Cadastrar posto de selagem de cronotacógrafos
Última Modificação: 31/07/2019
Cadastrar posto de selagem de cronotacógrafos
  • O que é?

    Processo de cadastro de empresas que realizam a selagem dos cronotacógrafos já instalados nos veículos. A selagem consiste na colocação de mecanismos de proteção no cronotacógrafo, denominadas marcas de selagem, para que determinados elementos sejam mantidos em condição regulamentar de uso. Cabe aos órgãos delegados e às superintendências da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I) avaliar as condições e os requisitos para as empresas se credenciarem para realizar selagem de cronotacógrafos. Deve-se encaminhar solicitação ao orgão delegado do seu Estado para dar início ao cadastro. A solicitação será analisada e, se estiver completa, será aberto processo administrativo e será marcada a avaliação nas instalações da empresa. O candidato deve possuir instalações físicas e equipamentos compatíveis com a atividade objeto do credenciamento.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresas privadas

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar cadastramento

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Certificado de conclusão de curso

      • CNPJ

      • Comprovante de endereço/residência

      • Contrato Social

      • Registro da Junta Comercial

      • Certificado de Calibração

      Custos

      • Taxa e Tarifa de Selagem   R$ 110,23

      Canais de prestação

        E-mail : 

      cronotacografo@inmetro.gov.br

        Postal : 

      Inmetro - Av. Nossa Senhora, 50 - Xerém - Duque de Caxias - RJ - CEP:25250-020

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 60 e 90 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Este é um serviço do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:n· Urbanidade;n· Respeito;n· Acessibilidade;n· Cortesia;n· Presunção da boa-fé do usuário;n· Igualdade;n· Eficiência;n· Segurança; en· Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000


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