Sacar o FGTS (FGTS) Você também pode conhecer este serviço como: Receber meus direitos, Fundo de Garantia, Contas Inativas do FGTS, Sacar dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
Última Modificação: 19/11/2019
  • O que é?

    Para você que é trabalhador com carteira assinada, regido pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), o FGTS serve como seguro no caso de demissão sem justa causa e outras situações, tais como:



      • Na aposentadoria;

     

      • No término do contrato por prazo determinado;

     

      • No falecimento do empregador individual ou decretação de nulidade do contrato de trabalho

     

      • No falecimento do trabalhador;

     

     

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Trabalhador com carteira assinada.

    Trabalhadores regidos pela CTL (Consolidação das Leis do Trabalho).

    Outros beneficiários

    Também têm direito ao FGTS os trabalhadores rurais, os temporários, os avulsos, os safreiros (operários rurais, que trabalham apenas no período de colheita) e os atletas profissionais (jogadores de futebol, vôlei, etc.). O diretor não-empregado também poderá ser equiparado aos demais trabalhadores sujeitos ao regime do FGTS. Para o trabalhador doméstico, o recolhimento obrigatório começou a valer a partir de outubro de 2015.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Consultar saldo

      Dirija-se à rede de atendimento da Caixa (Agência, Lotérica ou Correspondente Caixa Aqui) ou acesse os portais e aplicativos para celular para consultar o saldo e extrato da sua conta de FGTS

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Número do NIS.

      • Número do CPF (caso a conta esteja inativa pelos termos da medida provisória 763/16)

      Canais de prestação

        Aplicativo móvel : 
        Presencial : 

      Rede de atendimento da Caixa Econômica Federal

       

      Consulte aqui



       

       

      Tempo estimado de espera Até 1 hora(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Dar entrada no pedido

      Dirija-se à rede de atendimento da Caixa (Agência, Lotérica ou Correspondente Caixa Aqui), com a documentação necessária, para dar entrada no pedido de retirada do dinheiro.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documento oficial de identificação com foto;

      • Carteira de Trabalho e Previdência Social;

      • Número de inscrição no PIS/PASEP;

      • Cartão Cidadão, Cartão do Bolsa Família ou outro Cartão de programas sociais, se tiver;

      • Documentos de comprovação da condição específica que permite o saque do FGTS

      Se você está residindo no exterior
      • Cópia junto aos originais da documentação exigida;

      • Solicitação de Saque preenchida e assinada na presença do representante consular.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Rede de atendimento da Caixa Econômica Federal

       

      Consulte aqui

      Tempo estimado de espera Até 1 hora(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Receber o dinheiro

      Durante o pedido da etapa anterior, você poderá escolher se quer sacar o dinheiro na Caixa ou que ele seja depositado em sua conta bancária. Se sua documentação estiver toda regular e você tiver direito ao saque, você irá então à Caixa (Agência, Lotérica ou Correspondente Caixa Aqui) para receber o dinheiro, ou o mesmo cairá direto na conta bancária informada.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Cadastro de Pessoa Física;

      • Documento válido e original de identificação com foto.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Rede bancária indicada para depósito do dinheiro.

      Tempo estimado de espera Até 1 hora(s)

        Presencial : 

      Rede de atendimento da Caixa Econômica Federal

       

      Consulte aqui

      Tempo estimado de espera Até 1 hora(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 15 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
    Este é um serviço do Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

     

    Urbanidade;
    Respeito;
    Acessibilidade;
    Cortesia;
    Presunção da boa-fé do usuário;
    Igualdade;
    Eficiência;
    Segurança; e
    Ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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