Minas Gerais
Visitar o Museu Mineiro
Última Modificação: 13/03/2020
Visitar o Museu Mineiro
  • O que é?

    O Museu Mineiro está localizado no corredor de acesso à Praça da Liberdade, em um belo casarão do final do século XIX, parte do conjunto arquitetônico original de Belo Horizonte, tendo sido, anteriormente, sede do Senado Mineiro e Pagadoria Geral do Estado. Com acervo de mais de 3 mil peças, das mais variadas tipologias, datadas dos séculos XVIII ao XXI, tem como objetivo preservar, pesquisar e difundir registros da história e da cultura mineira.

    Sua coleção de arte sacra é memorável, composta por peças do barroco mineiro datadas dos séculos XVIII e XIX. A pinacoteca é formada por obras do Mestre Ataíde e de importantes artistas mineiros, como Celso Renato, Inimá de Paula, Amílcar de Castro, Márcio Sampaio, Carlos Bracher, Aníbal Mattos, Belmiro Almeida, além de destacados artistas brasileiros, como Volpi e Di Cavalcanti. Também compõem o acervo da instituição utensílios domésticos e de uso pessoal, instrumentos de trabalho, objetos pecuniários e cerimoniais, insígnias, esculturas, com destaque para a coleção Jeanne Milde, dentre outros.

    Criado em 1982 e atualmente integrado ao Circuito Liberdade, o Museu Mineiro coloca à disposição do público exposições de longa duração e temporárias, tanto de artistas consagrados quanto de iniciantes, além de ampla programação relacionada aos patrimônios material e imaterial do Estado.

  • Outras Informações

    Este é um serviço do Estado Minas Gerais

    Serviço :  Visitar o Museu Mineiro