Cadastrar ou Renovar Procuração

Cadastrar ou Renovar Procuração
Iniciar
Avaliação: 4.3 (1789)
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

Iniciar
  • O que é?

    Serviço para renovar ou cadastrar  procurador autorizado a receber o benefício em nome de outra pessoa. Isso é possível  em casos de:

    •  ausência;
    • doença contagiosa;
    • impossibilidade do segurado andar e,
    • caso o segurado seja idoso acima de 80 anos.

     

     A procuração cadastrada pode ser pública ou particular.

     Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS.

     

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoa que recebe benefício do INSS e precisa que alguém a represente por um tempo.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Pedir o serviço
      • Faça login no Meu INSS;
      • Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
      • Clique em “Novo Requerimento”;
      • Selecione o serviço que você quer;
      • Clique em “Atualizar”;
      • Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
      • Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
        • Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do titular do benefício;
        • Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador;

        • Procuração pública ou particular, ou documento-modelo do INSS. 

      • Em caso de doença contagiosa ou impossibilidade do segurado andar: 

        • Atestado médico, em caso de doença contagiosa ou impossibilidade de andar, com até 30 dias de assinado; ou
      • Em caso de prisão do segurado: 

        • Atestado de recolhimento à prisão emitido por autoridade competente; ou
      • Em caso de internação do segurado: 

        • Declaração de internação em clínica de reabilitação ou casa de recuperação de dependentes químicos, quando for o caso, com até 30 dias de emissão; ou
      • Em caso de viagem do segurado: 

        • Declaração escrita de viagem informando se a viagem é dentro do país ou exterior e o tempo de duração; 
        • Comprovantes de viagem (opcional). 
        • Atestado de vida (prazo de validade de 90 dias a partir da data de emissão) legalizado pelo consulado, nos casos em que o titular já estiver no exterior.

      Canais de prestação

        Aplicativo móvel : 

       
       

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Ligue para 135.

        Web : 
      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Ligue para 135.

        Telefone : 

      135

      Tempo estimado de espera Até 5 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Receber resposta

      Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:

      • Faça seu login no Meu INSS;
      • Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
      • Localize seu processo na área “Atendimentos à distância”;
      • Clique no ícone de lupa para detalhar.

       

      Canais de prestação

        Web : 
      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Ligue para 135.

        Aplicativo móvel : 

       
       

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Ligue para 135.

      Tempo de duração da etapa

      Em média 30 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

     

    O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).


    Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​


Esta página foi útil para você?
Sim (635) Não (455)