Obter apoio financeiro para fazer seguro contra quebra de safra (PSR) Você também pode conhecer este serviço como: Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, Seguro Rural
Última Modificação: 31/07/2019
  • O que é?

    Trata-se de apoio financeiro por parte da União para os produtores rurais contratarem uma apólice de seguro para sua lavoura, visando protegê-la contra adversidades climáticas (quebra de safra). O produtor rural contrata uma apólice de seguro em uma das seguradoras habilitadas no programa e a União, por intermédio do Ministério da Agricultura, paga parte do valor dessa apólice. Em caso de sinistro, a indenização é de responsabilidade exclusiva da seguradora escolhida no momento da contratação.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Produtores rurais (pessoas físicas ou jurídicas)

    Que não tenham nenhum registro de impedimento junto a órgãos do Governo Federal tais como dívidas com a União, suas autarquias e empresas de economia mista

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Contratar apólice

      Efetuar a contratação de uma apólice junto a uma seguradora habilitada

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Carteira de identidade

      • CPF

      • Comprovante de endereço

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Em uma das Seguradoras habilitadas

      Desça ao final da página no link para visualizar as seguradoras que executam o serviço

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Pagar prêmio do seguro

      Realizar o pagamento de acordo com a forma negociada com a Seguradora, que deduz a parcela correspondente à subvenção do valor do prêmio da apólice contratada pelo produtor rural (cidadão).

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Boleto

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Rede bancária

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 30 e 60 dias corridos

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA


    Secretaria de Política Agrícola - SPA


    Departamento de Gestão de Riscos e Recursos Econômicos - DGRR


    ¨ Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco D, 6º andar, sala 654
    Brasília-DF - CEP: 70043-900


    ¨ E-mail: seguro@agricultura.gov.br


    Este é um serviço do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:n· Urbanidade;n· Respeito;n· Acessibilidade;n· Cortesia;n· Presunção da boa-fé do usuário;n· Igualdade;n· Eficiência;n· Segurança; en· Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000


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