Visitar o TJMG

Minas Gerais
Visitar o TJMG
  • O que é?

    O Programa Conhecendo o Judiciário visa a apresentar a estrutura e o funcionamento do Judiciário, em linguagem simples e acessível, para grupos da sociedade. As atividades da visita são direcionadas conforme o perfil do público: 

    alunos do ensino fundamental - 5º ao 9º ano - recebem informações sobre o Poder Judiciário por meio de uma atividade interativa: a realização de um julgamento simulado.
    Alunos do ensino médio e da EJA também participam de atividade interativa, um julgamento simulado, sendo possível conhecer o andamento processual do julgamento na primeira e segunda instâncias.
    Universitários de diversos cursos participam de palestra no Tribunal de Justiça e recebem certificado de participação.
    Pessoas com idade acima de 60 anos participam de palestra temática de seu interesse e visitam o Palácio da Justiça Rodrigues Campos.
    

    As atividades propiciam consciência política, exercício da cidadania e convivência comunitária. Além das visitas, o Programa possui a modalidade "Juízes vão às escolas", onde magistrados realizam palestras em escolas, com temas de interesse da comunidade escolar, seguidas de debate com os alunos do ensino médio e da educação de jovens e adultos - EJA. 

  • Outras Informações

    Este é um serviço do Estado Minas Gerais

    Serviço :  Visitar o TJMG