Retificar Pagamento - Guia da Previdência Social (GPS) Você também pode conhecer este serviço como: Retificar Pagamento - GPS
Última Modificação: 20/03/2020
Retificar Pagamento - Guia da Previdência Social (GPS)
  • O que é?

    Solicitar retificação de Guia da Previdência Social (GPS) em razão de erro cometido no preenchimento.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoa Física e Pessoa Jurídica

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar Retificação de GPS

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Pessoa Física

        Pedido de Retificação de GPS – RETGPS  devidamente preenchido e assinado pelo contribuinte ou procurador habilitado;

      • Documento de Identificação oficial (cópia autenticada ou cópia Simples acompanhada do original) do contribuinte e do seu representante legal, se for o caso, sendo dispensado quando houver reconhecimento de firma no formulário;

      • Procuração (cópia autenticada ou cópia Simples acompanhada do original), se for o caso.

      • OBS: Quando a retificação se referir ao campo "CPF/CNPJ", envolvendo dois contribuintes, o formulário deve conter assinatura do anuente, devendo ser apresentados também os documentos dos itens ''b'' e ''c'', acima listados.

      • Pessoa Jurídica

        Pedido de Retificação de GPS – RETGPS  devidamente preenchido e assinado por qualquer integrante do quadro societário de administradores (QSA) com poderes de administração ou Pessoa Física indicada como preposto, constante no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou procurador habilitado;

      • Documento de Identificação oficial (Original ou cópia autenticada ) do contribuinte e do seu representante legal, se for o caso, sendo dispensado quando houver reconhecimento de firma no formulário;

      •  

        Procuração (cópia autenticada ou cópia Simples acompanhada do original), se for o caso.;

      • OBS: Quando a retificação se referir ao campo "CPF/CNPJ", envolvendo dois contribuintes, o formulário deve conter assinatura do anuente, devendo ser apresentados também os documentos dos itens ''b'' e ''c'', acima listados.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Atendimento Presencial

      Verifique a necessidade de agendamento prévio na página da unidade.

      Tempo estimado de espera Até 30 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
    Este é um serviço do Ministério da Economia . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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