O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Se a sua empresa teve a opção pelo Simples Nacional indeferida (negada), ou foi excluída do Simples Nacional, e você não concorda com os motivos indicados nos termos, apresente a sua impugnação.
No caso de indeferimento da opção:
A autoridade fiscal do ente federativo (União, Estado, Distrito Federal ou Município) que negar o pedido emitirá o termo de indeferimento da opção do Simples Nacional.
A impugnação deve ser apresentada para a respectiva autoridade fiscal que emitiu o termo. Este fisco é que analisará o processo e regulará os prazos e a forma de ciência do resultado.
Caso haja pendência em mais de um ente federativo, cada um emitirá um termo. O termo emitido pela Receita Federal (RFB) e Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN) estará disponível no Portal do Simples Nacional e no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN).
No caso de exclusão de ofício:
A empresa será excluída do Simples Nacional quando não realizar a comunicação de exclusão obrigatória ou quando forem verificados motivos legais para a exclusão.
No caso de exclusões pela existência de débitos, para continuar no Simples Nacional, a empresa deve pagar ou parcelar a totalidade dos débitos que motivaram a emissão do termo de exclusão.
Caso as pendências sejam indevidas, apresente a impugnação junto ao ente federativo que emitiu o termo de exclusão.
O prazo para regularizar as pendências ou impugnar o termo de exclusão emitido pela Receita Federal é de 30 (trinta) dias, contados da ciência do termo de exclusão.
Se as pendências não forem regularizadas, nem impugnadas, a exclusão terá efeito a partir do ano-calendário seguinte ao da ciência do termo.
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Quem pode utilizar este serviço?
Responsável legal da empresa ou seu representante legal.
Para solicitar a abertura, juntar documentos e visualizar o conteúdo do processo na internet, você precisará acessar o Portal e-CAC utilizando certificado digital. Clique aqui para saber mais sobre certificados digitais.
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Etapas para a realização deste serviço
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Consultar o termo de indeferimento ou termo de exclusão
Antes de apresentar impugnação, consulte o termo de indeferimento ou o termo de exclusão, conforme o caso, para conferir os débitos e pendências que motivaram a situação.
Canais de prestação
Web :Termo de indeferimento (Portal e-CAC)
Web :Termo de indeferimento (Portal do Simples Nacional)
Web :Termo de exclusão (Portal Simples Nacional)
Web :Consultar débitos do termo de exclusão (Portal e-CAC)
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Solicitar abertura de processo digital
Se as pendências informadas nos termos forem indevidas, solicite a abertura de processo para apresentar a impugnação.
O processo digital deve ser aberto no nome da empresa que se refere o serviço.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Termo de Indeferimento da Opção ou Termo de Exclusão, conforme o caso.
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelSolicite a abertura do processo e entregue os documentos em uma unidade de atendimento conforme os procedimentos descritos na próxima etapa.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
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Solicitar a juntada de documentos ao processo
Ao solicitar a inclusão do requerimento, utilize o tipo de documento Impugnação e informe no título Simples Nacional.
Documentos que não tenham relação com o serviço requerido, ou que se refiram a pessoa diferente daquela para o qual foi aberto o processo digital, serão rejeitados e não serão juntados ao processo.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Termo de indeferimento ou termo de exclusão, emitidos pela RFB, conforme o caso, juntamente com o relatório de pendências que ensejaram o indeferimento ou exclusão;
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Impugnação, junto com a documentação que comprova as justificativas alegadas, devidamente assinada;
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Documento de identificação oficial do representante legal, se for o caso;
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Documento que comprove a condição de representante legal, como, por exemplo, ato constitutivo (contrato social , estatuto ou ata) e última alteração, em caso de empresa; certidão de óbito e de documento que comprove a legitimidade do solicitante, em caso de espólio, etc.
Se apresentada por procurador-
Procuração;
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Documento de identificação oficial do procurador;
Observações-
A assinatura com certificado digital pelo e-CAC dispensa a necessidade de juntar documentos de identificação;
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O uso de procuração eletrônica no e-CAC dispensa a necessidade de juntar procuração.
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Os documentos entregues em papel devem ser vias originais ou cópias autenticadas.
Canais de prestação
Web :Processos Digitais (Portal e-CAC)
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelA solicitação de juntada poderá ser feita, excepcionalmente, mediante atendimento presencial, em unidade da RFB, observado o disposto na Instrução Normativa RFB nº 1.782/2018.
As pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, presumido ou arbitrado devem comprovar a ocorrência de falha ou indisponibilidade dos sistemas que impediram a transmissão dos documentos por meio do e-CAC e entregar os documentos obrigatoriamente no formato digital.
Consulte a unidade mais próxima e agende horário para ser atendido: Atendimento presencial da Receita Federal.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
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Acompanhar o andamento do processo
O conteúdo do processo e outras informações relacionadas podem ser consultadas a qualquer momento através do e-CAC.
Canais de prestação
Web :Processos Digitais (Portal e-CAC)
Aplicativo móvel :App e-Processo (App Store)
Aplicativo móvel :App e-Processo (Google Play)
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Obter o julgamento
A decisão final será comunicada por meio de Acórdão juntado ao processo digital e enviado pela via postal.
Caso seja optante do Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), a ciência do Acórdão será realizada pela via digital, pela Caixa Postal do e-CAC.
Canais de prestação
Web :Processos Digitais (Portal e-CAC)
Aplicativo móvel :App e-Processo (App Store)
Aplicativo móvel :App e-Processo (Google Play)
Web :Caixa Postal (Portal e-CAC)
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato
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Consultar o termo de indeferimento ou termo de exclusão
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 360 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimadoO tempo para a análise da impugnação pode variar de acordo com a demanda das Delegacias da Receita Federal do Brasil de Julgamento (DRJ).
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoMais informações:
Perguntas e respostas sobre o Simples Nacional
Manual de funcionalidades do e-Processo
Fale com nossos atendentes:
Este é um serviço do Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Solicitação Solicitação Se você espera um atendimento ou a prestação de um serviço
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Simplifique Simplifique Se você usou um serviço e tem uma boa idéia de como ele pode melhorar