Realizar matrícula no curso de Libras do INES
Última Modificação: 31/07/2019
  • O que é?

    O Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) do INES, totalmente gratuito, é oferecido a cada semestre, em cinco módulos, para toda a comunidade, especialmente familiares de crianças surdas, professores em formação ou em atuação na rede pública e profissionais de empresas públicas e privadas.
    O curso é presencial e tem a duração total de dois anos e meio. Devido à grande procura, o processo seletivo para preenchimento das vagas disponíveis para o primeiro nível é feito por meio de sorteio eletrônico. Quem já possui algum conhecimento em libras pode realizar o nivelamento para tentar entrar nos demais níveis.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Qualquer pessoa pode utilizar este serviço

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Inscrever-se para o sorteio

      Preencher formulário eletrônico disponível no site do INES.

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Realizar matrícula (para contemplados no sorteio)

      Nível 1 - apresentação de documentos para efetivação da matrícula;

      Níveis 2 a 5 - preenchimento do formulário disponibilizado por meio de link encaminhado por e-mail ou pelos grupos fechados do Facebook.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • CPF

      • Comprovante de endereço/residência

      • Duas fotos

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Divisão de Formação e Capacitação de Recursos Humanos do Instituto Nacional de Educação de Surdos - Rua das Laranjeiras, 232, 3º andar, Laranjeiras. Rio de Janeiro/RJ - CEP 22240-003

      Nível 2 a 5

        E-mail : 

      informado no cadastro do aluno.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Este é um serviço do Instituto Nacional de Educação de Surdos . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:






    • Urbanidade;

    • Respeito;

    • Acessibilidade;

    • Cortesia;

    • Presunção da boa-fé do usuário;

    • Igualdade;

    • Eficiência;

    • Segurança; e

    • Ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​


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