Como criar uma conta Gov.Br

Como criar uma conta gov.br para acessar o e-CAC

A conta gov.br é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais. Esta conta garante a identificação de cada cidadão que acessa os serviços digitais do Governo.

Essa é a nova proposta do Governo Federal para facilitar a identificação e autenticação do cidadão, priorizando a segurança dos dados e o controle de acesso unificado.

Oferece um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais, ou seja, com um único usuário e senha você poderá utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados com a conta gov.br. Fornece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado.

como criar uma conta gov.br

Passo 1: Acesse o site


  1. Visite https://acesso.gov.br;
  2. Clique na opção "Crie sua conta gov.br".

Uma conta gov.br garante a identificação de cada cidadão que acessa os serviços digitais do governo.

Crie sua conta gov.br

Passo 2: Escolha a forma


Selecione uma das opções de cadastro.

Opções de cadastro

Selecione uma das opções e siga as orientações para criar sua conta gov.br.

Validação Facial no App Meu gov.br
Bancos Credenciados
Internet Banking
Número de CPF:
Certificado digital
Certificado digital em nuvem
Selecione "Número de CPF" para fazer um cadastro básico, sem selos, ou uma das demais opções.

Passo 3: Cadastre-se


De acordo com a sua opção, diferentes perguntas surgirão na sua tela.

  1. Leia as instruções com atenção;
  2. Responda as perguntas;
  3. Clique em Avançar para prosseguir.

Ao final, você deve cadastrar uma senha para sua conta.

Clique aqui para saber mais sobre cada opção.

Passo 4.1: Adicione selos


  1. Visite https://acesso.gov.br;
  2. Acesse sua conta gov.br;
  3. Clique na opção "Privacidade".
Selos

PRIVACIDADE

Aumente a confiabilidade da sua conta e gerencie o acesso a seus dados pelos serviços do governo.

Passo 4.2: Adicione selos


  1. Clique em "Gerenciar lista de selos";
  2. Clique no selo que deseja adicionar;
  3. Siga as instruções que aparecem na tela.
Selos

Selos de Confiabilidade

Gerenciar lista de selos de confiabilidade.

Passo 5: Adicione segurança


  1. Volte à página Minha Área;
  2. Clique em "Segurança";
  3. Habilite a verificação em duas etapas.

Verificação em duas etapas

Verificação em duas etapas

Habilite a verificação de acesso em dua etpas e aumente ainda mais a segurança da sua conta gov.br.

Habilitar verificação em duas etapas

como criar uma conta gov.br

Passo 1: Acesse o site


  1. Visite https://acesso.gov.br;
  2. Clique na opção "Crie sua conta gov.br".

Uma conta gov.br garante a identificação de cada cidadão que acessa os serviços digitais do governo.

Crie sua conta gov.br

Passo 2: Escolha a forma


Selecione uma das opções de cadastro.

Opções de cadastro

Selecione uma das opções e siga as orientações para criar sua conta gov.br.

Validação Facial no App Meu gov.br
Bancos Credenciados
Internet Banking
Número de CPF:
Certificado digital
Certificado digital em nuvem
Selecione "Número de CPF" para fazer um cadastro básico, sem selos, ou uma das demais opções.

Passo 3: Cadastre-se


De acordo com a sua opção, diferentes perguntas surgirão na sua tela.

  1. Leia as instruções com atenção;
  2. Responda as perguntas;
  3. Clique em Avançar para prosseguir.

Ao final, você deve cadastrar uma senha para sua conta.

Clique aqui para saber mais sobre cada opção.

Passo 4.1: Adicione selos


  1. Visite https://acesso.gov.br;
  2. Acesse sua conta gov.br;
  3. Clique na opção "Privacidade".
Selos

PRIVACIDADE

Aumente a confiabilidade da sua conta e gerencie o acesso a seus dados pelos serviços do governo.

Passo 4.2: Adicione selos


  1. Clique em "Gerenciar lista de selos";
  2. Clique no selo que deseja adicionar;
  3. Siga as instruções que aparecem na tela.
Selos

Selos de Confiabilidade

Gerenciar lista de selos de confiabilidade.

Passo 5: Adicione segurança


  1. Volte à página Minha Área;
  2. Clique em "Segurança";
  3. Habilite a verificação em duas etapas.

Verificação em duas etapas

Verificação em duas etapas

Habilite a verificação de acesso em dua etpas e aumente ainda mais a segurança da sua conta gov.br.

Habilitar verificação em duas etapas

Pronto! Posso acessar o e-CAC?

Lembre-se! Para acessar o e-CAC, a sua conta precisa de selos de confiabilidade (Passo 4). Se você optou pelo cadastro pelo Número de CPF, você precisa adicionar pelo menos 1 (um) selo de confiabilidade de nível prata ou ouro a sua conta antes de acessar o e-CAC.

Se você escolheu outra opção de cadastro, você automaticamente receberá o selo de confiabilidade correspondente a sua escolha, como o selo de validação facial ou o selo de certificado digital, por exemplo. Nestes casos, é ainda recomendado que se habilite a verificação em duas etapas.

Ficou com dúvidas?

Consulte o manual completo da conta gov.br e veja como:

  • adquirir mais selos de confiabilidade;
  • recuperar o acesso da conta; ou
  • resolver outros problemas com a conta.