Notícias

Jovem

Profissionalização e ingresso no mercado de trabalho são foco da Secretaria Nacional de Juventude

publicado: 15/08/2019 17h51, última modificação: 15/08/2019 17h51
Temas fazem parte da Semana Nacional da Juventude
Semana Nacional da Juventude

Abertura da Semana Nacional da Juventude em Ceilância, cidade do Distrito Federal Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

A profissionalização dos jovens para o ingresso no mercado de trabalho e o incentivo ao empreendedorismo estão no foco de atuação ao longo deste ano da Secretaria Nacional de Juventude, ligada ao Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos. As políticas para geração de oportunidades são um dos temas em debate nesta Semana Nacional da Juventude, que segue até a sexta-feira (16).

A Secretária Nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, disse que, ao conversar com jovens de todo país, constatou que o ingresso no mercado de trabalho aparece como uma preocupação recorrente.

“Já estivemos em todas as regiões do país e a maior reclamação da juventude é a falta de oportunidades, que acaba gerando os demais problemas que são a droga, a criminalidade, o alto índice de homicídios entre os jovens. São questões que decorrem da falta de oportunidade e perspectiva de emprego e renda para a juventude”, afirmou Jayana Nicaretta.

Espaço 4.0

Como forma de impulsionar aos jovens que buscam a profissionalização, a Secretaria trabalha para implantar o Espaço 4.0, que são laboratórios de tecnologia para jovens carentes. Serão instaladas unidades nos 26 estados e no Distrito Federal. O investimento total será de R$ 8,5 milhões. Nesses espaços, os jovens terão acesso à capacitação tecnológica com equipamentos de última geração como impressoras 3D. O projeto tem parceria com o Serviço Nacional da Indústria, Senai.

Empreenda Jovem

Outro programa é o Empreenda Jovem, projeto de formação em empreendedorismo que ensina jovens carentes a formalizar seu negócio. “É um projeto para ajudar a menina que faz a unha em casa, que vende o bolo na rua, formalizar seu negócio e fazer um planejamento de crescimento. Fazer com que ela tenha mais conhecimento”, explicou a Secretária Nacional da Juventude.

Semana Nacional da Juventude

Este ano o tema da Semana Nacional da Juventude é “A Juventude em Ação para a Inovação e Desenvolvimento Sustentável". A mobilização anual celebra o Dia Internacional da Juventude, em 12 de agosto, e tem atividades culturais e reflexão sobre temas que tem impacto na vida dos jovens entre 15 e 29 anos.

No sábado (10), na abertura das atividades da semana, em Ceilândia,  no Distrito Federal, foram emitidas carteirinhas da ID Jovem, programa que permite aos jovens com renda familiar de até dois salários mínimos o pagamento de meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, e o uso gratuito do transporte interestadual.

Com a ID Jovem em mãos, o estudante Josué Denícolo Paiva, de 23 anos, contou que, além de aproveitar para ir a eventos artísticos gastando menos, pretende usar o benefício para viajar a outros estados levando projetos que ele participa na área de cultura e esporte. “Faço parte de uma produtora musical e queremos levar isso pra fora. Fazemos evento de basquete e a intenção é conseguir levar para fora a baixo custo”, disse.

A Semana Nacional da Juventude teve ainda atividades como seminários, workshops, sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia Internacional da Juventude e atividades de convivência em aldeia indígena.