos de uma equipe para serem incluídos em outra. Para tanto, quando o Sistema de Avaliação de Desempenho (SAD) apresentar a mensagem automática, a orientação é que se faça contato com o avaliador que aparece na mensagem automática para solicitar sua exclusão. Lembre-se: essa responsabilidade também é do avaliado, que é um agente ativo nesse processo e responsável pela sua vida funcional!

O prazo início da Avaliação de Desempenho Individual também foi prorrogado. O novo prazo será do dia 20/4/2020 até 31/5/2020.

Mais informações tais como legislação, passo a passo de como operacionalizar o SAD, dentre outras, poderão ser acessadas no link: http://integrams.saude.gov.br/internal/#/workspace/1279/page/4054. A equipe de Avaliação de Desempenho permanece à disposição, por meio do endereço eletrônico no ad.duvidas.cogep2@antigo.saude.gov.br.

Texto: COGEP
Edição: Equipe de Divulgação Interna da SAA