Obter auxílio especializado no processo de exportação Você também pode conhecer este serviço como: Plano Nacional da Cultura Exportadora – PNCE.
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Última Modificação: 25/03/2020
  • O que é?

    O PNCE busca difundir a cultura exportadora e contribuir para ampliar o número de exportadores brasileiros, por meio de uma rede de apoio a empresas formada por diversas instituições – públicas e privadas – que atuam no fomento às exportações brasileiras.

    O principal papel do PNCE é organizar ações desenvolvidas por essas instituições de modo que sejam executadas de forma harmônica e encadeada, evitando duplicidades e sombreamentos, minimizando lacunas e, desta forma, otimizando os esforços.

     

  • Quem pode utilizar este serviço?

    O principal público alvo do PNCE são as empresas privadas, mais especificamente de micro, pequeno e médio portes.

    As empresas interessadas em participar do PNCE podem ingressar a partir do preenchimento online de seu Perfil Empresarial (disponível no site pnce.economia.gov.br) que é a primeira etapa do atendimento empresarial.

    As empresas que decidirem ingressar no PNCE devem se comprometer a preencher novamente o Perfil Empresarial após um período de 12 meses, para fins de avaliação de resultados.

    Importante destacar que as informações prestadas pelas empresas no preenchimento do Perfil Empresarial poderão ser compartilhadas entre as instituições parceiras do PNCE, com a finalidade de aprimorar o serviço prestado aos empresários e realizar estudos e análises.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Preencher Perfil Empresarial

      A empresa preenche o seu perfil empresarial, informando suas características, competências e objetivos com a internacionalização. Com base em suas respostas, a empresa será analisada a partir de quatro dimensões (estratégia, gestão, mercado e operações). 

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Até 15 minuto(s)
    2. Receber Avaliação de Maturidade Internacional

      Após o preenchimento do Perfil Empresarial, a empresa receberá uma avaliação de maturidade internacional, com a identificação do estágio em que a se encontra dentro do processo de internacionalização. É uma fotografia da empresa que apresenta suas potencialidades e oportunidades de melhoria a partir de quatro dimensões: Estratégia, Gestão, Mercados e Operações. A leitura da avaliação é fundamental para a preparação do recebimento do Plano de Ação, que é a etapa seguinte.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      A empresa recebe a sua avaliação por e-mail (endereço cadastrado no Perfil Empresarial)

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    3. Receber Plano de Ação para Internacionalização

      A partir do primeiro contato de uma instituição parceira do PNCE, é agendada uma data para a empresa receber – presencialmente ou à distância, online - seu plano de ação personalizado com sugestões de ações a serem realizadas para alcançar o mercado internacional. Nele, estão expressas as ações prioritárias que devem ser tomadas com o objetivo de otimizar o processo de internacionalização. Para cada ação prioritária são sugeridos serviços de instituições que atuam no fomento à exportação.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Endereço cadastrado no Perfil Empresarial.

        Telefone : 

      Telefone cadastrado no Perfil Empresarial.

      Tempo estimado de espera Até 30 minuto(s)

        Presencial : 

      O contato pode ocorrer nas dependências de alguma instituição parceira local do PNCE e/ou, até mesmo, nas dependências da empresa.

      Tempo estimado de espera Até 30 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Até 15 dia(s) útil(eis)
    4. Receber atendimento consultivo

      A empresa deverá seguir as recomendações do Plano de Ação e reportar sua trajetória às instituições parceiras do PNCE,  para que possam auxiliá-la no alcance de seus objetivos. Caso os resultados estejam abaixo do esperado, os parceiros indicarão ações para corrigir o caminho.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Endereço cadastrado no Perfil Empresarial.

        Telefone : 

      Telefone cadastrado no Perfil Empresarial.

      Tempo estimado de espera Até 30 minuto(s)

        Presencial : 

      O contato pode ocorrer nas dependências de alguma instituição parceira local do PNCE e/ou, até mesmo, nas dependências da empresa.

      Tempo estimado de espera Até 30 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Em média 12 mês(es)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 12 mês(es) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    A princípio, uma empresa atendida deve ser acompanhada por pelo menos 12 meses, até que refaça o seu Perfil Empresarial.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Coordenação de Inserção Internacional de Empresas

    Subsecretaria de Facilitação de Comércio Exterior e Internacionalização

    +55 61 2027-7083

    pnce@mdic.gov.br

    site: pnce.economia.gov.br


    Este é um serviço do Ministério da Economia . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Decreto nº 9.745, de 8 de abril de 2019


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​


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