Participar de Processo Seletivo Simplificado para a Contratação de Brigadistas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais nas Unidades de Conservação Federais Você também pode conhecer este serviço como: Brigadistas, Inscrição, Processo Seletivo ICMBio
Última Modificação: 31/03/2020
Participar de Processo Seletivo Simplificado para a Contratação de Brigadistas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais nas Unidades de Conservação Federais
  • O que é?

    Processo seletivo simplificado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para provimento de vagas de brigadistas e chefes de esquadrão que irão formar brigada temporária para a prevenção e combate a incêndios florestais e apoio operacional nas Unidades de Conservação Federais, tendo por base, artigo 12, da Lei Federal nº 7.957/1989.

    O tempo de realização de cada etapa do processo seletivo estará estabelecida nos respectivos editais.

    Consulte os Editais: (http://www.icmbio.gov.br/portal/sejaumbrigadista).

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Cidadã ou cidadão brasileiro ou que goze das prerrogativas legais correspondentes.

    • Possuir 18 (dezoito) anos completos até a data de contratação;
    • Ser brasileiro ou gozar das prerrogativas legais correspondentes;
    • Não ser servidor da Administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nem empregado ou servidor de suas subsidiárias e controladas, ressalvadas as hipóteses do inciso XVI do art. 37 da CRFB/88 e do §1º do art. 6º da Lei nº 8.745/93”;
    • Estar em dia com as obrigações militares (sexo masculino) e eleitorais;
    • Não ter firmado contrato temporário com o ICMBio ou IBAMA nos 24 meses anteriores à data da nova contratação;
    • Não possuir parente, até o terceiro grau, nomeado para cargo comissionado ou função de confiança no âmbito do ICMBio, bem como servidor efetivo que tenha participado do processo de seleção para contratação temporária previsto no art. 12 da Lei nº 7.957/1989;
    • Estar ciente da vedação de nepotismo no âmbito da Administração Pública Federal, conforme Decreto n. 7.203 de 4 de junho de 2010 e não infringir nenhum dos seus dispositivos.
  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Inscrição, avaliação e classificação

      O participante preencherá a ficha de inscrição e apresentará todos os documentos válidos exigidos nos Editais. 

      Os documentos serão analisados por comissão de seleção e, se aprovados, o candidato estará apto a participar do processo seletivo.

      A avaliação e a classificação serão realizadas pela análise da experiência profissional apresentada nos currículos e comprovações entregues pelos candidatos a Brigadistas e Chefe de Esquadrão, conforme critérios e pontuações estabelecidas nos Editais.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Original e cópia de documento pessoal com foto e com comprovação de inscrição de CPF e Registro Geral (Carteira de Identidade).

      • Original e cópia da CNH (categorias B, C, D ou E) e/ou habilitação para condução de embarcação oficial - Apenas para a vaga de Chefe de Esquadrão.

      • Original e cópia do Atestado Médico, comprovando que se encontram APTOS a realizar as atividades físicas que fazem parte do processo de seleção.

      • Original e cópia do Comprovante de Residência (Conta de água, luz, telefone, etc.) ou declaração de residência assinada pelo candidato.

      • Original e cópia de Tipagem Sanguínea e Fator RH.

      • Comprovante de Escolaridade ou declaração.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

        Presencial : 

      Consulte os endereços informados no Edital referente ao processo seletivo pretendido.

      O prazo para realização dessa etapa estará previsto no Edital.

      Tempo estimado de espera Até 1 dia(s) corrido(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Apresentação para contratação

      Entrega dos demais documentos solicitados no Edital para fins de contratação.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Dados Bancários exclusivamente do candidato - Cópia do Cartão Bancário ou documento de abertura de conta corrente (não será aceita conta poupança).

      • Carteira Profissional de Trabalho e número de inscrição no PIS/PASEP (podendo ser o número de cadastro do Cartão Cidadão).

      • Certificado de reservista para pessoas do sexo masculino.

      • Título de Eleitor e comprovantes de votação dos últimos dois anos.

      • Certidão de Nascimento do(s) Filho(s) Menor(es) e Cadastro de Pessoa Física – CPF (até 5 anos e 11 meses de idade ou laudo médico no caso de dependente portador de necessidades especiais, comprovando a idade mental de até 5 (cinco) anos, que deverá ser avaliado pela Junta Médica) (cópia).

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Consulte os endereços informados no Edital referente ao processo seletivo pretendido.

      O prazo para realização dessa etapa estará previsto no Edital.

      Tempo estimado de espera Até 1 dia(s) corrido(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O tempo para realização de cada etapa do serviço será estabelecido no Edital.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Consulte os telefones para contato informados no Edital referente ao processo seletivo pretendido.


    Este é um serviço do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


Esta informação foi útil para você?